Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Francês (Sem Glúten e Sem Lactose)


(Ciclo Sem Glúten / Francês / Básico / Normal)

Tamanho: 900g ou 1kg

1 e 1/3 xícaras de água morna
2 ovos grandes
3 colheres de sopa de óleo ou azeite
1 colher de sopa de mel ou açúcar
1  e 1/2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de goma guar ou goma xantana
3 e 1/4 xícaras de farinha sem glúten (aquela mistura vendida já pronta)
1 colher de sopa de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
Após 5 à 10 minutos verifique se há farinha nas laterais da forma da máquina, se tiver passe uma espátula puxando para a massa.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

22 comentários:

  1. Maurício, tudo bem?
    Procurei nas dicas básicas mas não encontrei, pode me explicar qual a função da goma xantana nos pães sem gluten? Descobri minha intolerância recentemente e quero me aprofundar mais no assunto. Ah e obrigada pelas excelentes receitas de todos os seus blogs, sigo todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela faz o papel do glúten, já que neste caso não teremos ele. Dá a liga e elasticidade, adiciona volume, estrutura, e da viscosidade, também estabiliza e emulsiona tudo. Evita que o pão fique com aquela textura estranha e se esfarelando.

      Excluir
  2. oi MAURICIO .Não sei o que é xantana, nunca vi! Você explicou ai para que serve.... onde se compra? Pode ser substituida por outra coisa? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expliquei acima. Vc acha em qq casa de produtos naturais ou na internet, se vc é intolerante precisará e ouvirá muito sobre ela.

      Excluir
  3. Bom dia, Mauricio! Sou a mais nova "padeira" de máquina do pedaço e seu blog me salvou com as receitas sem glúten. Tudo explicadinho é certeiro. Parabéns!! Você poderia me tirar uma dúvida? O que significa "farinha de trigo especial" no caderno de receitas quem vem junto com a máquina? A minha é Britânia Multipane. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda. Obrigado. Leia as Dicas Basicas aqui no blog.

      Excluir
    2. Oi, tem alguma receita sem trigo, leite e também sem ovos? Minha filha é alérgica

      Excluir
  4. Maravilhoso esse pão. Obrigado pela receita, Maurício.
    Só tenho uma dúvida: posso fazer esse pão no ciclo amassar e assar fora da máquina? Dá alguma diferença no resultado? Preciso deixar quanto tempo descansando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo. Pão não tem tempo, leia as DICAS BASICAS aqui mesmo no blog.

      Excluir
  5. Olá Maurício!!
    Posso fazer esse pão com outra farinha, sem ser trigo?

    ResponderExcluir
  6. Olá Maurício, você não me conhece mas sou sua fã número 1, Lúcia. rsrsrsrs
    Estou adentrando esta fase sem glúten então estou tentando entender este novo mundo.
    Fiz esta receita e ADOREI como todas as outras que você posta.
    Aí fui usar a máquina para fazer um pão doce normal (com farinha de trigo). Já tentei por duas vezes e NÃO esta dando CERTO. Pode ser interferência da Goma Xantana? Estou sem entender. Já fiz este pão doce muitas vezes e sempre ficou perfeito.
    Obrigada, obrigada, obrigada por tudo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo carinho. Se vc estia tentando subsitituir a farinha branca por farinha sem gluten não vai dar certo mesmo, escolha uma receita que já seja com esses ingredientes aqui mesmo no blog. Agora se não for isso veja as DICAS BASICAS aqui no blog para ver se descobre o erro, se não terá que tentar descobrir o ingrediente problematico. Abraços

      Excluir
  7. Oi Maurício, tudo bem? Testei essa receita e meu pão não cresceu...ficou super pesado. Onde será que eu errei? Alguma dica adicional? Obrigadas pelas suas receitas!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Maurício!

    Primeiramente, obrigado por disponibilizar essas receitas sem glúten e sem leite. Elas ajudam muito pessoas (como eu) que não podem ingerir esses alimentos, seja de forma temporária ou definitiva.

    Fiz essa receita seguindo integralmente suas indicações. O Pão ficou muito bom, exceto por duas questões "estéticas":

    1) Selecionei como cor a opção "claro". Porém, na parte externa, a metade superior do meu pão (parte das laterais e toda a parte de cima) ficou extremamente esbranquiçada, sendo que a parte de cima também ficou bem irregular (para não dizer deformada, rs.), enquanto a metade inferior ficou douradinha e "normal".

    2) O recheio do pão ficou um pouco "pesado" e não tão "fofinho" como na foto da receita.

    Será que mudar a cor da casca para "escura" resolve essas questões? Ou devo assar ele por um período de tempo maior?

    O que você me recomenda fazer da próxima vez para corrigir essas questões?

    Desde já, obrigado!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado friend. Vc pode testar e ver no que dá, e vc pode ver as DICAS BASICAS aqui no blog tb. Abraços.

      Excluir
  9. Olá, essa farinha sem gluten pode ser a de arroz, por exemplo? que vc comentou que existe farinha de trigo sem glutem mas eu nuna vi. ME tira essa duvida pfv. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme escrevi na receita acima é aquela comprada pronta, um mix de várias que vc compra assim. Não, nunca disse isso, vc leu errado, farinha de trigo tem gluten.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: