Focaccia Pugliese

A focaccia pugliese é bem semelhante a focaccia tradicional, porém em sua massa leva batata, o que a deixa mais macia, mais úmida e mais saborosa!

(Ciclo Amassar / Massa)

2 xícaras de farinha de trigo
2/3 de água
1/2 xícara de batatas cozidas e amassadas
4 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento biológico seco ou 1 de sopa do fresco

Sugestão de Cobertura:
15 mini tomatinhos
20 azeitonas pretas
1 colher de sopa de orégano seco
Azeite e Sal à gosto

Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina de pão, programe o ciclo de amassar massas e deixe até o ciclo terminar. Enquanto isso unte uma assadeira com bastante azeite. Quando a massa estiver pronta retire da máquina, coloque no centro da assadeira, regue com mais azeite, e com as pontas dos dedos vá apertando e abrindo até que a massa ocupe toda a assadeira.
Deixe a massa crescer por 30 minutos, então coloque os tomatinhos cortados ao meio, as azeitonas e ervas, regue com azeite e sal grosso ou moído e leve para assar em forno pré-aquecido à 200º até que fique dourada.
Retire do forno, corte e sirva!

Dicas: Use a cobertura que desejar, desde apenas sal e ervas até outros vegetais ou o que preferir.




photo by Maria Della Vedova


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

2 comentários:

  1. Olá Mauricio! Qual seria o tamanho aproximado da assadeira pra ficar com uma boa espessura depois de crescer? Grata desde já

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!