Pão de Páscoa Italiano

Essa é uma receita linda para está época do ano, eu particularmente gosto muito, além do sabor, da linda apresentação, de decorar as nossas mesas, as crianças adoram, e você pode colocá-las para te ajudar!

(Ciclo Amassar/Massa)

Tamanho: 600gr

Ingredientes:
2/3 xícara de leite morno
2 ovos
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina amolecida
1/4 xícara de açúcar
1 colher de chá sal
3 ​​xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento biológico granulado seco

Recheio:
1/2 xícara de frutas cristalizadas
1/4 xícara amêndoas picadas

Decoração:
5 ovos
Corantes alimentícios

Glacê:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de suco de limão
Água morna

O preparo é bem simples, coloque todos os ingredientes da massa na maquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, programe o ciclo de amassar massas e deixe até o final.
Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina, amasse um pouco para ela abaixar a fermentação, depois divida em duas partes iguais.
Com cada parte faça um rolo de massa e abra na espessura de mais ou menos 1cm, coloque as frutas e amêndoas dentro e enrole como um rocambole, depois enrole um no outro, como se fosse fazer uma trança simples. É uma modelagem simples como a que ensinei NESTA RECEITA AQUI, só que doce e com frutas!
Coloque em uma assadeira untada, antiaderente ou com papel-manteiga por baixo, fechando as duas pontas e formando um circulo, uma rosca mesmo.
Agora vamos inserir os ovos na massa, os ovos devem estar crús mesmo, e acho bonito colorir eles, mas isso é opcional, se não quiser coloque os ovos sem colorir mesmo. Para colorir basta colocar um pouco de água em um recipiente, algumas gotinhas de corante alimentício, mergulhar o ovo por alguns segundos e deixar ele escorrer e secar, você pode também fazer pintinhas com outras cores, ou um ovo de cada cor, deixar as crianças pintarem os ovos com o corante e pincel, etc...
E para inserir em nossa massa, basta abrir um pouco entre a trança com os dedos e encaixar o ovo, e repetir isso com o demais.



Agora deixe a massa crescer até dobrar de volume, leve ao forno 180º até dourar.
Ao retirar do forno você também pode fazer um pouco de glacê e decorar com confeitos coloridos, fica muito lindo.
Para preparar o glacê é bem simples, basta colocar o açúcar de confeiteiro em um recipiente, juntar o limão e ir pingando água morna aos poucos e mexendo, até virar uma creminho, quase uma pastinha, em seguida despeje sobre o pão, ele irá escorrer e depois secar, então se for usar confeitos use logo em seguida.

Photos/Arts by Aimee Seavey


Dicas: Você também pode fazer uma trança simples, comprida, e depois inserir os ovos entre a trança ou até mesmo fazer tranças e roscas pequenas, individuais, e colocar um ovo no centro de cada uma, como se fosse um ninho, também acho lindo, inclusive para presentar!




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

2 comentários:

  1. bom dia, tudo bem?
    Gostaria de saber se vc ja fez sonho na maquina de pao... eu nao achei nenhuma receita de sonho aqui no blog...

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!