VÍDEO: Panetone ou Chocotone Fácil!

Nestes anos todos de pães e panetones desenvolvi uma receita de panetone bem minha, ao meu gosto, um pouco diferente das tradicionais e de outras que já ensinei aqui no blog. O resultado é uma massa leve, fofa, saborosa, muito bonita... além de simplificada, pois como vocês já sabem gosto de descomplicar as coisas rs. É uma opção de panetone ou chocotone rápido e fácil de fazer. Espero que gostem da receita!



(Ciclo Amassa/Massa e Assar)

Tamanho: 1kg

1 xícara de água
2 ovos
6 colheres de sopa de manteiga
1 e 1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de açúcar refinado comum
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de leite em pó
3 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de amido de milho
1 e 1/2 colher de chá de essência de panetone
1 colher de sopa de raspas de casca de limão siciliano
3 colheres de chá de fermento biológico seco
1 xícara de frutas cristalizadas + 1 xícara de uvas passas ou 2 xícara de gotas de chocolate de boa qualidade forneáveis



Coloque a água, o fermento e 1 xícara de farinha de trigo na forma da máquina de pão, programe o ciclo de Amassar / Massas e deixe bater por alguns minutos somente para misturar bem, depois cancele o ciclo e deixe descansar até dobrar de volume, até o meio da forma mais ou menos, isso é a famosa esponja.
Após isso acrescente todos os demais ingredientes, exceto as frutas ou gotas, programe novamente o ciclo de Amassar/Massa e deixe até o final.
Quando o tempo terminar retire a massa da máquina e coloque sobre uma bancada ou em uma tigela, com cuidado, será mole e pegajosa, dê mais uma amassada de leve nela e acrescente as frutas ou gotas, misture delicadamente e uniformemente na massa.
Agora separe a massa e coloque em formas próprias para panetone, esta receita rende 1 panetone grande de de 1kg, ou 2 de 500gr. Depois de colocar na forma cubra ou coloque em lugar fechado para que cresça, deixe crescer até a borda da forma de panetone.
Coloque a forma de panetone dentro de outra forma baixa, para apoiar, e leve ao forno, só então ligue o forno, temperatura média, cerca de 180º, até que ele fique douradinho por cima.
Retire o panetone do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Se desejar pode deixar esfriar de cabeça para baixo espetando palitos no fundo como já ensinei aqui no blog em outras receitas de outros anos.
Após bem frio embale. A durabilidade e de 1 semana em média, mas varia muito, já que não contém conservantes.

Veja nas fotos abaixo como o chocotone e o panetone ficam por dentro:



Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

27 comentários:

  1. Olá, Maurício!
    Nunca havia feito um panetone na vida. Segui sua receita e ficou maravilhosaaaaa. Fiz todo o procedimento na MFP.Parabéns pelo blog e canal do youtube. Suas receitas são ótimas. Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Massa macia, molhadinha, leve e acima de tudo muito saborosa. Obrigada por mais esta delicia.

    ResponderExcluir
  3. Mauricio está receita é sensacional!!! Massa desfiando, molhadinha e com muito sabor. Aproveitamos para agradecer pelo blog e por todas as receitas já postadas e ainda virão, este é nosso porto seguro desde que ganhamos a nossa MFP.

    ResponderExcluir
  4. Oi Maurício, tudo bem? Teu blog tem me ajudado muito após eu ter comprado a minha máquina de pão. Vou fazer essa receita para presentear a família!!! Amei!
    Tenho um pedido: Tenho uma receita de cuca alemã muito boa, gostaria de fazer na máquina de pão, mas não sei se receitas normais podem ser feitas. Poderia me ajudar? um bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. QUe bom, vaia adorar. Tem que adaptar, testar e retestar, tem receita de cuca aqui no blog. Abraços.

      Excluir
    2. Mauricio,amo todas suas receitas vc é show,Feliz Natal e Muito Sucesso nesta entrada de Ano.Deus te abençoe cada vez mais.Te adorooooo,vc é brilhante,muito atencioso com todos.

      Excluir
  5. Oi, será que é possivel fazer todo o procedimento na máquina de pão, sem precisar tirar e colocar na forma de panetone, porque na verdade não me importo com o formato, mas sim com o sabor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expliquei no próprio vídeo. E tem dezenas de outras receitas onde tb explico e ensino aqui mesmo no blog.

      Excluir
  6. Olá, Maurício,TD bem? Sou sua fã,quero saber se tem receita de panetone diet ou light para fazermos.Desde já agradeço pela Atenção e boas festas à vc e sua família.

    ResponderExcluir
  7. Maurício boa noite, minha máquina é importada e não localizei esse ciclo de amassar massas. Posso usar o mesmo ciclo da receita do pão de Petrópolis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ciclo de amassar massas é um ciclo onde a massa é misturada, sovada, e tem o crescimento... é feito todos os passos mas não assa.

      Excluir
  8. Ficou maravilhoso, não usei a essencia, usei as raspas de limao e laranja ficou um espetaculo, parabens !!

    ResponderExcluir
  9. Fiz varios deu certinho muito bom obrigada pela receita

    ResponderExcluir
  10. Maurício parabéns pelo blog! Obrigada por dividir tanta coisa maravilhosa. Já fiz várias receitas suas. Todas deu muito certo. A última foi esse panetone ficou divino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maurício venho dar os parabéns pois só você me despertou o desejo de usar a minha panificadora, que estava parada já um bom tempo pois não acertava fazer os pães ficava muito chateada com este fator.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Quando eu indico na receita que seja morna sim, quando não não.

      Excluir
  12. Nossa Maurício não conhecia seu canal.. Mais super Adoreii... Você é demais explica tudo detalhadamente.. estou ansiosa pra comprar minha máquina de pão pois o pão manual não sei fazer

    ResponderExcluir
  13. Ola Mauricio, Estou a seguir o seu blog a pouco tempo e estou a adorar as suas receitas.
    Tenho uma duvida, em relação ao pantone em vez de usar manteiga posso usar margarina de culinária?
    Obrigada :) :) :)

    ResponderExcluir
  14. Maurício o que é isso??
    Simplesmente maravilhoso, mega macio, aprovadíssimo.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!