Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Fatias Açucaradas


(Ciclo Massa / Amassar / Pizza)

Tamanho: 600g ou 750g

Massa:
1/3 xícara de leite integral
1/4 de xícara de água
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1/4 de xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
3 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/4 colheres de chá de fermento biológico seco

Recheio:
1 xícara de açúcar cristal
2 colheres de chá de canela em pó
1 pitada de noz moscada ralada ou em pó
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina amolecida

Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo de amassar massas e até o ciclo terminar.
Retire a massa da máquina e abra sobre uma superfície enfarinhada na espessura de 1cm, depois pincele com a manteiga ou margarina do recheio e salpique por cima o açúcar cristal, a canela e noz moscada misturados.
Você pode assar esta massa na própria máquina de pão ou não, então use uma régua para medir a largura da forma que irá utilizar e corte a massa em tiras largas nesta medida, coloque uma tira por cima da outra, depois tire a medida da altura da forma e corte novamente, fazendo quadrados ou retângulos intercalados. Agora vá colocando a massa em pé, uma frente à outra, até o final da assadeira ou forma da máquina de pão. Não precisa ficar certinho, depois que crescer ficará irregular sozinha e quando assar com uma aparência linda.
Deixe a massa crescer até dobrar de volume e se for assar no forno aguarde crescer a massa até dobrar de volume e coloque à 180º até ficar douradinho, se for na própria máquina de pão basta esperar crescer e depois programar o ciclo Assar.

Dicas: Acrescente na massa raspas da casca de laranja, dá um toque todo especial.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

7 comentários:

  1. Olá Maurício, acabei de fazer este pão, ficou ainda mais bonito que o seu...Rs, só tive que acrescentar mais meia xícara de farinha, fiz ao pé da letra, coloco a farinha no copo medida as colheradas e não bato o copo, é o correto?

    Obrigada, já comprei 2 mfp, dei uma pra minha mãe, outra presenteei minha irmã, e agora me presenteei, já li seu blog todinho, amo.....

    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia, que bom kkk, é isso aí! Vc pode ate peneirar as farinhas se quiser, deixa o pão mais leve ainda, depois coloca no copo/xícara medidoras (240ml) e aí na máquina, sem bater nada. Que presentões hein, devem ter amado! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Mauricio!

    Será que posso abrir a massa em retangulo, passar o recheio e enrolar; fazer como as fatias húngaras?

    Obrigada, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Ola Mauricio!
    Uma duvida da sua fa russa!
    Sera que pode fazer com recheio de nutella?
    Obrigada, Irina.

    ResponderExcluir
  5. Fiz e ficou delicioso. Obrigada pela receita. Abraços.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: