Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Integral Delicioso


(Ciclo Integral)

Tamanho: 600g ou 750g

1 xícaras de água morna
1 ovo
1/3 xícara de óleo de soja
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de sopa de linhaça
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícaras de farinha de trigo branca
3 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

92 comentários:

  1. Esta receita sofreu uma pequena alteração, ao invés de 1 xícara de óleo, o correto é 1/3 de xícara de óleo. Obrigado e desculpe!!!

    ResponderExcluir
  2. Maurício,
    é para colocar a farinha antes dos ovos?
    E aquelas história de líquidos primeiro e sólidos depois?
    Tô aprendendo ainda a lidar com a MFP, desculpe a pergunta...

    ResponderExcluir
  3. EUZINHA, pode obedecer a ordem padrão, dos líquidos, depois os secos e por último o fermento ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mauricio,
    qual o tamanho desse pão?

    Andreia

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica! Fiz e ficou ótimo! Só não coloquei pimenta do reino, tento evitar (embora eu goste muito) e linhaça eu não tinha. Parabéns! Compartilhei o blog no meu blog Melhor da Vida, segue link: http://melhor-davida.blogspot.com.br/2012/08/pao-integral-delicioso.html

    ResponderExcluir
  6. Olá, KARINA, adorei seu blog também, vou sempre dar uma passadinha lá agora rsrs, agradeço os elogios e bons pães pra vc. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Fiz esse pão e deu super certo !! Só acrescentei frutas cristalizadas, uvas passas, uma colher de aveia e uma colher de germém de trigo !! Ficou perfeito, macio e delicioso !! Parabéns !!

    ResponderExcluir
  8. Fabiana, este é um dos meus preferidos dentre os integrais, principalmente por esta versatilidade, na hora da correria é bem prático e vc usa o que tem em mãos rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Fiz esta receita hoje e acrescentei passas e amêndoas. Ficou divino! Foi minha estreia com a máquina de pão e fiquei muito orgulhosa do resultado. Rsrs.

    ResponderExcluir
  10. Adoro este pão! Já fiz esta receita algumas vezes.

    ResponderExcluir
  11. Eu tb MEG, este é um dos integrais que mais faço rs!

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite Mauricio, tentei fazer o paõ conforme receita, mas a massa ficou muito mole, e na hora de assar ele muchou, o que devo fazer para corrigir. ( usei as medidas conforme a minha maquina no copo e na colher que vem junto com a maquina.)

    ResponderExcluir
  13. oi DIMAS, se a massa ficou mole como disse, muito mole, alguma coisa fez errado, se não foi o caso vc poderia ter corrigido com mais farinha, mas esta receita eu já fiz algumas vezes e nunca deu errado, e outras pessoas também, estranho, mas avalie direitinho e fique de olho, qualquer receitas que fizer se ficar muito mole e não falar nada sobre isso nas intruções acrescente farinha aos poucos e se ficar seca água. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Realmente é delicioso. Receita perfeita. Já é o pão preferido do pessoal aqui de casa e dos amigos. Aumentei a farinha integral de 2 xícaras para 2 1/2, além de ter acrescentado aveia, germen de trigo, linhaça triturada, passas e castanhas.

    Obrigada pela receita!

    Abçs,
    Alê

    ResponderExcluir
  15. Oi Alecrim, também amos este pão, dos integrais é o que mais faço também, todo mundo adora e sempre dá pra modificar. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Olá Maurício,

    Novamente, preciso da sua ajuda. Essa receita já fiz algumas vezes e sempre ficou ótima.

    No entanto, hoje, após uns 7 min, enquanto a máquina estava batendo/misturando, reparei que ficou mole e grudenta. Assim, acrescentei mais farinha. A massa ficou linda, aparentemente perfeita.

    Para minha trsiteza, o resultado não foi o esperado, apesar da belezura da massa: o pão cresceu, divino, mas quase no fim do estágio assar, o meio do pão foi descendo, descendo... até ficar côncavo. Ficou uma depressão no meio (tb fiquei c/ depressão ao olhar o pão esburacado) e as bordas altas! Hahaha!

    Quando se abre a tampa a massa pode desandar? Inclusive, fiquei com ela aberta durante uns 5 min ou mais. Acho que fiz besteira!

    Abçs e desculpe pelo abuso em perguntar tanto. Obrigada por toda sua atenção, é sempre muito gentil.

    ResponderExcluir
  17. Oi Alecrm. Algumas receitas integrais ficam mais moles e grudentas, principalmente no início, pois os integrais demoram mais tempo para assimilar os líquidos, para absorver entende, então o começo do ciclo não é uma referência neste caso, é bom aguardar a massa sovar bem, mas mesmo assim algumas receitas são assim para que o resultado final do pão seja mais úmido, pois tb absorverá os líquidos enquanto cresce e assa. Se estiver frio ou tiver corrente pode afetar o crescimento sim. Mas não desanime, se vc já fez outras vezes e sempre deu certo pode ter apenas se distraido e errado alguma medida. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Oi Mauricio, fiz esta receita e meu pão também cresceu muito e quando começou a assar, afundou no meio. Será que é melhor diminuir a quantidade de fermento? (Mas ficou fofinho e gostoso mesmo assim, he, he.) Estou adorando seu blog.

    ResponderExcluir
  19. Oi Rosana, se o ambiente estiver quente é melhor reduzir mesmo, mas isso é comum em pães integrais, mas vale verificar tudo nas dicas ásicas. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sou novata na máquina , gostaria de fazer estre pão. Coloco no ciclo de 600 ou 900 g?
    Grata Tanya Althea

    ResponderExcluir
  21. Oi Tanya, pode fazer no 600gr mesmo. Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Hoje estava com pouca farinha de trigo branca, por isso resolvi fazer esta receita. E o resultado ficou ótimo! Como sempre, seu blog está de parabéns , Maurício! Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Olá, que bom que gostou. Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
  24. Oi, não consumo ovos, posso retirar sem alterar a receita? Ou o que sugere pra conseguir a consistência adequada? Gratidão.

    ResponderExcluir
  25. Oi Soraia, nada substituirá 100% os ovos, tem muitas receitas aqui no blog que não levam ovos, mas vc pode utilizar uma colher de sopa de amido de milho ou fécula de batatas no lugar de cada ovo, dissouvido em um pouquinho de água, ou então chia ou linhaça hidratadas, que formam uma gosminha e que na textura do pão ficará bom também. Espero ter ajudado. Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Esse pão integral realmente é magnífico! Sempre faço pães integrais, mas, a textura sempre é mais fechada, um pão mais pesado, mas, este é fofissimo! Parabéns!Será que tem a receita de um pão integral doce, com uma massa tão fofa, uma textura similar a este? Desde já agradeço sua ajuda! 

    ResponderExcluir
  28. Oi Cezith, que bom que gostou, obrigado! Sim, tem vários outros aqui no site, dezenas rs... as vezes a questão não é nem a receita mas a forma que fez, a qualidade dos ingredientes entendeu. Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Oi Maurício, bom dia! Sou nova aqui no Blog e hoje mesmo pensei em pesquisar uma receita de pão integral e por "coincidência" tinha a chamada desta no Face! Vou testar acrescentando algumas "cositas"! Tem prejuízo se retirar a pimenta? Adorei seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Oi Rosiane, seja bem-vinda rs... pode fazer sem a pimenta sim, continuará ótimo. Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Maurício... sou novata em Mp e sou diasbética por isso, gostaria de saber se posso diminuir o açucar, ou colocar outro tipo de açucar para fazer paes/integrais. obrigada

    ResponderExcluir
  32. Olá, seja bem-vinda! Você pode trocar o açúcar branco por mascavo sem problemas, ou utilizar frutose, açúcar light/diet e até mesmo adoçante forno e fogão. Abraços!

    ResponderExcluir
  33. Mauricio parabens pelo seu blog é divino e vc tem muitas dicas preciosas para os aprendizes de paes como eu. Gostaria de saber como devo guardar o pao integral e quantos dias ele se conserva sem estragar, pois moro sozinha e mesmo fazendo um pao pequeno só como uma fatia por dia.

    ResponderExcluir
  34. Oi Cida, obrigado pelo carinho! :) Você pode guardar o pão integral sempre após estar frio em um pote com tampa bem fechado ou em um saquinho por até uma semana. Se usar orgânicos pode durar menos, uns 4 dias, mas em todo caso vc tb pode guardar fechadinho na geladiera e aquecer na torradeira, forninho ou airfryer na hora de comer, pode até congelar se quiser. Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Oi Mauricio, parabens pelo blog, realmente ele é muito bom, até agora todas as receitas deram certo, e estou ficando famosa na familia, rs, gostaria de saber uma coisa, posso congelar os paes sem ter assado ainda, so a massa?

    ResponderExcluir
  36. Oi Heloisa, obrigado e parabéns rs... Poder pode, mas aí vc tem que ter uma certa cautela ok, pois terá que congelar assim que amassa estiver pronta, sem deixar crescer e antes de assar deverá deixar descongelar e crescer em temperatura ambiente. Abraços!

    ResponderExcluir
  37. Oi gente... tenho minha maquina a uns 3 meses prefiro os integrais, ja fiz o integral perfeito daqui do blog e do livro q vem na maquina tbm, mas nao fica bom,nem macio e cresce bonito depois cai... a casca fica dura... onde estou errando?
    Vou tentar fazer essa receita, e quando diz xícara é a medida do copo q vem com a maquina?
    obrigada ;)

    ResponderExcluir
  38. Oi Ivania, sempre que falamos xícaras ou copos nas receitas de máquina de pão é o copo medidor que já vem com a máquina. Quanto ao seu pão veja se está usando farinhas e ingredientes de boa qualidade pode ser isso. 1 colher de sopa de amido ajuda à não baixar o centro nestes casos, e a casca ficar durinha assim que assa é normal, depois de frio que não é, mas isso se recolve usando sempre cor clara na configuração da cor do pão. Abraços!

    ResponderExcluir
  39. Mauricio todos pães que faço integral ta afundando no meio, oque estou fazendo de errado!!

    ResponderExcluir
  40. Oi Jeff, leia as "Dicas básicas", irão lhe ajudar nisso, abraços!

    ResponderExcluir
  41. Obrigada mauricio, to vendo q nao é só meus paes integrais q afundam no meio heheh, realmente ele fica macio e bom, cresce bem mas afunda... estou usando as marcas q vc sugeriu, só a farinha integral q uso anaconda... nao vou desistir, quero fazer um pao perfeito como os das fotos do blog, obrigada ;)

    ResponderExcluir
  42. Oi Ivania, é normal, depois que pegar o jeito fica fácil rs!

    ResponderExcluir
  43. Olá !
    Tenho MFP há mais de 6 anos e faço pão com uma certa frequência. Esse site é o meu preferido pois é dele que faço quase todos os meus pães infelizmente tenho preguiça de postar alguns comentário, mas essa receita não podia passar em branco é MARAVILHOSA só essa semana fiz 2x como tinha uva passas acrescentei a receita. Obrigado mesmo pela receita.
    Ivete

    ResponderExcluir
  44. Oi Ivete, muito obrigado por me acompanhar durante todo o tempo, vc é sempre bem-vinda aqui, abraços e obrigado! :)

    ResponderExcluir
  45. Olá Maurício. Estou conhecendo a MFP e o blog agora, e adorando. Posso retirar totalmente a farinha branca dessa receita? Pelo o quê posso substitui-la? Obrigada e PARABÉNS por auxiliar chefs amadores e suas máquinas revolucionárias, rsrsrs

    ResponderExcluir
  46. Oi Emanuele, obrigado! Nunca substitua simplesmente ou te´ra que readaptar todos os outros ingredientes. Aqui no blog tem mais de 500 receitas diferentes, localize uma que seja da forma que deseja, assim é certeza de dar certo, abraços!

    ResponderExcluir
  47. Mauricio, posso usar óleo de canola? Não tenho o de soja e queria fazer agora ;)

    ResponderExcluir
  48. Dá para substituir o óleo por manteiga? Qual é a quantidade? Obrigada.

    ResponderExcluir
  49. Pode, mas óleo ou azeite dá melhor resultado na maioria do integrais.

    ResponderExcluir
  50. Maravilhosa, parabéns pela receita... É a que mais gosto.

    ResponderExcluir
  51. Olá Maurício, até quanto de outros ingredientes posso colocar sem alterar a receita? (Ex . aveia, germem de trigo, castanhas, sementes, ....)

    ResponderExcluir
  52. Leia ali to topo do blog em "Enriqueça seu Pão". Abraços!

    ResponderExcluir
  53. Oi Adriana, obrigado, tb é uma das minha preferidas, faço sempre rs! ;)

    ResponderExcluir
  54. até que enfim consegui fazer um pão integral que desse certo...
    muito feliz
    ficou ótimo!!

    ResponderExcluir
  55. Mauricio, quantas horas leva o ciclo do pão integral?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  56. O pão realmente ficou delicioso, mas 3 colores de fermento acho que foi muito. Ele cresceu demais demais murchou no centro. Foi tentar diminuir na próxima. Vlw.

    ResponderExcluir
  57. Foi esse pão que fiz! hehe. Ficou daquele jeito que falei, murcho no centro e com gosto ativo de óleo! A ordem dos ingredientes é a mesma da que está na receita? O ovo põe em cima dos ingredientes secos ou líquidos? Valeu, Maurício!

    ResponderExcluir
  58. Gosto de óleo é a maraca que está usando. Fundo no centro podem ser v;arias coisas, veja nas dicas básicas 1 e 2 que falo as possíveis causas e como resolver.

    ResponderExcluir
  59. Ola Mauricio. Curto muito esse blog e já fiz várias receitas. Esse pão realmente tem algum problema na receita porque o meu afundou no centro também. Já é a terceira vez que tento e acontece a mesma coisa. Se seguir a receita a risca a massa fica mole demais. Sempre tenho que adicionar mais farinha pra dar liga. O pão cresce e fica perfeito mas na hora de assar ele murcha no centro. Estou desconfiado que é excesso de fermento na receita.

    ResponderExcluir
  60. Sim pode ser excesso de fermento, mas aí vc reduz, principalmente em dias quentes, e algumas marcas são mais fortes que outras, leia as dicas básicas 1 e 2 que falo sobre problemas com pães e como resolve-los. Quanto a massa estar mole, não é toda receita que fica uma bola sem grudar nada, pois cada receita tem uma textura e principalmente massas integrais, algumas se ficam muito firmes resultam em pães secos. Tente a receita de pão integral perfeito, faço sempre e adoro. Abraços!

    ResponderExcluir
  61. Prezado Maurício, espero que não sejam perguntas muito bobas, comprei a maquina de pão semana passada e estou tentando faze-los, entretanto estão horríveis, murchos e com sabor de crus, quando você escreve a ordem de colocação dos ingredientes eu devo ir colocando um de cada vez? ou todos juntos? Estaria eles ficando assim por causa da temperatura (geralmente faço a noite)? Obrigado

    ResponderExcluir
  62. Fabrício, vc já leu as dicas básicas 1 e 2 ali no topo do blog?

    ResponderExcluir
  63. Li Maurício, ontem troquei as farinhas, ele melhorou um pouco, mas ainda não achei ele fofinho e apetitoso, será que minha maquina esta estragada?

    ResponderExcluir
  64. Acredito que não, é jeito, vá com calma, comece pelos pães mais comuns e depois vá para os integrais.

    ResponderExcluir
  65. Olá Maurício, td bem? Fiz o pão ontem e o meu tbem cresceu bastante e depois afundou a parte central.. Mas não embatumou, ficou ótimo! Só o formato meio esquisito! rsrs Coloquei aveia em flocos, linhaça marrom e semente de girassol(1 col sopa de cada).. Agora a minha pergunta,(enfim!): qd vc diz copo bem cheio de farinha quer dizer pra ultrapassar a borda ou deixar raso?? obrigada pelas dicas, um abraço!

    ResponderExcluir
  66. é que tem gente que não completa direito o copo/xícara medidora e aí dá diferença rs

    ResponderExcluir
  67. Já fiz este pão 3 vzs.... MARAVILHOSOOOOO... a canela dá um toque genial!!!! obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir
  68. Acabei de ligar a máquina. Volto em 4hs para falar como ficou!

    ResponderExcluir
  69. O gosto realmente é mto bom e ficou bem fofo! Mas ficou aquele buraco no meio que mtos disseram tb. Nada que mude a alegria de estar comendo este pão!!

    ResponderExcluir
  70. Fiz esta receita e saiu maravilhosa, como todas as outras que já fiz aqui do blog. Nesta acrescentei castanha do Pará. Obrigada Mauricio por nos proporcionar estas delícias.

    ResponderExcluir
  71. É a segunda vez que faço esse pão e das duas vezes a textura ficou excelente, bem fofinho. Não me aconteceu nada disso de "afundar" a massa no meio, até porque eu asso no forno, e não na máquina de pão. Eu só aumentei o sal, pois acho que com uma colher de chá só fica sem graça. Obrigada pelo fantástico trabalho, Maurício!

    ResponderExcluir
  72. Oi Maurício, boa tarde! Quero fazer esse pão e assá-lo no forno em fôrma de pão de forma. Para fazer isso, tenho que fazer no ciclo amassar? Se for no integral, quando posso tirar a massa da máquina para colocar nesta outra fôrma? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  73. Olá, vc faz igual sempre ensino e explico aqui nas dicas básica, ciclo de massar, no final retira, coloca na assadeira, deixa crescer e aí assa em 180.

    ResponderExcluir
  74. Fiz o pão ontem, na máquina de pão que acabei de ganhar do meu namorado :)
    Foi o segundo pão que eu fiz e deu certo, fiquei muito feliz!
    Realmente, o pão é delicioso como diz o nome. Ficou muito fofinho e saboroso.
    O único problema foi que cresceu DEMAIS! Chegou até a tampa de vidro e transbordou um pouco a forma, o que dificultou retirar o pão da forma. Da próxima vez vou usar menos fermento.
    Obrigada pela receita, Maurício!

    ResponderExcluir
  75. Use sempre medidores, e em dias muito quentes reduza um pouco o fermento como sempre falo. Abraços e obrigado, q bom q gostou!

    ResponderExcluir
  76. Oi, Mauricio, gostaria de fazer essa massa e modelar depois em pãezinhos e assá-los no forno, será que dá certo ? Obrigada!

    ResponderExcluir
  77. Delicioso é pouco, acabou de sair da maquininha agora, lindo e gostoso !!
    Muito obrigada Maurício, que Deus te abençoe abundantemente !!

    ResponderExcluir
  78. Oi Maurício, eu não usei a linhaça pois não tinha, então usei 2cs de chia. Coloquei por engano 1cs de cabela, e coloquei 2de chá de fermento, eu li errado, acostumada colocar 2 sempre nem atentei que eram três. Mas olha o pão cresceu tanto que encostou na tampa da máquina é só não cresceu mais porque n teve espaco rs.. é o resultado foi um pão fofinho e maravilhoso.. obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  79. Boa noite Maurício !! Tudo bem ?!
    Sua receitas são perfeitas parabéns !
    Tentei fazer esse pão por 3 vezes , e as duas ele não cresceu . Se os ingredientes estiverem gelados da problema ? Queria tanto acertar ! Vc podia fazer um vídeo desse pão 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, claro, como explico nas dicas basicas aqui no blog, confira. Vïdeo pra mostrar a mesma coisa sempre não dá rs, é sempre o mesmo processo na máquina, ela que faz o trabalho todo. Bjs

      Excluir
  80. Boa noite friend! Graças a vc comprei esse mês minha máquina de pão. Fiz essa receita hoje e substituí o açúcar por adoçante culinário. Meu pão ficou lindo e não afundou. Esperando esfriar para experimentar. Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz 3 vezes e amei. Agora fazendo o de batata doce integral

      Excluir
    2. Que ótimo. Fico feliz em saber friend🥰

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: