Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Integral de Iogurte com Ameixas


(Ciclo Básico / Sanduíche)

Tamanho: 600g ou 750g

1 xícara de iogurte natural integral ou desnatado
3 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de açúcar branco ou mascavo
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo branca
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
1 xícara de ameixas secas sem caroços, demolhadas e escorridas ou ameixas em calda de caroços e escorridas.

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina exceto as ameixas, iniciando pelos líquidos, depois o seco e por último o fermento, programe o ciclo básico ou sanduíche, assim que soar o BIP acrescente as ameixas, ou se sua máquina não emite o sinal acrescente assim que a massa estiver homogênea.

Obs: Devido a variação de umidade das farinhas integrais e da ameixa as vezes é necessário acrescentar um pouco de farinha branca ou água para dar o ponto, mas cuidado para não deixar a massa dura ou seca.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

9 comentários:

  1. Maurício, posso fazer sem ameixa? Ou com menos? Achei muita ameixa. Ou elas são importante para o resultado da massa? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Maurício, bom dia! Toda vez que faço pão com frutas secas dentro, elas desaparecem totalmente ou quase totalmente. Já aconteceu com passas, ameixas e com frutas cristalizadas. Estas últimas somem menos. Costumo passa-las na farinha de trigo, como se faz nos bolos de frutas. Leio sempre que devemos esperar o bip ou a massa ficar homogênea. Minha máquina faz bipes cada vez que começa a bater em novo ciclo. Geralmente meus pães levam farinha integral, meio a meio e o ciclo que mais gosto é o 2/pão francês, por causa da farinha integral. Observei que neste ciclo o pão fica mais bem batido . Será que eu deveria adicionar as frutas na terceira vez que mistura por 30 segundos? Obrigada e parabéns pelo blog e pelas receitas e dicas.

    ResponderExcluir
  3. Pode adicionar na ultima vez que ela for bater, ou então se quiser bem inteiras pode usar o ciclo de amassar, retirar a massa e colocar as frutas, voltar para dentro da maquina e deixar crescer, qd estiver crescida programe o ciclo Assar. ;)

    ResponderExcluir
  4. Passo pelo mesmo problema da Marilia. Minhas ameixas desapareceram e se fundiram a massa. Será que devo congelá-las? A massa tem que ficar pastosa ou uma bola consistente? Em resumo, o pão ficou macio e com aroma de ameixa :)

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Parabéns pelo blog! Uma dúvida: as 03 colheres de sopa de leite são de leite líquido ou em pó?

    ResponderExcluir
  6. Líquido, qd é em pó fica especificado na receita ;)

    ResponderExcluir
  7. Rodrigues! o pão integral de iogurte com ameixas é maravilhoso!!!!!
    Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a receita, fiz e ficou uma delicia, fofinho e saboroso. Perfeito!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: