Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Rústico Fácil na Panela de Ferro

Hoje vou ensinar vocês como fazer pães rústicos de uma maneira bem simples e prática, usando algumas poucas técnicas. Embora eu tenha detalhado bem é bem simples e garanto que depois da primeira vez você fará cada vez com mais agilidade e prática.
Muitos de vocês me perguntam como deixo alguns dos meus pães com aquela aparência de casca rústica, enfarinhada, crocante, rachada e bem dourada e embora eu já tenha explicado algumas vezes nunca tinha feito um post passo-a-passo. Pois bem, para facilitar hoje vou ensinar e mostrar em detalhes.



A primeira coisa que vocês devem saber é que é possível fazer este processo com praticamente qualquer pão, com quase todas as massas que ensino aqui no blog, então você pode selecionar a sua preferida. Só não dá para fazer com pães sem glúten com o mesmo resultado, e vocês verão que cada receita ficará diferente, entre os mais simples e mais elaborados, doces e salgados, e essa é a magia e beleza da coisa, cada pão tem mais personalidade e acaba tendo outro sabor, diferente de quando assado na máquina de pão.
As fotos que usei são de pães feitos em dias diferentes, não são todas do mesmo pão, pois desta forma vocês podem ter uma ideia melhor das variações e resultados.

O que é preciso?
- Panela de ferro: Uso da Le Creuset ou Kitchenaid, também dá para quebrar um galho com panela de ferro comum, panelas mais grossas e com boa vedação de tampa que possam ir inteiras no forno, mas o melhor resultado é com panela de ferro. (Compre a sua AQUI ou AQUI!)
- Papel-manteiga: Uso o da marca Dover Assa+Leve, é o melhor, mas se não achar use o que tiver.
- Lâmina, bisturi ou faca bem afiada: Gosto de usar bisturi, é mega afiado, seguro, barato e tem em qualquer farmácia e depois tem como descartar com segurança.
- Receita de sua escolha: Quanto mais simples melhor para começar, prefiro os salgados, mas também pode ser feito com os doces, acesse o INDICE e escolha, se não tem ideia vá no Francês tradicional que não tem erro.

Como preparar?
Depois de escolher o pão desejado prepare na máquina de pão utilizando o ciclo Amassar ou Massas, o nome varia de acordo com a máquina, mas é basicamente o ciclo que mistura, sova e descansa a massa, só não assa. Deixe a massa até o final do ciclo.
Quando o ciclo terminar retire a massa e coloque sobre uma superfície enfarinhada, modele como se fosse uma bola, deixando a parte superior o mais lisa possível, puxando as bordas para o centro e para baixo.
Agora coloque um pedaço de papel-manteiga em uma tigela ou assadeira e a bola de massa no centro dele, eu gosto de colocar dois pedaços fazendo uma cruz, acho mais fácil para manusear na hora de assar.
Deixe a massa crescer até dobrar de volume e quando tiver crescida você poderá fazer cortes, desenhos com a lâmina em cima, isso é opcional, o pão acabará rachando e ficando lindo após assado, mas os cortes dão essa aparência linda e mais rústica.

Para ajudar nos cortes veja esse gabarito que fiz abaixo, tem algumas dicas. Lembrando que quanto mais profundo forem os cortes mais o pão irá se abrir enquanto assa, isso dá também mais leveza, deixa a massa expandir e acho lindo.



Você também pode enfarinhar o pão levemente para dar um charme, pode até desenhar com a farinha por cima, também fica lindo.

Como assar?
Quando percebo que o pão já cresceu quase o dobro, que está quase no ponto de assar já começo o processo para ser assado, é nessa hora que usaremos a panela de ferro.
Ligue o seu forno na temperatura máxima e coloque a panela com tampa e tudo dentro dele, é importante que fique pelo menos 30 minutos desta maneira.
Porque fazer isso? Porque desta forma teremos muito calor como em um forno à lenha ou profissional, atingindo uma temperatura mais alta e constante, a panela segura esse calor, e outra coisa importante é que a panela fechada irá segurar depois o vapor que escapa do pão ao ser assado fazendo com que a casca do pão fique rústica, crocante, caramelada e o miolo super macio sem ter que borrifar água ou ter qualquer trabalho.
Quando se passarem os 30 minutos faça os cortes no pão já crescido conforme ensinei, abra o forno, destampe a panela, transfira o pão para dentro da panela segurando pelo papel-manteiga, feche a panela e feche o forno. Agora vamos aguardar mais 30 minutos.



Passado esse tempo abra o forno e destampe a panela, o pão já estará bem crescido e levemente dourado, vamos deixar ele assando no forno fechado e a panela destampada, para que fique bem dourado, quando estiver dourado e bonito pode retirar a panela do forno.

Depois de assado!
Assim que o pão estiver pronto retire a panela do forno e coloque sobre a grelha do fogão. É importante usar luvas e pegadores todo o tempo para evitar de se queimar, a panela fica bem quente.
Retire o pão de dentro da panela com ajuda de luva e do papel-manteiga e transfira para uma grade para esfriar.
O ideal é esperar que o pão esfrie totalmente antes de cortar, se cortar antes ele ressecará um pouco, mas caso não aguente e queira comer quentinho como eu que adoro espere pelo menos amornar por fora, dentro ainda estará quentinho.

Espero que gostem e depois me contem e mostrem nas redes sociais os resultados como sempre fazem. Desejo pães fofinhos e lindos para todos!


É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

23 comentários:

  1. Mauricio, adorei a dica . muito interessante . vou fazer e depois conto se ficou bom . Parabéns , VC é bem criativo 😙😙

    ResponderExcluir
  2. Mauricio, poderia informar que pão é esse da última foto que você postou do PÃO RÚSTICO FÁCIL PANELA DE FERRO???

    ResponderExcluir
  3. Nossa sempre desejei uma panela dessas bonitonas, agora achei a razão perfeita para comprar uma! Preciso fazer esse pão urgente! Parece delicioso!!! parabéns e obrigada pela generosidade em ensinar!

    ResponderExcluir
  4. Hummm...parece uma maravilha. Vou tentar!

    ResponderExcluir
  5. Update: fiz o pão de azeitonas, como falei ele ja estava escuro qdo tirei a tampa, mas o resultado final foi MARAVILHOSO! O melhor pão que ja fiz desde que tenho a maquina! A casca não ficou dura como eu esperava, mas ficou crocante, e dentro ficou incrivelmente fofinho e super leve! sucesso total. So fiquei com medo de estragar minha le creuset no forno tao quente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom q gostou. Jamais estragaria, eu jamais indicaria algo que fizesse isso, ainda mais quando eu uso também nas minhas LC, e é um produto que suporta muito mais, é feito para isso tb, usado muito para isso e moldado em temperaturas centenas de vezes mais altas. Abraços.

      Excluir
  6. Parabéns! Amei essa dica. Sigo seu blog e graças a ele estou comprando minha máquina de pão. Gosto muito do seu trabalho. Obrigada por compartilhar suas experiências conosco.

    ResponderExcluir
  7. Maurício, qual o tamanho da panela que você usa?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Maurício! Parabéns por compartilhar receitas e dicas, já preparei várias receitas que publicou no blog. Gentileza esclareça uma dúvida. Qual receita utilizo para preparar este pão rústico fácil? Grata. Abs

    ResponderExcluir
  9. Oi Mauricio. Parabéns pelo blog, já abandonei o livrinho de receitas que veio com a máquina, suas receitas são muito melhores. Fiz este pão e de primeira ficou delicioso, mas queimou no fundo. Talvez porque o forno do meu maravilhoso fogão Lofra seja quente demais? O màximo chega a 280. Em 30 minutos quando abri a tampa ja estava bem dourado, assei so mais 10. Usei uma Le Creuset doufeu, a ūnica panela de ferro que tenho. O cheiro de queimado começou logo nos primeiros 15 minutos. Não tem como colocar a panela mais acima, ela é muito alta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu forno não deve estar bem regulado ou não distribui bem o calor, então o calor fica muito na parte de baixo e queima, ou sua panela está muito próxima do fundo, o ideal é no meio do forno.

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno. Dá pra usar circulação/ convecção pra assar?

      Excluir
    3. Pode usar, mas nesse caso não fará muito diferença.

      Excluir
  10. Sua generosidade com os detalhes é algo imensurável. Farei com certeza! Volto para contar.

    ResponderExcluir
  11. Oi Maurício, parabéns e muito obrigada pela receita! Eu tenho uma panela de cerâmica funda que vai ao forno sem tampa, ela serviria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter tampa, se não não adianta nada, e tampa com boa vedação.

      Excluir
  12. Você é simplesmente demais!!!!!!! ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, é comum o papel-manteiga grudar no fundo do pão? Como fazer para não grudar?
    O Pão ficou ótimo, gostamos muito e quero refazer por isso a pergunta,não queimou nem em cima nem na base, mas o papel grudou tanto que tive que cortar a parte de baixo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: