Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Doce de Canela


(Ciclo Doce)

Tamanho: 600g ou 750g

1 xícara de leite
1/4 xícara de manteiga ou margarina amolecida
1 ovo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 e 1/4 colheres de chá de canela em pó
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Doce.

Dicas: Você pode adicionar passas ou castanhas após soar o BIP, quando a massa já estará homogênea, no máximo 1/2 xícara.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

30 comentários:

  1. É possível fazer pães diet?

    ResponderExcluir
  2. Sim Luciana, tem inclusive alguns aqui no blog, basta fazer as substituições, açúcar por adoçante forno-e-fogão, a margarina ou manteiga por azeite ou canola, escolher uma receita que já seja com água, etc...

    ResponderExcluir
  3. Adoro canela, num pão deve de ficar interessante! :)
    Beijinhos doces e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Gente, fiz esse pao e esta aprovado!! Uma delicia, tem gostinho de rosca!! Parabéns pela receita!!

    ResponderExcluir
  5. Amei a receita, fiz e deu super certo, ficou uma delícia! Alterei a receita e coloquei 2 xic de farinha comum e 1 xic de farinha integral! Faltou as passas, pois não tinha na hora, mas realmente com as passas deve ficar maravilhoso!! Super aprovada! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Maurício, estou procurando alguma receita com polvilho, mas que não seja pão de queijo. Queria usar para fazer um pão doce mas na dúvida de como ficará a textura, prefiro consultá-lo. Vc tem alguma receita que leve mais polvilho do que farinha? Qdo coloco polvilho doce na procura, aparecem n receitas mas várias sem o dito-cujo. Grata.

    ResponderExcluir
  7. Oi Simone, isso é muito difícil, porque o polvilho dá sempre um resultado semelhante ao pão de queijo ou algo muito duro e seco, não tenho nenhuma receita assim rs... abraços!

    ResponderExcluir
  8. ahhhhhhh então não é polvilho que quero não. thks

    ResponderExcluir
  9. mauricio gostaria de saber qual farinha de trigo voce usa pois meus pães nunca ficam bons

    ResponderExcluir
  10. Veja o que falo sobre isso e muito mais ali no topo do blog nas Dicas Básicas 1 e 2. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Aaaa fiz esse pao ontem e deu super errado...ficou uma casca dura e mole..parecia cru por dentro.
    Foi o meu primeiro pao feito na maquina, ainda estou aprendendo...vou tentar novamente fazendo o pao de leite e mel.
    Mauricio será que fiz algo de errado? Usei leite desnatado, trigo emege e fermento Dr. Otcker.

    ResponderExcluir
  12. Aline, se vc é nova, comece lendo as Dicas Básicas 1 e 2 aqui mesmo no blog, depois se aventure nas receitas diferentes rs... Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Mauricio tem alguma diferenca do leite desnatado?? posso continuar usando ou nao?.

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, pode usar normalmente, a diferença do desnatado é que ele tem menor teor de gordura, mas se não mudar o resto não é algo que afetará o resultado do pão.

    ResponderExcluir
  15. olá Maurício! Fiz esta receita hoje. Após a maquina amassar todos os ingredientes verifiqueique ficou com a textura um pouco mole, mas como segui a receita na risca, deixou o Ciclo Doce continuar. Faltando 10 minutos para começar a assar dei uma olhada e fiquei super feliz em ver a massa que havia crescido até quase em cima da forma; contudo a alegria durou pouco... 5 minutos depois olhei novamente e a massa tinha afundado uns dois dedos e o centro um pouco mais e apos uns 4 min começou a assar e continuou afundada a massa até completar o ciclo. Porque será que aconteceu isso?? Obrigado e parabéns pelo Blog. Evandro. BH/MG

    ResponderExcluir
  16. Oi Evandro, pode ser a farinha, fermento... várias coisas, leia as dicas básicas 1 e 2 aqui no blog que irão lhe ajudar, abraços!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Maurício, adoro suas receitas e dicas. Estou fazendo essa receita e estou com medo. A MFP ainda está sovando a massa, mas ela está bem mole. É normal? Será que acrescento um pouco de farinha? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Oi Flávia, que bom que gostou, tem receitas em que a massa é mais mole mesmo, em outras mais firme, em outras firme mais grudenta, cada receita tem uma leve nuance de textura da massa, se não todos os pães sairiam iguais rs

    ResponderExcluir
  19. Não entendi a descrição: "Você pode adicionar passas ou castanhas após soar o BIP"
    Que BIP, o final quando o pão já está pronto?

    ResponderExcluir
  20. Algumas maquinas, a maioria, emitem um BIP, um sinal sonoro, quando é a hora ideal de se adicionar frutas, castanhas, etc...

    ResponderExcluir
  21. Fiz este pão hoje. Ficou maravilhoso!

    ResponderExcluir
  22. Mauricio, boa tarde. Minha maquina de pão é Electrolux, não há o ciclo Doce nela, por qual eu substituo para fazer este pão? Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, ganhei minha máquina esse fds ontem fiz meu primeiro pão que foi o pão de manteiga e deu super certo eu amei. Achei vc vó YouTube e já me apaixonei. Procurei receita de algo que fosse parecido com rosca de canela ( pão doce de canela) vou fazer hoje sua receita, gostaria de esclarecer uma dúvida. Se eu quiser diminuir para o pão de 450 posso fazer a proporção que dá certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tem vários pães com canela aqui no blog, roscas, cinnamons, etc... Se fizer certinho não tem porque dar errado. Bjs

      Excluir
  24. Fiz a receita e deu super certo. Muito delicioso.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: