Pão 100% Integral com Aveia e Grãos (Vegan, Diet e Sem Lactose)

***Esta receita foi desenvolvida e enviada por nossa amiga Priscila Proença. Obrigado por compartilhar conosco Pri, abraços!

(Ciclo Integral)

Tamanho: 900gr

2 copos de água
3 colheres (de sopa) de óleo de canola
2 colheres (de chá) de sal marinho
4 copos de farinha de trigo integral fina
1 copo de farinha de aveia
3 colheres (de chá) de fermento biológico granulado seco
Grãos a gosto (semente de linhaça, de girassol (tostada), chia, quinoa, amaranto...)

Coloque os ingredientes na forma da máquina de pão, primeiro os líquidos, depois os sólidos e por último o fermento. Programe o ciclo Integral. Escolha a quantidade de massa (900gr) e selecione a cor da casca (Média) e ligue. Após a primeira parada da máquina, após o BIP, acrescente os grãos.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

51 comentários:

  1. Típico pão integral, basta um pedaço para alimentar. Delícia! Com manteguinha, de manhã, acompanhado de chá ou café, huuum! Quem não está acostumado pode achar pesado, mas alimento integral é para comer menor quantidade exatamente pq sacia mais. Recomendo.

    Até agora, não encontrei uma receita ruim e que desse errado no blog do Maurício! Incrível!

    Estou ficando com saudades de errar! De fazer um pãozinho com gosto tão prejudicado que os meus cães recusam. Hahahaha! Brincadeira.

    Eu e minha família procuramos só consumir pães caseiros, então receitas deliciosas era o que precisávamos. Amando os pães do blog. Parabéns à Priscila que partilhou a receita com os leitores.

    Abçs,
    Alê

    ResponderExcluir
  2. 30g de fermento né, não é muito não patrão?(como de costume, eu perguntando e lhe torrando as paciência, rs)

    ResponderExcluir
  3. Daniel Ramos, são duas colheres de chá, como esta na receita. Da cerca de 15 g e não 30.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mauricio, esta é minha primeira mensagem aqui. Ganhei uma máquina Arno Uno e fiz dois pães até agora. O básico que eles recomendam e um outro cuja receita peguei aqui no seu blog (levava aveia e mel). Os dois ficaram muito bons, nós adoramos. Amanhã quero fazer este integral, vai ser meu primeiro integral. Mas não quero fazer de 900g, só de 500g. Basta dividir a quantidade dos ingredientes pela metade? Desculpe se a pergunta for boba demais... Abraço e obrigadíssima pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosana, que bom ter vc aqui parabéns pela sua Máquina de Pão nova! Não recomendo dividir as receitas, pois isso irá alterar o crescimento, umidade... da massa, mas vc pode tentar. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Maurício! Deixe-me perguntar só mais uma coisa: no caso das receitas que não mencionam o tamanho do pão, como fazemos? A minha máquina tem as opções 500g, 750g e 1000g. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Nas dicas básicas coloquei uma referência a isso para facilitar, qualquer dúvida é só falar. abraços!

    ResponderExcluir
  8. Reduzi a receita pela metade, a maquina fez a massa, eu abri, recheei com catupiry, um tiquinho de molho de tomate, fechei e cobri com parmesão. Ficou divino, acabou tudo em 10min (somos em 3)
    Suas receitas são otimas!!,

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, que bom que conseguiu, abraços para vcs!

    ResponderExcluir
  10. mauricio, uma duvida....as maquinas nao "sofrem" muito fazendo paes integrais, ou seja, diminuir vida util rs..tenho medo quanto a isso pois as massas sao pesadas

    ResponderExcluir
  11. Oi Daniel, imagine, são feitas para isso rs

    ResponderExcluir
  12. Sinto-me mais tranquilo agora entao, rs.

    ResponderExcluir
  13. Da pra substituir 2 copos d farinha de trigo integral por pelo menos 2 outros tipos?(soja,quinua..) e o de aveia pode ser ½ aveia e a outra ½ "germem de trigo" por exemplo.... por final, sem alterar a quantidade "total"

    ResponderExcluir
  14. é o que eu irei fazer, posto resultados a noite.

    ResponderExcluir
  15. nao foi muito satisfatorias, teve que ser feito varias modificações pra sair um pao aceitavel, rsrs, mais no final o resultado foi bom.

    ResponderExcluir
  16. Oi Daniel, por isso que falo, é melhor buscar uma receita já certa, aqui no blog tenho umas 500 então não é difícil rs

    ResponderExcluir
  17. Oi Thais, tem sim, veja nas dicas básicas como fazer! Abraços!

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber se nesta receita pode colocar o leite no lugar da água obrigada .

    ResponderExcluir
  19. Ola Maurício tudo bem? gostaria de saber se da certo tbm substituir a farinha de aveia por farinha de linhaça ? Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Fiz a substituição, em relação as sementes, não sei se tem um limite em relação a quantidade, coloquei umas 5 colheres de sopa, variadas... Espero que de certo, amanhã posto o resultado pra vcs. Até!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sabrina, é uma substituição por ingredientes bem diferentes, então acredito que não, só vc testando.

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Maurício. Então ate que não ficou ruim..rsrsr só ficou um pouco "pesadinho" e sem sal...rsrrs Na próxima eu melhoro. Ah referente a medica do copo, eu usei 240 ml esta certo? abraço!

    ResponderExcluir
  23. Oi Mauricio eu fiz essa receita e o pão não ficou bom ficou um pouco amargo os grãos eu usei amaranto, gergelim e quinoa o que será que deu errado?

    ResponderExcluir
  24. Lisandra, a causa mais provável é que algo esteja estragado, mais provavelmente a farinha integral, veja aí rs

    ResponderExcluir
  25. qual a marca da farinha integral que você usa?

    ResponderExcluir
  26. Oi Marcelo, uso uma da Yoki que se chama Mais Vita, e tb uso orgânica comprada em mercado municipal.

    ResponderExcluir
  27. Caro Mauricio, sou novo nisso e fico um pouco confuso . Quando se refere a um copo de quantos mililitros seria ?

    ResponderExcluir
  28. Rizzi, um copo ou xícara nas receitas de máquina de pão é sempre aquele copo/xicara que já vem com a máquina, tem 240ml. Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Olá Maurício! Posso substituir a farinha integral pela sem glúten (FSG) ou de arroz? E a aveia por amaranto ou quinua? Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Não, vc tem que pegar aqui um receita que leve estes ingredientes que deseja, se não dará errado, abraços!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pela receita. Acabou de sair da máquina e ficou uma delícia.
    Parabéns pelo acervo de receitas, freqüentarei em breve. Procurei uma receita de pão de jatobá mas não achei. Caso eu consiga fazer, compartilharei a receita aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Eu fiz essa receita várias vezes até conseguir acertar o ponto, sempre murchava. Seguindo suas dicas, fui diminuindo o fermento até acertar e, pra mim, o ideal foi só 1 colher de chá de fermento! Eu moro no Rio, então imagino que deve ser por causa do calor. Mas quando finalmente acertei, ficou maravilhoso e fofinho!
    Ah, sim, e também troquei o óleo de canola pelo de côco, mais saudável e dá um gostinho bom, ficou perfeito.
    Obrigada pela receita, e parabéns pelo blog, é ótimo!

    ResponderExcluir
  33. Oba! Que bom que conseguiu, é isso mesmo, onde é mais quente, ou em dias mais quentes é sempre bom usar menos fermento, e em uma receita como essa integral dá um pouco mais de trabalho mesmo, pois o glúten demora mais a desenvolver. Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Olá, se eu dividir os ingredientes pela metade e escolher o pão de 400/600gr também daria certo?

    ResponderExcluir
  35. Muito legal o seu site!
    Estou entrando no mundo da máquina do pão agora e gostei bastante das receitas encontradas aqui.
    O óleo não precisa necessariamente ser o de canola, né? Pode ser de milho, de girassol?
    E a respeito da conservação do pão? Como devo guardá-lo? E por quanto tempo?

    ResponderExcluir
  36. Olá, obrigado. Sim, pode. Leia as dicas básicas 1 e 2 aqui mesmo no blog.

    ResponderExcluir
  37. Olà! Maurício, uma dúvida g quando você se refere a medida de copo. É o copo que acompanha a maquina de pão?., eu comprei a máquina de pao recentemente e fiquei em dúvida Se devo utilizar a medida padrão de um copo americano ou da maquina de pão. Abraço

    ResponderExcluir
  38. Nas receitas de Máquina de Pão, o COPO ou XÏCARA é sempre a medida de xícara padrao mundial 240ml, que é a mesma medida do copo que acompanha a máquina.

    ResponderExcluir
  39. Olá Maurício! Parabéns pelos sites e obrigada por compartilha. Ontem inaugurei minha máquina e fiz a receita sugerida pela Mondial para primeira utilização. Deu certo mas foi muito difícil tirar o pão da forma. Tive que usar utensilio de silicone para solta-lo. Você imagina o que poderia ter ocorrido? Eu tinha acabado de fazer o processo para ativar o anti aderente! Agora, quero tentar fazer esta receita e minha dúvida é se posso trocar a água por iogurte natural, desnatado ou grego. Fico grata.

    ResponderExcluir
  40. Olá, que estranho.... nunca me aconteceu rs... sim, pode usar sim. ;)

    ResponderExcluir
  41. Olá! Essa receita não leva nada de açúcar? Nesse caso, o que ativa o fermento?

    ResponderExcluir
  42. O que ativa o fermento é o líquido em contato com o fermento, a umidade, os açúcares só aceleram.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Veja as DICAS BASICAS aqui no blog. Abraços.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!