Pão de Cebola Caramelada

(Ciclo Básico)


Tamanho: 600gr

1 colher de sopa de manteiga ou margarina
2 cebolas médias picadas grosseiramente
1 xícara de água
1 colher de sopa de azeite ou óleo vegetal
3 copos de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 e 1/4 colheres de chá de fermento biológico granulado seco

Em uma frigideira ou panela, em fogo baixo, coloque as cebolas e a manteiga ou margarina e vá mexendo durante uns 10 à 15 minutos até que as cebolas fiquem com uma cor caramelada.
Acrescente todos os ingredientes na forma da máquina de pão na ordem acima, exceto as cebolas, depois programe o ciclo Básico. Assim que soar o BIP acrescente as cebolas, que neste momento devem render cerca de 1/2 xícara. Deixe o ciclo terminar e pronto.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

15 comentários:

  1. Olá! Adorei o seu site, parabéns!
    Gostaria de saber se, nessa receita eu posso usar a farinha integral e se sim, quanto devo usar?
    Obrigada
    Rosi Araujo

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosi, obrigado pelos elogios. Poder vc pode, mas daí terá que adaptar tudo, fica difícil dizer assim, só testando mesmo. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Delícia! Sua receita deixou uns amigos ficaram enlouquecidos. Alguns até preferiram comê-lo puro. Fez bonito numa noite de vinhos e boa conversa. O pão é fofo demais, perfumado e delicadamente saboroso. Aprovadíssimo o pão de cebolas carameladas.

    Antes de experimentarem, estavam achando exagero eu não comer mais pão industrializado. Rá rá rá! Servi esse pão e o Integral Delicioso... As pessoas ficaram impressionadas!

    Comecei até a ouvir gente interressada em adquirir uma MFP. É muito divertido ver a reação de quem não tem hábito de comer pão caseiro.

    Parabéns e obrigada por mais essa receita. Abraço forte.

    ResponderExcluir
  4. Oi Alecrim, que legal, fico muito feliz e me sinto lisonjeado por mim e por vc rs... é verdade, muita gente ainda não conhece estas maravilhas que ainda por cima deixam nossa alimentação mais saudável e funcional. Parabéns, vc está fera! Muitos abraços! :) (Indica meu blog e meu livro para eles rs)

    ResponderExcluir
  5. Sempre indico. Os cadernos de receitas que vêm c/ as máquinas são muito fracos em termos de receitas. Dicas então... nem existem. Esses manuais passam a sensação q basta colocar os ingredientes na ordem e na quantidade, fechar a máquina e só voltar qdo o pão estiver pronto. Só aprendi a fazer pão na máquina qdo passei a frequentar o seu blog.

    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  6. Eu teste minha MFP pela primeira vez e acertei super!!! E to afins de fazer este com cebolas carameladas, mas se eu não me engano, minha maquina "Mondeal Britania" so faz esse BIP qiuando o pao esta pronto!!! Sendo assim, em que ponto eu coloco as cebolas?

    ResponderExcluir
  7. Que bom que acertou! Como assim, é Mondial ou Britânia rs? Tem que ver no seu manual a hora que ela dá o sinal. Se a sua não der o BIP acrescente após uns 20 minutos.

    ResponderExcluir
  8. O oleo ou azeite em que frita a cebola é o da lista de ingredientes,ou extra? Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá, Maurício. Tudo bem? Acabei de adquirir uma máquina (britânia) e já estou no meu terceiro pão. Segui suas dicas e tenho sido muito feliz! Agora quero testar esse de cebola e estou com a mesma dúvida da Cláudia Fernanda. No caso do ciclo básico da minha máquina, ela bate por 9 min, descansa por 20 e volta a misturar por mais 14 min. Eu colocaria na cebola logo após esse primeiro descanso? Obrigada e parabéns pelo site! ;)

    ResponderExcluir
  10. Essa receita é muito top, ja fiz varias vezes e é sempre sucesso aqui em casa eu e meu marido estamos viciados, só queremos pão de cebola caramelada rssrrsr, a unica coisa que mudei foi que coloquei mais uma cebola e coloquei a cebola frita no inicio da programação, a cebola incorpora bem na massa e o gostinho fica mais forte e o pão fica até com uma cor mais escurinha! Essa é a melhor receita de todos os tempos, muito saborosa, acabei de fazer mais um \o/

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!