Pão Francês (Sem Glúten e Sem Lactose)

(Ciclo Francês ou Básico/Normal)

Tamanho: 900gr

1 e 1/3 xícaras de água morna
2 ovos grandes
3 colheres de sopa de óleo ou azeite
1 colher de sopa de mel ou açúcar
1  e 1/2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de goma guar ou goma xantana
3 e 1/4 xícaras de farinha sem glúten (aquela mistura vendida já pronta)
1 colher de sopa de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
Após 5 à 10 minutos verifique se há farinha nas laterais da forma da máquina, se tiver passe uma espátula puxando para a massa.



photo by: CITC


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

14 comentários:

  1. Maurício, tudo bem?
    Procurei nas dicas básicas mas não encontrei, pode me explicar qual a função da goma xantana nos pães sem gluten? Descobri minha intolerância recentemente e quero me aprofundar mais no assunto. Ah e obrigada pelas excelentes receitas de todos os seus blogs, sigo todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela faz o papel do glúten, já que neste caso não teremos ele. Dá a liga e elasticidade, adiciona volume, estrutura, e da viscosidade, também estabiliza e emulsiona tudo. Evita que o pão fique com aquela textura estranha e se esfarelando.

      Excluir
  2. oi MAURICIO .Não sei o que é xantana, nunca vi! Você explicou ai para que serve.... onde se compra? Pode ser substituida por outra coisa? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expliquei acima. Vc acha em qq casa de produtos naturais ou na internet, se vc é intolerante precisará e ouvirá muito sobre ela.

      Excluir
  3. Bom dia, Mauricio! Sou a mais nova "padeira" de máquina do pedaço e seu blog me salvou com as receitas sem glúten. Tudo explicadinho é certeiro. Parabéns!! Você poderia me tirar uma dúvida? O que significa "farinha de trigo especial" no caderno de receitas quem vem junto com a máquina? A minha é Britânia Multipane. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda. Obrigado. Leia as Dicas Basicas aqui no blog.

      Excluir
    2. Oi, tem alguma receita sem trigo, leite e também sem ovos? Minha filha é alérgica

      Excluir
  4. Maravilhoso esse pão. Obrigado pela receita, Maurício.
    Só tenho uma dúvida: posso fazer esse pão no ciclo amassar e assar fora da máquina? Dá alguma diferença no resultado? Preciso deixar quanto tempo descansando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo. Pão não tem tempo, leia as DICAS BASICAS aqui mesmo no blog.

      Excluir
  5. Olá Maurício!!
    Posso fazer esse pão com outra farinha, sem ser trigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa receita não é com farinha de trigo, trigo tem gluten.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!