Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Folha / Chapati / Roti


(Ciclo Amassar / Massa / Pizza)

Tamanho / Rendimento: 12 unidades

Versão integral (tradicional):
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo branca
1/2 colher de chá de sal
3/4 de xícara de chá de água morna
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1/2 colher de café de fermento biológico seco ou fresco

Versão pão branco:
3 xícaras de chá de farinha de trigo branca
1/2 colher de chá de sal
3/4 de xícara de chá de água morna
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1/2 colher de café de fermento biológico seco ou fresco

Escolha uma das receitas, para pão folha branco ou integral acima. Na forma da máquina de pão coloque todos os ingredientes, programe o ciclo de Amassar massas e deixe bater até obter uma massa lisa e homogênea. Assim que a massa estiver pronta retire da máquina, faça uma bola e pincele com algumas gotas de óleo ou azeite, depois cubra com filme plástico ou coloque dentro de uma saquinho e deixe descansar por 30 minutos, isso é muito importante, se não o pão não dará certo.
Após o tempo de descanso da massa, divida a bola de massa em 12 bolinhas iguais.
Abra as bolinhas com um rolo, abra bem fino, como se fosse uma massa de panqueca bem fina, em formato circular, do tamanho de um palmo aberto mais ou menos.
Aqueça uma frigideira antiaderente bem e coloque uma massa nela, assim que começar a dourar de um lado já vire, se dourar muito ficará seco e duro, e assim que o outro lado também der indícios que vai dourar retire e coloque em um prato. Repita o processo com todas as bolinhas até acabar a massa.

Você pode preparar também na AirFryer, fica sensacional, com o melhor resultado que já tive, veja como AQUI.
Se você gosta daqueles pontinhos mais torradinhos basta jogar rapidamente o pão direto na chama do fogão assim que tirar da frigideira, bem rápido mesmo, e depois já retirar e colocar em um prato e vai empilhando.

Armazenamento: Após esfriarem por completo, guarde os pães empilhados um sobre o outro dentro de um pote bem fechado ou saquinho plástico. Dura até uma semana. Se quiser congelar dura até 3 meses, na hora do consumo basta deixar alguns minutos fora que ele volta a ficar delicioso.

Dicas: Esse pão substitui tranquilamente o pão folha comprado em mercados e ate mesmo o pão sírio ou árabe, apesar de ser diferente. Você ainda pode usar os discos de pão para fazer mini pizzas, wraps, lanches, etc...

VEJA ESTA RECEITA EM VÍDEO, CLIQUE AQUI!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

13 comentários:

  1. Mauricio, dá para congelar a massa? Usar metade da bola e congelar a outra metade, por exemplo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maurício primeiramente parabéns por esse seu desprendimento tão grande em compartilhar o que vc faz com tanto amor para todos. Comprei uma panificadora e descobri sua página na internet e já estou me programando para a próxima aquisição: a airfryer. Agora me surgiu uma dúvida que até pensei que fosse boba mas resolvi perguntar, é sobre as medidas das receitas, quando vc diz xic vc está se referindo ao copo medidor que vem na máquina? Desculpa se fui muito redundante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho. Sempre Xícara/copo se refere a 1 xícara padrao de uso culinário, que geralmente é a que vem na maquina. Leia as DICAS BASICAS aqui mesmo no blog. Abraços!

      Excluir
  3. esse pao é igual ao RAP 10 ne?

    ResponderExcluir
  4. Mauricio, fiquei com dúvida nessa medida do fermento. Meia colher de café, na minha máquina tenho medida de comer de sopa e de chá... não tenho medida de colher de café..
    É menor que a medida da colher de chá??
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, menor, de mexer café. Medidor culinario.

      Excluir
    2. Ok.. vou procurar um medidor que tenha xícara de café pq o meu só vai até de chá.
      Obrigada!

      Excluir
  5. Deu muito certo! Ficaram ótimos como tudo que fiz do seu blog até agora...Muito em breve vou comprar seus livros, será uma honra ter vc na minha cozinha rsrs

    ResponderExcluir
  6. Receita maravilhosa! Fiz e ficou uma delícia

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: