Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Quiche Integral de Alho Poró

Adoro quiches e tortas, ainda mais se forem saudáveis e nutritivos. Também amo muito alimentos integrais, e o melhor desta receita é que mesmo quem não gosta de integrais vai pedir para repetir! Esta receita é muito fácil e versátil, se não tiver ou não quiser neste sabor ou configuração poderá mudar facilmente, mais abaixo explicarei.

Ingredientes da massa:
2 xícaras de farinha de trigo branca
2 xícaras de farinha de trigo integral
100gr de margarina
100ml de azeite
2 ovos
4 colheres de água fria
Sal à gosto

Recheio:
1 unidade de alho poró
100gr de bacon
1 colher de sopa de alho triturado ou amassado
1 colher de sopa de cebola picada, ralada ou triturada
4 ovos
1/2 xícara de leite
1 caixinha de creme de leite
1/2 xícara de requeijão cremoso
1/2 xícara de parmesão ralado grosso
1 colher de sopa de salsinha e cebolinha
1 pitada de noz-moscada
Sal à gosto

Vamos começar preparando a massa, basta juntar todos os ingredientes e colocar na forma da máquina de pão, programe o ciclo Amassar ou Massa e deixe bater até obter uma massa uniforme. Depois da massa pronta forre o fundo e laterais de forminhas de metal, silicone ou refratários com a massa, como na foto abaixo, ou pode ser até uma forma única, grande, para fazer uma única quiche grande tamanho família. Eu fiz pequenas e assei na AirFryer.
Para o recheio, corte o bacon em cubinhos pequenos e frite bem, pode fritas na AirFryer por 15 minutos à 200º, coloque em uma panela e junte o alho poró picadinho, a cebola, alho e um fio de azeite, frite no fogo médio apenas para refogar, não precisa dourar. Enquanto isso bata no liquidificador os outros ingredientes do recheio, os ovos, creme de leite, leite, requeijão cremoso, parmesão, salsinha e cebolinha, nóz-moscada e sal. Bata só um minutinho, só para misturar, depois despeje na panela com o refogado (fogo desligado) e misture tudo.
Complete as forminhas com a massa com este recheio, fica meio líquido mesmo, depois leve para assar até dourar bem, ou coloque na cesta da AirFryer e asse por 13 à 15 minutos à 200º. Quando estiver pronto estará bem dourado por cima, o centro ficará levemente estufadinho e as bordas estarão soltando das laterais das forminhas, veja nas imagens abaixo.
Rendimento: Neste tamanho que fiz rendem de 20 à 30 unidades.

Congelamento: Caso deseje congelar, basta assar por apenas 10 minutos, deixar esfriar e depois congelar em potes bem fechado, na forminha mesmo, e na hora de comer leve para terminar de assar e dourar.

Recheios e variações: Caso deseje fazer um quiche de outro sabor, basta substituir o alho poró e bacon pelo que quiser, legumes cozidos em cubinhos, milho verde, espinafre, tomate seco, ricota, queijos, calabresa, cubinhos de goiabada cascão...
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

3 comentários:

  1. Olá Maurício. Adoro quiche, mas nunca fiz. Agora com essa receita me animei! Caso eu resolva fazer em uma forma só, esta deve ser de fundo removível?? Ou é fácil de desenformar?? Obrigada! Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  2. Aí depende de seu gosto mesmo, é fácil desenformar, mas um quiche grande em forma se ser de fundo removível será mais difícil rs

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz em forminhas e ficou deliciosa!!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: