Brioche de Iogurte

(Ciclo Doce)


Tamanho: 600gr

2 potinhos de iogurte natural
1 ovo
1/2 xícara de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, programe o ciclo Doce. Não se assuste com a textura da massa, cada pão tem uma massa diferente. Assim que a massa estiver crescida, faltando cerca de 1 hora para terminar o ciclo, pincele com gema de ovo para ficar bem dourado e brilhante.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

48 comentários:

  1. OI MAURICIO, DE QUANTOS ML DE IOGURTE ESTAMOS FALANDO?

    ResponderExcluir
  2. O padrão mesmo, aquele comum, acho que é 170gr.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de provar uma fatia desse brioche de iogurte. Maravilhoso !! Macio, ligeiramente adocicado, ficou muito saboroso. Dispensei a pincelada com gema, mas não fez falta. Descobri esse blog hoje e já fui premiada com uma super receita. Vou testar outras :)

    ResponderExcluir
  4. Mauricio, se eu quiser diminuir uma receita pela metade, posso simplesmente diminuir os ingredientes pela metade?

    ResponderExcluir
  5. Rhea, obrigado e seja muito bem-vinda sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Rbrisolar, pode sim, mas lembre se verificar a massa então e o resultado pode ser um pão mais seco as vezes. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mauricio, faço varias receitas suas. e todas ficam ótimas. Esta tambem ficou mas cresceu alem do normal, vazou por todos os lados. Confirma pra mim se são duas colheres de cha (medida da maquina) de fermento.cortei a parte de cima que estava horrivel ( a cara) e aproveitei o resto que estava delicioso.

    ResponderExcluir
  8. Olá, obrigado! Sim, é isso mesmo, mas se cresceu demais use menos na próxima vez, pode ser o calor.

    ResponderExcluir
  9. ola a todos, sou nova utilizadora da maquina e pão, ja experimentei, e não correr nada ma, embora possa sair melhor, mas acredito que com o tempo chegarei la....gostaria de parabenisar o autor do blog e a todos que contribuem para os seus funcionamento!! obrigado e é com muito gosto que me junto a voces!!

    ResponderExcluir
  10. Fiz ficou uma delicia macio e cresceu bem tdo mundo adoro obrigado abço.

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog, vou participar sempre tenho a panificadora e vou testar suas receitas. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  12. Fiz o pão mas, quando ficou pronto não tive a paciência de esperar esfriar um pouco antes de desenformar e quando virei a forma ele espatifou-se no prato! kkkk Comi mesmo assim... ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  13. Kkkkkkk... eu sempre falo nas dicas básicas, sempre espere amornar um pouco antes de cortar ou retirar o pão, ainda mais nestes casos que não são pães basiquinhos rs... mas que bom que gostou, abraços!

    ResponderExcluir
  14. Estou fazendo todos os dias pães de 300g, fiz o pão de leite e de milho. Ficam divinos !!! A clara do ovo tem aproximadamente 10 colheres, então se for receita de 900g, pode utilizar 3 colheres. Se for de 600g utilize 5 colheres. A gema é a mesma coisa, divide em 3 (receita de 900g) ou em 2 partes (receita de 600g - tudo no mais ou menos). O resto pode dividir tudo pela metade ou 1/3 .Fica uma delicia, dá aproximadamente 6 fatias. Os pães ficam em forma de gota, então hoje vou tentar deixar retangular abrindo a tampa 1 h antes do término.
    Pão novinho todos os dias, que maravilha !!!!!!
    Beijosssss

    Francielli

    ResponderExcluir
  15. Ah o tempo para pão de 300g. Sempre diminuo de 5 a 7 minutos. É só observar quantos minutos o pão normal diminui de 900g para 600g. Por exemplo, o pao de sanduiche passa de 3:00 para 2:55, então para 300g será 2:50

    Francielli

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Adorei o blog, mas eu fiz esse pão e derramou!!!
    Fedeu a cozinha toda...

    Ainda está assando, faltam 30min... Tomara que o sabor compense o fedor e a sujeira que fez na máquina...

    é minha primeira experiência com a máquina... aff

    ResponderExcluir
  17. Se derramou foi muito fermento ou você derramou farinha na resistência por isso está com cheiro rs... para primeira vez vc deve fazer como falo nas dicas básicas 1 e 2, leia e depois mãos na massa!

    ResponderExcluir
  18. Maravilhoso!!! Em breve viro uma bola :( cada dia quero testar um diferente

    ResponderExcluir
  19. Kkk... cuidado, pão caseiro é viciante rs

    ResponderExcluir
  20. Fiz ontem o Brioche ficou perfeito... aliás todas as receitas do blog que faço ficam perfeitas... Parabéns ★★★★★

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,
    estou fazendo o brioche de iogurte e notei que minha máquina está fazendo um rangido no batedor, parecendo aquelas camas antigas dos nossos avós... Será que é a massa que pode ter ficado pesada ou é indícios de problema? Será que eu posso colocar graxa ou óleo na parte de baixo?

    ResponderExcluir
  22. Pode não ser nada, imagina, essa massa é mole, não pesa. Aí essas coisas vc tem que ver com assistência mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Mauricio,

    Pra fazer uma meia receita desse pao, como vc aconselha as qtdes de ingredientes?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Pode, é só dividir tudo pela metade, o ovo vc usa só a gema.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde, Maurício! Parabéns pelo blog! Ótimas dicas, maravilhosas receitas!
    Hoje farei meu primeiro pão (este brioche de iogurte) e tenho uma dúvida: qual açúcar é o melhor para pães? Cristal? Refinado? Mascavo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. O ideal é o refinado, mas pode usar os outros tipos tb sem problemas.

    ResponderExcluir
  27. Olá Maurício , obrigada pelas receitas.´ Esse Pão Brioche de Yogurte , quando foi pincelar a gema ,é só abrir a tampa da máquina pincelar o pão rapidamente e fechar a máquina para completar o ciclo .

    ResponderExcluir
  28. Os melhores pães, depois de anos voltei a usar minha maquina, estava só enfeitando minha cozinha, obrigado pelas receitas maravilhosas.....

    ResponderExcluir
  29. Muito bom esse pão, a massa fica simplesmente linda, lisinha,

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Maurício! É possível modelar e assar no forno esse pão ou vc recomenda completar o ciclo na máquina mesmo? Bjs é muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  31. Olá Mauricio, tudo bem? Gostaria de te parabenizar pelo seu blog......é PERFEITO!!!!!Comprei a minha máquina de pão recentemente e passo por aqui todos os dias para ver as suas receitas. Ahh e tenho uma dúvida em relação á essa receita....o iogurte e os outros ingredientes precisam estar em temperatura ambiente? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. SIm, é o ideal para tudo, nada gelado.

      Excluir
    2. Muito obrigada por me responder!!!! =) Vou testar e depois conto o resultado.

      Excluir
    3. Bom dia Maurício! Fiz o brioche ontem e ficouu simplesmente PERFEITO!!!!! Super macio. Muito obrigada por sua dedicação com o seu blog e por nos ajudar com essas maravilhosas receitas.

      Excluir
  32. Ficou ótimo, super macio.
    Mas cresceu muito mesmo, até levantou a tampa da maquina e hoje está frio.

    Recomendo

    ResponderExcluir
  33. Mauricio, ainda não experimentei as receitas, mas quero fazer e por acaso posso só bater a massa na máquina e colocar para assar no forno convencional, já fiz as receita que acompanha a máquina, mas não gostei do sabor depois que assa nessa máquina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja nas DICAS BASICAS como proceder, abraços.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!