Pão Doce de Canela

(Ciclo Doce)


Tamanho: 600gr

1 xícara de leite
1/4 xícara de manteiga ou margarina amolecida
1 ovo
3 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 e 1/4 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Doce.

Dicas: Você pode adicionar passas ou castanhas após soar o BIP, no máximo 1/2 xícara.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

26 comentários:

  1. É possível fazer pães diet?

    ResponderExcluir
  2. Sim Luciana, tem inclusive alguns aqui no blog, basta fazer as substituições, açúcar por adoçante forno-e-fogão, a margarina ou manteiga por azeite ou canola, escolher uma receita que já seja com água, etc...

    ResponderExcluir
  3. Adoro canela, num pão deve de ficar interessante! :)
    Beijinhos doces e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Gente, fiz esse pao e esta aprovado!! Uma delicia, tem gostinho de rosca!! Parabéns pela receita!!

    ResponderExcluir
  5. Amei a receita, fiz e deu super certo, ficou uma delícia! Alterei a receita e coloquei 2 xic de farinha comum e 1 xic de farinha integral! Faltou as passas, pois não tinha na hora, mas realmente com as passas deve ficar maravilhoso!! Super aprovada! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Maurício, estou procurando alguma receita com polvilho, mas que não seja pão de queijo. Queria usar para fazer um pão doce mas na dúvida de como ficará a textura, prefiro consultá-lo. Vc tem alguma receita que leve mais polvilho do que farinha? Qdo coloco polvilho doce na procura, aparecem n receitas mas várias sem o dito-cujo. Grata.

    ResponderExcluir
  7. Oi Simone, isso é muito difícil, porque o polvilho dá sempre um resultado semelhante ao pão de queijo ou algo muito duro e seco, não tenho nenhuma receita assim rs... abraços!

    ResponderExcluir
  8. ahhhhhhh então não é polvilho que quero não. thks

    ResponderExcluir
  9. mauricio gostaria de saber qual farinha de trigo voce usa pois meus pães nunca ficam bons

    ResponderExcluir
  10. Veja o que falo sobre isso e muito mais ali no topo do blog nas Dicas Básicas 1 e 2. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Aaaa fiz esse pao ontem e deu super errado...ficou uma casca dura e mole..parecia cru por dentro.
    Foi o meu primeiro pao feito na maquina, ainda estou aprendendo...vou tentar novamente fazendo o pao de leite e mel.
    Mauricio será que fiz algo de errado? Usei leite desnatado, trigo emege e fermento Dr. Otcker.

    ResponderExcluir
  12. Aline, se vc é nova, comece lendo as Dicas Básicas 1 e 2 aqui mesmo no blog, depois se aventure nas receitas diferentes rs... Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Mauricio tem alguma diferenca do leite desnatado?? posso continuar usando ou nao?.

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, pode usar normalmente, a diferença do desnatado é que ele tem menor teor de gordura, mas se não mudar o resto não é algo que afetará o resultado do pão.

    ResponderExcluir
  15. olá Maurício! Fiz esta receita hoje. Após a maquina amassar todos os ingredientes verifiqueique ficou com a textura um pouco mole, mas como segui a receita na risca, deixou o Ciclo Doce continuar. Faltando 10 minutos para começar a assar dei uma olhada e fiquei super feliz em ver a massa que havia crescido até quase em cima da forma; contudo a alegria durou pouco... 5 minutos depois olhei novamente e a massa tinha afundado uns dois dedos e o centro um pouco mais e apos uns 4 min começou a assar e continuou afundada a massa até completar o ciclo. Porque será que aconteceu isso?? Obrigado e parabéns pelo Blog. Evandro. BH/MG

    ResponderExcluir
  16. Oi Evandro, pode ser a farinha, fermento... várias coisas, leia as dicas básicas 1 e 2 aqui no blog que irão lhe ajudar, abraços!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Maurício, adoro suas receitas e dicas. Estou fazendo essa receita e estou com medo. A MFP ainda está sovando a massa, mas ela está bem mole. É normal? Será que acrescento um pouco de farinha? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Oi Flávia, que bom que gostou, tem receitas em que a massa é mais mole mesmo, em outras mais firme, em outras firme mais grudenta, cada receita tem uma leve nuance de textura da massa, se não todos os pães sairiam iguais rs

    ResponderExcluir
  19. Não entendi a descrição: "Você pode adicionar passas ou castanhas após soar o BIP"
    Que BIP, o final quando o pão já está pronto?

    ResponderExcluir
  20. Algumas maquinas, a maioria, emitem um BIP, um sinal sonoro, quando é a hora ideal de se adicionar frutas, castanhas, etc...

    ResponderExcluir
  21. Mauricio, boa tarde. Minha maquina de pão é Electrolux, não há o ciclo Doce nela, por qual eu substituo para fazer este pão? Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Muito boa, uma delícia, ficou demais.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!