Pão Girafa

O pão de hoje na verdade é uma dica de modelagem, que fica linda e agrada crianças e adultos, além de ser ótimo para variar um pouco aquela aparência tradicional e comum dos pães do dia-a-dia!
O resultado deste pão é lindo, ao ser fatiado fica com um desenho semelhante ao da pelagem e marcas de uma girafa, e o melhor de tudo é que é mega simples de fazer, vamos lá!

Primeiramente escolha uma receita de massa de pão branco que já esteja mais habituado a fazer, aqui mesmo no blog eu sugiro o Pão Francês, o Pão Sovado, Pão de Leite ou até mesmo o Pão Petrópolis, que são simples até para os iniciantes na panificação!

Agora coloque todos os ingredientes do pão escolhido na máquina de pão e iremos utilizar/programar o ciclo de Amassar / Massas. Programe, ligue a máquina e deixe até o final do ciclo.

Retire a massa da máquina, estará crescida, amasse delicadamente sobre uma bancada levemente enfarinhada, divida em três partes, uma destas partes você deverá reservar, as outras duas partes junte e acrescente 2 colheres de sopa de cacau em pó, e misture bem, até que a cor fique uniforme. Se não tiver cacau pode usar chocolate em pó, mas as "manchas de girafa" ficarão mais clarinhas, e achocolatado eu não recomendo, além de quase não dar cor é basicamente açúcar e fará a massa pesar e pode até não crescer depois.

Agora separe a massa marrom em 8 partes iguais, e a massa branca também em 8 partes. Abra com a mão mesmo cada parte de massa marrom depois enrole como um mini rocambole, faça uma rolinho comprido, como nas imagens abaixo.


Abra cada parte de massa branca como fez com a marrom, e coloque o rolinho de massa escura no meio da branca, enrole e envolva todo o rolinho de massa escura com a clara. Repita este processo com todos os pedaços de massa.


Agora coloque os rolinhos de massa na forma da máquina de pão, no sentido do comprimento, uns por cima dos outros, meios intercalados, tampe a máquina e deixe a massa crescer. Quando tiver crescida, dobrado de volume, ligue a máquina e use o ciclo de Assar, deixe até o final.
Depois de pronto retire o pão da máquina, deixe amornar e corte no sentido da largura, as fatias serão como mostro na primeira foto da receita, como se fossem marcas de uma girafa, fica lindo!!!




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

4 comentários:

  1. Bom dia Maurício.. Adorei... Gostaria de saber se tem como fazer na versão salgada???

    ResponderExcluir
  2. É só usar uma massa salgada ou neutra, dei sugestões aqui mesmo no post.

    ResponderExcluir
  3. debora vasconcellos12 de março de 2016 00:57

    Uau, vai para minha listá de espera!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!