Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Grinalda de Canela

Como havia falado aqui no blog, começarei a colocar novas dicas de modelagem de pães feitos com a nossa querida Máquina de Pão. Esta primeira dica é linda e saborosa!

Primeiramente escolha uma receita de pão doce de seu gosto, preferencialmente uma que você já tenha feito na máquina de pão e tenha gostado, isso facilita o processo da receita. Caso não saiba qual fazer sugiro os seguintes: Pão DocePão Doce Português ou Pão Doce Integral.

1) Prepare a receita que escolheu usando o ciclo Amassar / Massa / Pizza, depois retire a massa da forma da máquina de pão e coloque sobre uma superfície lisa e levemente enfarinhada.
2) Em um recipiente misture 1/4 xícara de manteiga ou margarina amolecida, 4 e 1/2 colheres de sopa de açúcar e 3 colheres de chá de canela em pó.
3) Abra a massa e pincele sobre ela esta mistura que fez, depois enrole como um rocambole e dividindo ao meio no sentido do comprimento, depois basta enrolar uma parte na outra e juntar as duas pontas do início e fim.

Agora é só deixar crescer dentro de uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga e assar em forno 180º até ficar dourado. Fica realmente linda esta trança!

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

38 comentários:

  1. Boa noite, tenho que esperar o ciclo terminar ou retirar a massa assim que ficar homogênea e lisa? Grato, Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Se vc deixar o ciclo terminar terá um resultado melhor, mais macio, mais fofo... mas se não quiser pode retirar assim que ficar bem homogêneo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a dica Maurício, outra dúvida: na geleia de goiaba, posso bater as goiabas no liquidificador? Obrigado

      Excluir
  3. Claro pode, depois coe e terá um geleia bem lisinha.

    ResponderExcluir
  4. Fiz hoje para o chá da tarde. Não sobrou nenhum pedacinho. Ficou delicioso. Obrigada pela dica.
    sds
    Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Maurício, ficou muito bom e cresce muito, da próxima vez, vou dividir a massa em duas. hehe
    marcos

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Maurício! Eu fiz esse pão, fico uma delícia, mas a massa ficou mole e eu fiz a trança e não consegui fazer a guirlanda, deixei reta. Eu moro na Argentina, será que pode ser o trigo daqui? O que eu devo fazer pra massa ficar mais durinha? Abraços

    ResponderExcluir
  7. Sim, pode ser a farinha, vc poderia ter acrescentado mais um pouco, mas pode ser a receita que escolheu tb.

    ResponderExcluir
  8. Como não tenho forno, será que dá para assar na airfryer? Mesmo que dívida a massa?

    ResponderExcluir
  9. Quando estava assando ficou muito oleosa por causa da manteiga o que será que eu fugaz de errado. Coloquei a quantidade que fala pra por.

    ResponderExcluir
  10. Jhosê eu acho que não ficará bom, mas vc pode tentar!

    ResponderExcluir
  11. Bia, vc fez algo errado, pois eu e outras pessoas já fizemos e fica ótimo!

    ResponderExcluir
  12. Caro Maurício! Que dica maravilhosa! fiz a rosca do jeitinho que explicou e deu tudo certinho! ficou além de linda super gostosa! foi a primeira vez que me arrisquei a modelar o pão e deu tão certo que vou tentar outras vezes!! muito obrigada por compartilhar! Deus lhe recompense com muitas bençãos!

    ResponderExcluir
  13. Comprei a MFP ha 1 semana. Ainda não tenho experiencia mas, fiz a guirlanda e ficou maravilhosa, tanto o sabor como aparência. Foi devorada rapidamente enquanto estava quentinha!!!!
    Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Jordan e Duda, fico bem feliz que tenha gostado e que tenham voltado para compartilhar! Obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  15. Que pão maravilhoso.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderExcluir
  16. Adorei sua ideia. Todos aqui em casa gostaram. E o cheirinho quando saiu do forno..... Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Fiz e amei! Minha sogra achou até que eu tinha comprado o pão, já que eu nunca tinha feito pão modelado... muito bom! Já estou fazendo outro... quero tentar com outro recheio, será que dá certo? Vamos ver...

    ResponderExcluir
  18. Kkk que legal Regiane, parabéns! E obrigado por comentar rs... sim dá, use a criatividade, pode ser até salgado!

    ResponderExcluir
  19. Oi Maurício...esse pão me deu água na boca. Tenho uma dúvida: passo gema por cima antes de assar pra dourar? Pela foto parece que sim...Posso colocar açúcar também antes de assar? Você acha que ficará delícia? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  20. Isso mesmo, pode fazer assim que ficará ótimo!

    ResponderExcluir
  21. Mauricio, td bem? Já fiz o panetone e ficou ótimo. Gostaria de arriscar essa receita mas tenho uma duvida: escolho uma receita doce, coloco na máquina os ingredientes e deixo mexendo? E qual o momento de retirar para modelar? Vc diz na receita escolha o ciclo amassar. Como assim? Obrigada e aguardo.

    ResponderExcluir
  22. Isso mesmo! Isso, o ciclo amassar para amassar e sovar a massa, depois retira, modela, deixa crescer e assa. Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Genteee.. eu fiiz. ficou perfeito. a massa ficou pouco mole. mais ficou delicioso. rsrs ameeii

    ResponderExcluir
  24. Posso substituir a margarina por óleo ou azeite?

    ResponderExcluir
  25. Mauricio posso rechear com presunto para fazer salgada ??
    ou qual outro recheio vc me sugeri.
    obrigada

    ResponderExcluir
  26. Maurício, parabéns pelo blog. Queria saber qual o momento certo de tirar a massa da MPF, logo depois de a mistura ficar homogênea ou no fim do ciclo de amassar? Lendo od váriosmcomentários fiquei na dúvida. Se esperar o fim do ciclo a massa terá crescido, aí não corre o risco de a massa abaixar, quando for abrir? Obrigado, Antonio

    ResponderExcluir
  27. Deixa até o final do ciclo, retirar, modela, deixa crescer e aí assa em 180.

    ResponderExcluir
  28. Posso substituir a canela por outra coisa?

    ResponderExcluir
  29. Melhor pão do mundo....suas receitas Maurício são barbaras

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: