Massa para Coxinha e Salgadinhos Fritos na Máquina de Pão

Sim, é isso mesmo, hoje ensinarei como fazer uma massa básica e simples para salgadinhos fritos como coxinhas, risoles, bolinhas de queijo, croquetes, salsichas e outros bolinhos e salgadinhos fritos utilizando a máquina de fazer pães.

(Ciclo Geleia/Compotas)

Ingredientes:
2 xícaras de água, caldo ou leite
1 colher de sopa de azeite ou óleo
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 tablete ou sachê de caldo de frango ou legumes
1/2 colher de chá de sal
2 xícaras de farinha de trigo

Massa de Batata:
Adicione 1/2 xícara de batata cozida e amassada na massa.

O processo é bem simples, comece colocando os líquidos depois os secos na forma da máquina. O líquido pode ser água, leite ou caldo do cozimento do próprio frango ou caldo caseiro.
Selecione o ciclo de Geleia / Compota e ligue dando o start da máquina, agora basta aguardar. Assim que o ciclo terminar a massa estará pronta, e se antes do ciclo terminar você achar que a massa já está boa para você pode cancelar/desligar e retirar sem problemas. Lembre-se que o ciclo geleia tem um tempo de aquecimento inicial para só depois começar a bater, é diferente dos ciclos de pães.
Assim que retirar a massa deixe esfriar bem e então já pode usar para modelar seus salgadinhos.

Rendimento: O rendimento pode variar muito, não tem como precisar, dependerá do tamanho do salgado e espessura da camada de massa que você fizer.

Empanamento: Para empanar você pode utilizar ovos batidos e farinha de rosca, ou se quiser bem crocante apenas as claras e depois a farinha de rosca.

Recheios: Os recheios ficam a sua escolha, com esta massa você pode preparar qualquer salgadinho de massa cozida do gênero.

Armazenamento: Os salgadinhos que fizer com esta massa podem ser mantidos em geladeira por até 3 dias ou congelados por até 3 meses.

Principais dúvidas:
- Pode dobrar a receita? Não, isso forçaria a máquina, a receita já está na medida ideal, desenvolvi especialmente para a máquina de pão.
- Pode fritar na AirFryer? Essa é uma receita tradicional, se quiser uma massa própria para a AirFryer faça uma das que ensino no meu outro blog, o Fritadeira Sem Óleo, desta maneira terá um resultado ideal para este tipo de preparo, basta usar a receita que ensino lá da maneira que ensino aqui.
- Pode assar? Coxinha é sempre frita, se quiser assar fica ao seu gosto, mas nunca uma coxinha assada terá o resultado de uma frita, mas você pode preparar como preferir, aí fica a gosto de cada um.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

16 comentários:

  1. Vc é sensacional!!! Obrigada por facilitar meus dias!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!!!! a minha maquina não possui o ciclo geleia.Tem como ser feita em outro ciclo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Maurício!
      Adoro seu blog e a forma simples e simpática como aborda os assuntos relacionados as dicas e sugestões como usar da melhor maneira a maquina de pão. Obrigada pelo carinho e atenção a seus seguidores.

      Excluir
    2. Obrigado pelo carinho, abraços friend.

      Excluir
  3. Fiz as coxinhas, ficaram muito boas, recheei com queijo e presunto, divino!

    ResponderExcluir
  4. Vitória Herrera Azevedo19 de novembro de 2016 16:54

    Boa tarde, Maurício.

    Meu filho é alérgico a leite, gostaria saber se daria certo substituir a colher de manteiga/margarina por uma segunda colher de azeite ou óleo.

    Muito obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem várias margarinas sem lactose no mercado, experimente.

      Excluir
  5. Boa tarde, Maurício! Posso substituir a batata por aipim? Pois gostaria de rechear com carne seca. Obrigado, Mário

    ResponderExcluir
  6. Ficaram muito boas essa coxinhas!!! No começo achei que tinha errado algo, pois a massa não ficou um bola homogênea, mais depois deu tudo certo. Agora vou tentar na airfryer

    ResponderExcluir
  7. Minha namorada vai tentar agora fazer coxinha com a receita, tomara q dê certo =)

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Maurício! Posso dobrar ou triplicar a receita ou a máquina não suporta?

    ResponderExcluir
  9. Nossa..Maravilha quem sabe agora aprendo a fazer salgados...obrigado Maurício!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada, Maurício! Antes eu ficava com o braço doendo, pois a massa de salgado é muito pesada para mexer. Vc tornou muito mais fácil!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!