Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Risoto de Funghi (Cogumelos) na Máquina de Pão


(Ciclo Geleia)

1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola ralada ou triturada
2 dentes de alho amassados ou triturados
1 xícara de arroz arbóreo (aquele arroz próprio para risotos)
1/3 de xícara de vinho branco
1 xícara de cogumelos funghi secos, outro 2 xícaras de cogumelos frescos
1 e 2/3 xícara de caldo quente (dissolva 1 tablete ou pacotinho de caldo de carne, frango ou legumes na água quente ou use um caldo caseiro)

Para finalizar
1 colher se sopa de manteiga
1/2 xícara de queijo parmesão ralado grosso
Ervas finas frescas (salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano...)

Primeiramente coloque os cogumelos em uma tigela e despeje a água quente sobre eles, deixe descansar por 15 minutos e depois escorra em uma peneira, você pode utilizar esta água como parte do caldo.
Coloque na forma da máquina de pão o azeite, a cebola e o alho, programe o ciclo Geleia e deixe por uns 3 minutinhos, depois acrescente o arroz, deixe por mais 5 minutinhos, e em seguida o vinho branco, os cogumelos picados e o caldo e aguarde, quando faltarem uns 5 minutinhos para terminar o ciclo acrescente a manteiga, o parmesão e as ervas frescas de sua preferência e deixe o ciclo terminar. Pronto, olha que simples, sem ter que ficar colocando caldo e mexendo o tempo todo, sem ficar vigiando o tempo todo rs. Sirva com queijo parmesão ralado por cima. Perfeito!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

17 comentários:

  1. Fiz risoto de camarão, seguindo a idéia da sua receita....ficou ótimo

    ResponderExcluir
  2. Gente! Que maravilha!!! Muito criativo!! Vou tentar fazer!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mauricio, pode fazer com o champignon? Neste caso eu não preciso hidratar, correto? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Maurício, quase não acreditei quando li risoto na máquina de pão. Simplesmente genial! Vou testar no final de semana. Só tenho uma dúvida, se fizer de carne tem quefazê-la separadamente ou dá pra fazer nesse mesmo processo? Obrigada e que Deus te dê cada vez mais sabedoria, criatividade para compartilhar com todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Vc vai adorar. Pode colocar junto que ela vai cozer junto.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso!!!
    Vou tentar agora fazercom outros sabores

    ResponderExcluir
  7. Posso colocar camarão de vez o cogumelo? Amando suas dicas !!! Já fiz o risoto simples... Macarrão com salsicha obrigada beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MAURICIO, fiz as quantidades com está na receita, 400ml de caldo,quando terminou o ciclo de geleria , o arroz ficou nadando em muita aguá ainda, coloquei na panela de pressão comum para seca,não sei o que aconteceu!

      Excluir
    2. tem q ser o arroz apropriado, conforme falo na receita, arroz arboreo.

      Excluir
  8. Testei e ficou maravilhoso! Eu não acreditava que daria tão certo rsrs, mas deu! Recomendo!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: