Massa de Pastel de Forno na Máquina de Pão

(Ciclo Amassar ou Massa)

3/4 de xícara de manteiga sem sal gelada em cubinhos
02 gemas
03 colheres de sopa de creme de leite de qualquer tipo
02 colheres de sopa de parmesão ralado fino
01 colher de chá de sal
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

Recheio: ao seu gosto, pode usar legumes, vegetais, frios, queijos, carne, frango, etc... o que desejar!

Coloque todos os ingredientes na máquina, programe o ciclo de amassar massas e deixe bater bem até ficar uniforme, depois pode cancelar e desligar. Retire a massa, dê mais uma amassada para uniformizar e se necessário use um pouquinho de farinha. Faça uma bola, coloque em um saquinho, feche e deixe na geladeira por pelo menos 10 minutos.
Abra a massa aos poucos com um rolo e vá cortando e recheando, feche com ajuda de um garfo ou dobrando as pontinhas, depois pincele tudo com mais gema e se quiser salpique um pouco de parmesão ou gergelim por cima. Uma dica é abrir a massa entre dois sacos plásticos, fica bem mais fácil. Se precisar polvilhe farinha para não grudar.
Leve para assar em forno 180º até dourar!

Dicas: Você pode substituir até metade da manteiga por banha, também pode substituir a manteiga por margarina de uso culinário, não pode ser a comum.



photo by pixabay


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!