Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Brioche de Iogurte


(Ciclo Doce)

Tamanho: 600g ou 750g

2 potinhos de iogurte natural
1 ovo
1/2 xícara de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, programe o ciclo Doce. Não se assuste com a textura da massa, cada pão tem uma massa diferente. Assim que a massa estiver crescida, faltando cerca de 1 hora para terminar o ciclo, pincele com gema de ovo para ficar bem dourado e brilhante.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

50 comentários:

  1. OI MAURICIO, DE QUANTOS ML DE IOGURTE ESTAMOS FALANDO?

    ResponderExcluir
  2. O padrão mesmo, aquele comum, acho que é 170gr.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de provar uma fatia desse brioche de iogurte. Maravilhoso !! Macio, ligeiramente adocicado, ficou muito saboroso. Dispensei a pincelada com gema, mas não fez falta. Descobri esse blog hoje e já fui premiada com uma super receita. Vou testar outras :)

    ResponderExcluir
  4. Mauricio, se eu quiser diminuir uma receita pela metade, posso simplesmente diminuir os ingredientes pela metade?

    ResponderExcluir
  5. Rhea, obrigado e seja muito bem-vinda sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Rbrisolar, pode sim, mas lembre se verificar a massa então e o resultado pode ser um pão mais seco as vezes. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mauricio, faço varias receitas suas. e todas ficam ótimas. Esta tambem ficou mas cresceu alem do normal, vazou por todos os lados. Confirma pra mim se são duas colheres de cha (medida da maquina) de fermento.cortei a parte de cima que estava horrivel ( a cara) e aproveitei o resto que estava delicioso.

    ResponderExcluir
  8. Olá, obrigado! Sim, é isso mesmo, mas se cresceu demais use menos na próxima vez, pode ser o calor.

    ResponderExcluir
  9. ola a todos, sou nova utilizadora da maquina e pão, ja experimentei, e não correr nada ma, embora possa sair melhor, mas acredito que com o tempo chegarei la....gostaria de parabenisar o autor do blog e a todos que contribuem para os seus funcionamento!! obrigado e é com muito gosto que me junto a voces!!

    ResponderExcluir
  10. Fiz ficou uma delicia macio e cresceu bem tdo mundo adoro obrigado abço.

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog, vou participar sempre tenho a panificadora e vou testar suas receitas. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  12. Fiz o pão mas, quando ficou pronto não tive a paciência de esperar esfriar um pouco antes de desenformar e quando virei a forma ele espatifou-se no prato! kkkk Comi mesmo assim... ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  13. Kkkkkkk... eu sempre falo nas dicas básicas, sempre espere amornar um pouco antes de cortar ou retirar o pão, ainda mais nestes casos que não são pães basiquinhos rs... mas que bom que gostou, abraços!

    ResponderExcluir
  14. Estou fazendo todos os dias pães de 300g, fiz o pão de leite e de milho. Ficam divinos !!! A clara do ovo tem aproximadamente 10 colheres, então se for receita de 900g, pode utilizar 3 colheres. Se for de 600g utilize 5 colheres. A gema é a mesma coisa, divide em 3 (receita de 900g) ou em 2 partes (receita de 600g - tudo no mais ou menos). O resto pode dividir tudo pela metade ou 1/3 .Fica uma delicia, dá aproximadamente 6 fatias. Os pães ficam em forma de gota, então hoje vou tentar deixar retangular abrindo a tampa 1 h antes do término.
    Pão novinho todos os dias, que maravilha !!!!!!
    Beijosssss

    Francielli

    ResponderExcluir
  15. Ah o tempo para pão de 300g. Sempre diminuo de 5 a 7 minutos. É só observar quantos minutos o pão normal diminui de 900g para 600g. Por exemplo, o pao de sanduiche passa de 3:00 para 2:55, então para 300g será 2:50

    Francielli

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Adorei o blog, mas eu fiz esse pão e derramou!!!
    Fedeu a cozinha toda...

    Ainda está assando, faltam 30min... Tomara que o sabor compense o fedor e a sujeira que fez na máquina...

    é minha primeira experiência com a máquina... aff

    ResponderExcluir
  17. Se derramou foi muito fermento ou você derramou farinha na resistência por isso está com cheiro rs... para primeira vez vc deve fazer como falo nas dicas básicas 1 e 2, leia e depois mãos na massa!

    ResponderExcluir
  18. Maravilhoso!!! Em breve viro uma bola :( cada dia quero testar um diferente

    ResponderExcluir
  19. Kkk... cuidado, pão caseiro é viciante rs

    ResponderExcluir
  20. Mauricio o 1 ovo vai na massa ou é para pincelar

    ResponderExcluir
  21. Fiz ontem o Brioche ficou perfeito... aliás todas as receitas do blog que faço ficam perfeitas... Parabéns ★★★★★

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde,
    estou fazendo o brioche de iogurte e notei que minha máquina está fazendo um rangido no batedor, parecendo aquelas camas antigas dos nossos avós... Será que é a massa que pode ter ficado pesada ou é indícios de problema? Será que eu posso colocar graxa ou óleo na parte de baixo?

    ResponderExcluir
  23. Pode não ser nada, imagina, essa massa é mole, não pesa. Aí essas coisas vc tem que ver com assistência mesmo.

    ResponderExcluir
  24. Mauricio,

    Pra fazer uma meia receita desse pao, como vc aconselha as qtdes de ingredientes?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Pode, é só dividir tudo pela metade, o ovo vc usa só a gema.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, Maurício! Parabéns pelo blog! Ótimas dicas, maravilhosas receitas!
    Hoje farei meu primeiro pão (este brioche de iogurte) e tenho uma dúvida: qual açúcar é o melhor para pães? Cristal? Refinado? Mascavo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. O ideal é o refinado, mas pode usar os outros tipos tb sem problemas.

    ResponderExcluir
  28. Olá Maurício , obrigada pelas receitas.´ Esse Pão Brioche de Yogurte , quando foi pincelar a gema ,é só abrir a tampa da máquina pincelar o pão rapidamente e fechar a máquina para completar o ciclo .

    ResponderExcluir
  29. Os melhores pães, depois de anos voltei a usar minha maquina, estava só enfeitando minha cozinha, obrigado pelas receitas maravilhosas.....

    ResponderExcluir
  30. Muito bom esse pão, a massa fica simplesmente linda, lisinha,

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Maurício! É possível modelar e assar no forno esse pão ou vc recomenda completar o ciclo na máquina mesmo? Bjs é muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá Mauricio, tudo bem? Gostaria de te parabenizar pelo seu blog......é PERFEITO!!!!!Comprei a minha máquina de pão recentemente e passo por aqui todos os dias para ver as suas receitas. Ahh e tenho uma dúvida em relação á essa receita....o iogurte e os outros ingredientes precisam estar em temperatura ambiente? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. SIm, é o ideal para tudo, nada gelado.

      Excluir
    2. Muito obrigada por me responder!!!! =) Vou testar e depois conto o resultado.

      Excluir
    3. Bom dia Maurício! Fiz o brioche ontem e ficouu simplesmente PERFEITO!!!!! Super macio. Muito obrigada por sua dedicação com o seu blog e por nos ajudar com essas maravilhosas receitas.

      Excluir
  33. Ficou ótimo, super macio.
    Mas cresceu muito mesmo, até levantou a tampa da maquina e hoje está frio.

    Recomendo

    ResponderExcluir
  34. Mauricio, ainda não experimentei as receitas, mas quero fazer e por acaso posso só bater a massa na máquina e colocar para assar no forno convencional, já fiz as receita que acompanha a máquina, mas não gostei do sabor depois que assa nessa máquina.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia friend!
    Acabei de tomar café com esse brioche, perfeito! Que textura e sabor. Estou confusa não sei qual receita gosto mais. Parabéns Maurício!

    ResponderExcluir
  36. Fica maravilhosa!!!! Parabéns pelas deliciosas receitas.

    ResponderExcluir
  37. Estou fazendo está receita e super ansiosa pelo resultado, até agora só tenho elogios a te fazer, assim que estiver pronto eu posto!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: