Pão para Rabanada

Muita gente não conhece, mas em algumas partes do país encontramos em padarias um pão específico para fazer rabanadas. Ele aceita ser mais molhadinho e ser usado para fazer as famosas rabanadas natalinas por sua textura mais pesada e massuda, resultando e rabanadas maravilhosas!

(Ciclo Amassar ou Massa)

3/4 xícara de leite
1 ovo inteiro + 2 gemas
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. program o ciclo Amassar ou Massa. Deixe até o ciclo terminar, depois retira a massa da forma da máquina, divida em duas partes. Abra cada parte com um rolo e enrole como se fosse um rocambole, fazendo uma espécie de baguete enrolada.
Coloque os dois pães em uma assadeira untada e cubra com um plástico, deixando crescer até dobrar de volume. Então leve para assar em forno pré-aquecido à 180º.
O pão não deve ficar dourado ou tostado, apenas com cara de assado mais ainda clarinho. Após assado retire do forno, deixe esfriar e utilize para fazer suas rabanadas!

Se quiser saber como fazer, no meu outro blog ensino como fazer a rabanada doce tradicional, light e até salgada, veja AQUI!



Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

5 comentários:

  1. Obrigado pela partilha vou experimentar pelo ano novo, desde jà lhe desejo um feliz natal com mt paz e amor, bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela receita! Deu super certo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mauricio,será que dá para fazer todo ele na máquina. Sabe que aqui em Portugal as rabanadas são quadradas e se chamam fatias paridas...

    ResponderExcluir
  4. Essa receita é de emocionar. Meu pão ficou incrivelmente lindo e super macio. Obrigada mais uma vez, Maurício.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!