Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

VÍDEO: Panetone ou Chocotone Fácil!

Nestes anos todos de pães e panetones desenvolvi uma receita de panetone bem minha, ao meu gosto, um pouco diferente das tradicionais e de outras que já ensinei aqui no blog. O resultado é uma massa leve, fofa, saborosa, muito bonita... além de simplificada, pois como vocês já sabem gosto de descomplicar as coisas rs. É uma opção de panetone ou chocotone rápido e fácil de fazer. Espero que gostem da receita!



(Ciclo Amassa/Massa e Assar)

Tamanho: 1kg

1 xícara de água
2 ovos
6 colheres de sopa de manteiga
1 e 1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de açúcar refinado comum
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de leite em pó
3 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de amido de milho
1 e 1/2 colher de chá de essência de panetone
1 colher de sopa de raspas de casca de limão siciliano
3 colheres de chá de fermento biológico seco
1 xícara de frutas cristalizadas + 1 xícara de uvas passas ou 2 xícara de gotas de chocolate de boa qualidade forneáveis



Coloque a água, o fermento e 1 xícara de farinha de trigo na forma da máquina de pão, programe o ciclo de Amassar / Massas e deixe bater por alguns minutos somente para misturar bem, depois cancele o ciclo e deixe descansar até dobrar de volume, até o meio da forma mais ou menos, isso é a famosa esponja.
Após isso acrescente todos os demais ingredientes, exceto as frutas ou gotas, programe novamente o ciclo de Amassar/Massa e deixe até o final.
Quando o tempo terminar retire a massa da máquina e coloque sobre uma bancada ou em uma tigela, com cuidado, será mole e pegajosa, dê mais uma amassada de leve nela e acrescente as frutas ou gotas, misture delicadamente e uniformemente na massa.
Agora separe a massa e coloque em formas próprias para panetone, esta receita rende 1 panetone grande de de 1kg, ou 2 de 500gr. Depois de colocar na forma cubra ou coloque em lugar fechado para que cresça, deixe crescer até a borda da forma de panetone.
Coloque a forma de panetone dentro de outra forma baixa, para apoiar, e leve ao forno, só então ligue o forno, temperatura média, cerca de 180º, até que ele fique douradinho por cima.
Retire o panetone do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Se desejar pode deixar esfriar de cabeça para baixo espetando palitos no fundo como já ensinei aqui no blog em outras receitas de outros anos.
Após bem frio embale. A durabilidade e de 1 semana em média, mas varia muito, já que não contém conservantes.

Veja nas fotos abaixo como o chocotone e o panetone ficam por dentro:

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

50 comentários:

  1. Olá, Maurício!
    Nunca havia feito um panetone na vida. Segui sua receita e ficou maravilhosaaaaa. Fiz todo o procedimento na MFP.Parabéns pelo blog e canal do youtube. Suas receitas são ótimas. Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Massa macia, molhadinha, leve e acima de tudo muito saborosa. Obrigada por mais esta delicia.

    ResponderExcluir
  3. Mauricio está receita é sensacional!!! Massa desfiando, molhadinha e com muito sabor. Aproveitamos para agradecer pelo blog e por todas as receitas já postadas e ainda virão, este é nosso porto seguro desde que ganhamos a nossa MFP.

    ResponderExcluir
  4. Oi Maurício, tudo bem? Teu blog tem me ajudado muito após eu ter comprado a minha máquina de pão. Vou fazer essa receita para presentear a família!!! Amei!
    Tenho um pedido: Tenho uma receita de cuca alemã muito boa, gostaria de fazer na máquina de pão, mas não sei se receitas normais podem ser feitas. Poderia me ajudar? um bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. QUe bom, vaia adorar. Tem que adaptar, testar e retestar, tem receita de cuca aqui no blog. Abraços.

      Excluir
    2. Mauricio,amo todas suas receitas vc é show,Feliz Natal e Muito Sucesso nesta entrada de Ano.Deus te abençoe cada vez mais.Te adorooooo,vc é brilhante,muito atencioso com todos.

      Excluir
    3. Excelente!! Acabei de comprar a minha MFP, estou amando e como suas receitas tem me ajudado! Nunca tinha feito nada de panetone , tenho tentado fazer as receitas de minha querida mae e tem dado certo, mas esse panetone , putz !! nem eu acreditei que fui eu quem fiz rsrsr ! Parabens e muito obrigado , continue nos trazendo receitas maravilhosas !!

      Excluir
  5. Oi, será que é possivel fazer todo o procedimento na máquina de pão, sem precisar tirar e colocar na forma de panetone, porque na verdade não me importo com o formato, mas sim com o sabor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expliquei no próprio vídeo. E tem dezenas de outras receitas onde tb explico e ensino aqui mesmo no blog.

      Excluir
  6. Olá, Maurício,TD bem? Sou sua fã,quero saber se tem receita de panetone diet ou light para fazermos.Desde já agradeço pela Atenção e boas festas à vc e sua família.

    ResponderExcluir
  7. Maurício boa noite, minha máquina é importada e não localizei esse ciclo de amassar massas. Posso usar o mesmo ciclo da receita do pão de Petrópolis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ciclo de amassar massas é um ciclo onde a massa é misturada, sovada, e tem o crescimento... é feito todos os passos mas não assa.

      Excluir
  8. Ficou maravilhoso, não usei a essencia, usei as raspas de limao e laranja ficou um espetaculo, parabens !!

    ResponderExcluir
  9. Fiz varios deu certinho muito bom obrigada pela receita

    ResponderExcluir
  10. Maurício parabéns pelo blog! Obrigada por dividir tanta coisa maravilhosa. Já fiz várias receitas suas. Todas deu muito certo. A última foi esse panetone ficou divino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maurício venho dar os parabéns pois só você me despertou o desejo de usar a minha panificadora, que estava parada já um bom tempo pois não acertava fazer os pães ficava muito chateada com este fator.

      Excluir
  11. Maurício, a água é morna ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu indico na receita que seja morna sim, quando não não.

      Excluir
  12. Nossa Maurício não conhecia seu canal.. Mais super Adoreii... Você é demais explica tudo detalhadamente.. estou ansiosa pra comprar minha máquina de pão pois o pão manual não sei fazer

    ResponderExcluir
  13. Ola Mauricio, Estou a seguir o seu blog a pouco tempo e estou a adorar as suas receitas.
    Tenho uma duvida, em relação ao pantone em vez de usar manteiga posso usar margarina de culinária?
    Obrigada :) :) :)

    ResponderExcluir
  14. Maurício o que é isso??
    Simplesmente maravilhoso, mega macio, aprovadíssimo.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  15. Bom dia mauricio!!!

    Hj acordei cedo de tanta empolgação rsrsrs.eu tinha que vir aqui pra te agradecer , vc é uma benção !! Adorei seu modo como ensina e a simplicidade e praticidade que vc procura colocar em suas receitas.vc não tem segredo como muitos que vejo ensinando .vc mostra tim Tim por tim tim.não tem frescura de ficar escondendo as manhas.Adorei sua receita de panetone .nunca havia feito pq sempre ouvia falar das que tentaram ,não ficarem bons.Essa sua receita é simplesmente maravilhosa ficou perfeito ,segui tudo como vc falou e ficou divino .(meninas para que de super certo, sigam corretamente as dicas desse professor.)Maurício muito obrigada e sempre seja assim: uma pessoa simples e generosa. prosperidade a vc.bjosss

    ResponderExcluir
  16. Ficou muito bom.
    Parabéns pela receita!

    ResponderExcluir
  17. Olá Maurício, tudo bem? Adoro suas receitas e reproduzo quase que sempre, tanto da máquina de pão quanto da airfryer.
    Gostaria de tirar uma dúvida... comprei o preparado para massa de panetone, mas queria saber se preciso substituir pela quantidade de farinha de trigo, ou se é meio a meio, enfim, queria saber em que momento emprego esse preparado.
    Um abraço!
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Preparado vc tem que usar como é indicado pelo fabricante, não acrescentando em outras receitas. Eu não uso preparados, até porque perde todo o sentido do pão caseiro, natural e saudável.

      Excluir
  18. Ola Maurício. Acabei de colocar o panetone na forma. Ficou lindo. Assim qye crescer vou levar ao forno. Te conto depois. Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Eu fiz!!! ficaram ótimos, assei nas forminhas de 100 g de panetone, mto bom mesmo, até mais

    ResponderExcluir
  20. Tem como congelar?
    Devo congrlar antes de assar ou depois de assado???

    ResponderExcluir
  21. Olá Maurício!
    Fiz meu primeiro Panetone e ficou uma delícia!
    Obrigada por suas receitas.
    Vou comprar seu livro novo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Meninoooo que massa é essa??? Fiz ontem, simplesmente maravilhosa, massa úmida, macia, gostosa. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!
    Maurício,
    Essa receita está em algum dos seus livros?caso som, qual volume?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá friend. Sim, apenas não me recordo o volume. Dê uma olhada na lista de receitas de cada um no momento da compra, vai amar cada um deles!

      Excluir
  24. Maravilhoso!!!!! Obrigada Maurício, Deus abençoe grandemente sua vida... Bjos e feliz Natal

    ResponderExcluir
  25. Melhor massa de panetone que ja comi,ganha de muita marca famosa, parabéns Maurício vc arrasa em todas as receitas

    ResponderExcluir
  26. Olá Maurício passando para agradecer o compartilhamento desta receita ! Fiz pela primeira vez e já deu super certo!!!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Tô aqui nesse momento fazendo este panetone suas receitas sao maravilhosa amooo

    ResponderExcluir
  28. Olá Maurício! Comprei a máquina recentemente ( dezembro de 2023) e fiz a minha primeira receita de panetone seguindo suas orientações! Simplesmente sensacional 😀😀😀 parabéns pelo profissionalismo ❤️

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: