Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Integral de Cerveja Preta


(Ciclo Básico / Normal ou Integral)

Tamanho: 600g ou 750g

1 e 1/4 xícaras de cerveja preta em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de melado ou mel
1 colher de sopa de manteiga
1 e 1/2 colheres de chá de sal
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de centeio
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.

Dicas: Quando sor o BIP, ou quando a massa já estiver homogênea, você pode adicionar 1/2 xícara de nozes ou amêndoas à massa. Este pão vai muito bem com manteiga ou geleias.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

11 comentários:

  1. Olá mauricio.
    Desculpe incomodar, mas preciso da sua ajuda. Fiz um pão integral mas no final ele não cresceu no meio, ficou com um buraco em vez de ficar alto, está bom de sabor mas ficou com o buraco no meio como se tivesse abatido. o que acha que correu mal??? Obrigado. Adoro o seu blog e já fiz algumas das suas receitas.

    ResponderExcluir
  2. oi isabel, isso as vezes ocorre, geralmente quando é uma receita maior sabe, quando se coloca muito fermento tb ocorre, ou ayé quando a farinha não é boa. Coloque 1 colher de amido de milho na receita para ajudar a dar liga e sustentação que ajuda. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obg Mauricio. Vou experimentar... ontem foi para esquecer nada saiu bem!!! Abraço!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Delíííícia! A família amou esse pão (o triste é que rapidamente acaba). Um sabor diferente da maioria dos pães, docinho suave, fofo e com umidade no ponto (não é aquele pão seco que dificulta na hora de engolir). Até puro vai bem.

    Recomendo essa receita a todos. Mais uma vez, agradeço ao Maurício.

    Abçs, Alê.

    ResponderExcluir
  5. Eu testei a dica do amido de milho mas, mesmo assim, afundou. O que será?

    ResponderExcluir
  6. Então só há uma saída, acompanhe todo o processo do pão, leia as Dicas Básicas aqui no blog, fique de olho na textura da massa, no crescimento e enquanto assa, se não for excesso de fermento, massa muito mole ou muito dura, ou a receita em sí algum ingrediente pode não estar de acordo. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Mauricio, é possivel substituir a farinha de centeio pela mesma quantidade de farinha integral nesse pão de cerveja preta ? Moro onde o vento faz a curva e farinha de centeio é dificil de achar...

    ResponderExcluir
  8. Só testando, acredito que sim, talvez fique só um pouquinho menos úmido, tente colocar um pouco menos do que a quantidade de centeio então, senão veja outra aqui no blog, tem várias, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ontem fiz o pão, troquei a farinha de centeio pela integral, na mesma quantidade, acrescentei a colher de amido (coloquei uma de chá). Liguei a máquina (é uma Arno, foi presente, cavalo dado não se olha os dentes) e continuei meus afazeres. Quando faltava 1 hora para o fim do programa dei uma checada e o pão não tinha crescido bem. Desliguei a máquina, passei ele para minha forma de pão e deixei crescer mais meia hora. Ficou do tamanho adequado, assei por 40 minutos em forno médio e saiu uma beleza de pão. O cheiro invadiu a casa toda. Tive o bom senso de esperar 15 min antes de cortar a primeira fatia. Que delicia. Não perdeu a umidade, ficou macio, o sabor do melaço e da cerveja combinaram perfeitamente. Achomque hoje mesmo faço outro, porque o de ontem está em seus momentos finais, rs. Obrigada por mais uma receita maravilhosa Mauricio.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: