Pão da Toscana

(Ciclo Integral)


Tamanho: 900gr

1 e 1/3 xícaras de água
2 e 2/3 xícaras de farinha de trigo branca
1/3 xícara de farinha de trigo integral
2/3 xícaras de farinha de milho
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
2 e 1/4 colher de chá de fermento biológico seco

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Integral. Esta massa fica um pouco pegajosa, mas é normal, depois que assa o pão fica lindo!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

16 comentários:

  1. Olá! Conheci o blog hj e adorei! Nessa receita fiquei com uma dúvida: a farinha de milho é aquela em flocos, usada para fazer farofa? Obrigada,
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. É aquela farinha de milho amarela, tb usada para farofa, mas não em flocos, mas pode usar a em flocos se triturar antes ok.

    ResponderExcluir
  3. Oi Maurício,
    Achei que este pão ficou um pouco massudo. Fica assim mesmo?
    Obrigada,
    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana, não ele fica leve e fofo, não tão fofo como um pão branco ou francês, mas nunca massudo. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Maurício,
    Gostaria de saber se esse pão é só sem lactose ou também é sem glúten?

    ResponderExcluir
  6. Maurício,
    parabéns pelo blog. Estou adorando descobrir a arte de fazer pão. Tenho algumas dificuldades pois não moro no Brasil e aí, já viu, né para achar os ingredientes... A farinha de milho é o fubá?
    Obrigada,
    Monique

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Monique. A maioria das coisas é mais fácil vc achar fora que no Brasil rs... Não, farinha de milho é farinha de milho, fubá é fubá rs

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde, Mauricio. Essa farinha de milho vc compra aonde. Gostaria de pedir indicação de lojas q vendem artigos para pão e q vendem pela internet. No rio de janeiro e isso encontrar materia prima .

    ResponderExcluir
  9. Farinha de MIlho eu compro nos supermercados mesmo, é aquela que usamos para fazer cuscuz paulista, sempre tem na parte de arroz, feijão, farinha, fubá, etc...

    ResponderExcluir
  10. Maurício,
    Minha irmã me emprestou a maquina da Arno dela pra eu experimentar e estava quase enlouquecendo com aquele livro de receitas fajuto deles quando descobri esse blog.
    Mil vezes obrigada!
    Fiz esse Pão da Toscana ontem, usei uma farinha italiana que comprei no supermercado Zona Sul (chama-se La Molisana) e recheei com azeitonas pretas italianas tb do Zona Sul.
    Ficou divino!
    Conto a minha saga com a máquina lá no meu blog:
    http://frivolitedujour.blogspot.com.br/
    Bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  11. Maurício, a minha máquina de fazer pão não tem o ciclo integral. Como eu devo agir para fazer esse pão?

    ResponderExcluir
  12. uma delícia, pão com casca crocante e macio por dentro

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!