Hot Cross Buns - Pãezinhos Cruzados

Esses pãezinhos estão virando uma febre pelo mundo, não por menos, são deliciosos e lindos, e hoje vou ensinar à vocês como prepará-los!

(Ciclo Amassar / Massa)

Tamanho: 1kg

Massa:
1 e 1/3 xícara de água + 2 ovos (coloque os ovos na xícara e complete com a água)
1/2 xícara de manteiga ou margarina amolecida
1 e 1/2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
3/4 colher de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de noz-moscada moída
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1/2 xícara de passas escuras
1/2 xícara de passas brancas

Pincelar:
1 ovo
2 colheres de sopa de água gelada

Cobertura:
1/4 xícara de farinha
1/4 xícara de água gelada

Coloque todos os ingredientes da massa na máquina de pão, exceto as passas, e programe o ciclo de amassar massas, quando soar o primeiro BIP ou após a massa estar homogênea, acrescente as passas e deixe a máquina trabalhar até o final do ciclo.
Assim que a máquina terminar retire a massa e divida em 16 partes iguais, faça uma bolinha com cada parte e coloque em assadeiras untadas ou forradas com papel-manteiga, deixando ao menos 2 dedos de distância entre cada um. Com uma faca faça uma marca apertando de leve sobre os pães em cruz e deixe os crescer até dobrar de volume.
Quando os pães estiverem crescido pincele com a mistura de ovo e água, depois faça um creminho com a farinha e a água e coloque em um saco de confeitar ou saquinho, corte a ponta e faça uma cruz por cima dos pães com essa mistura.
Leve os pães para assar em forno 180º até ficarem dourados! Sirva ainda quente!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

4 comentários:

  1. Estes pães são muito comuns aqui na Irlanda e são comidos normalmente na época de Pascoa.

    ResponderExcluir
  2. É possível fazer essa receita usando o ciclo normal, sem modelar pãezinhos?

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!