Massa de Pizza Básica Tradicional

(Ciclo Amassar / Massa)


1/2 de xícara de água
1 colher de chá de óleo ou azeite
1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento biológico seco

Já ensinei aqui no blog a massa de pizza integral e a pan, hoje ensinarei a tradicional. Estas medidas rendem 1 pizza grande, então para cada pizza que desejar aumente dobrando ou triplicando essas quantidades.
Coloque todos os ingredientes na máquina de pão iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento e programe o ciclo de amassar massa. Deixe até o final do ciclo. Quando o ciclo terminar já pode retirar a massa, fazer uma bola e abrir com um rolo um pouco de farinha por baixo e por cima da massa.
Se fizer fininha pode já passar o molho, colocar a cobertura e levar direto ao forno alto, se fizer mais grossa pré-asse, depois passe o molho e a cobertura e leve para gratinar.

Dicas: Você pode pré-assar os discos de massa e congelar por até 3 meses, na hora de usar pode passar o molho e colocar o recheio direto e levar ao forno.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

17 comentários:

  1. Excelente!
    Se desenvolver uma receita de pizza sem glúten, vamos adorar também!
    Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Uma delicia! Fiz hoje, mas fiquei em duvida em quanto tempo pré-assava a massa, coloquei por 5 min, tá bom?

    ResponderExcluir
  3. Olá, você tem me ajudado muito com suas receitas fica tudo uma maravilha, fiz ontem o pão de farinha de milho flocada e coloque calabresa e azeitonas ficou demais. Só tenho uma pergunta comprei o melhorador de farinha só que não sei muito bem como utilizar????? pois na embalegem diz 500 gr. para 50 kilos de farinha????? Grata.

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto e não uso melhorador, isso tem química, e é só para farinha ruins, melhor gastar um pouco mais na farinha boa e não usar melhorador, mais saudável e melhor resultado, mas se quer mesmo usar siga as instruções do fabricante.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela ajuda já uso as farinhas que você recomenda. E percebi q realmente as que vc indica faz muito a diferença pois eu só usava Dona Benta e meus pães não ficava bom. Abraços e por favor continue nós ajudando se não for pedir muito.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo carinho, bons pães para vc rs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maurício. Eu fiz uma busca aqui e não achei a massa de pizza integral que você cita nesta receita de pizza tradicional. Poderia me dizer se ainda está no ar? Adoro suas receitas. Só comprei minha máquina de pão porque eu sabia que poderia contar com seu blog. (que descobri quando comprei minha AirFryer!) Obrigada sempre!

    ResponderExcluir
  8. Sim, continua aqui no blog, só colocar ali na busca q vc acha. Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi!! Quando vc diz xícara isso quer dizer o copinho de medida que vem junto com o equipamento, certo?

    ResponderExcluir
  10. Nas que receita de MFP sempre o copo ou xícara se refere a xícara padrão de uso culinário, q tb acompanha maquina, bem como colheres medidoras.

    ResponderExcluir
  11. Fiz a massa ficou maravilhosa, abri e coloquei o recheio e foi direto pro forno sem pré-assar a massa, queria saber qual o tempo aproximado de forno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem tempo, pão e massa não tem tempo para crescer ou assar, etc...

      Excluir
  12. Para fazer em maior quantidade tem que dobrar ou triplicar a quantidade de fermento também ou só dos outros ingredientes?

    ResponderExcluir
  13. Uma receita dessas duplicada, daria qtas mini pizzas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito relativo, vai depender do tamanho que fizer

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!