Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão de Arroz (Sem Glúten)


(Ciclo Sem Glúten ou Ultra-rápido)

Tamanho: 600g ou 750g


1 xícara de leite
2 ovos
2 colher de sopa de óleo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de polvilho doce
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Acrescente todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, programe o ciclo e ligue a máquina.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

88 comentários:

  1. Fiz este pão e ficou muito bom, saboroso e leve. Recomendo, super fácil.

    ResponderExcluir
  2. Será que no lugar de polvilho doce,posso colocar farinha de soja?

    ResponderExcluir
  3. Olá, nesta receita não, mas tem receita de pão de soja aqui no blog, aí vc terá um melhor resultado. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Qdo vc diz "um copo" qual seria a medida em ml? Outra coisa, posso substituir leite por água? Grata, Maíra

    ResponderExcluir
  5. Olá, um COPO ou Xícara nas receitas de máquina de pão sempre se refere ao copo/xícara medidor que vem já com a máquina, que tem capacidade de 240ml. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada! O copo da minha maquina é de 500 ml, por isso perguntei. E o leite, posso trocar por água? Grata, Maíra

    ResponderExcluir
  7. A entendi, diferente né, mas geralmente tem uma marcação ao lado também de CUP. Pode trocar sim, mas o sabor irá mudar um pouco ok. Abraços Maíra!

    ResponderExcluir
  8. Posso acrescentar neste pão,chia e farinha de linhaça?Se sim,qual a quantidade,obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Olá, pode sim, mas nesta receita no máximo 1/2 xícara. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Qual o ponto da massa? É mole, por causa dos dois ovos? Ou acrescenta mais farinha até ficar homogenea ? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá, pão sem glútem geralmente é massa mole mesmo para não ficar duro depois pelo excesso de amidos. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oi fiz essa receita e a massa ficou muito mole e não cresceu. O pão também não assou direito.Fiz a medida bem certinho. É normal a massa muito mole?

    ResponderExcluir
  13. Sim, pois como é sem glútem tem textura diferente, caso o ciclo termine e ainda ache que está crú programe para assar apenas mais um pouco.

    ResponderExcluir
  14. Vou experimentar esta receita, parece-me ótima. E como sugestão, já experimentaram fazer pizza sem glúten? Eu fiz e calhou muito bem. Podem ver a receita aqui:

    http://dietatipogenetico.blogspot.pt/2013/11/pizza-mozzarella-sem-gluten-e-sem.html

    Bj,
    Maria

    ResponderExcluir
  15. Posso usar a máquina apenas para misturar, sovar e crescer e depois assar em forno convencional? Será que fica mais gostoso?

    ResponderExcluir
  16. Posso substituir o óleo por margarina? Se sim, qual seria a quantidade?

    ResponderExcluir
  17. Oi Anninha, pode. Na verdade eu acho que fica mais seco.

    ResponderExcluir
  18. Oi Gislene, poder pode, mas pode alterar o resultado.

    ResponderExcluir
  19. Oi Maurício, obrigada pelo retorno! Tentei fazer conforme a sua receita primeiro, para depois tentar fazer o teste da substituição. O problema é que a massa ficou muito dura. E como eu li nos comentários que a massa fica mais mole, acrescentei um pouco mais de leite. Mesmo assim o pão não cresceu, ficou pesado e duro. O que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Mauricio! Tudo bem? Te enviei um e.mail esses dias perguntando qual máquina vc me indicaria pra comprar, quero agradecer seu rápido retorno. Essa seman a chegou, a minha máquina, comprei da britânia. Fiz um pao do caderno com ela, e agora acabei de assar um das suas receitas, na verdade fiz esse aih de cima...nao sei se ele cresceu suficiente. O meu ficou com altura de 4 dedos e acho que precisava sovar mais e crescer mais, pois ficoucom a marca espiral em cima dele, entende? Mas estou comendo e ficou muito bom. Sera que tento fazê-lo em outro ciclo ou seria assim mesmo a consistência desse pâo. Repito, mesmo assim ficou muiiitooo bom, clarinho, macio, saboroso, mas acho que devia ter crescido mais. Eu nao aguentava mais comer aqueles pães industrializados sem glutem e sem lactose..... ótimo dia!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Gisele, mas eu não te recomendeu Britânia, só para constar aqui rs... não indico esta marca porque a maioria das reclamações que recebo é dela. Agora para seus pães leia as Dicas Básicas 1 e 2 aqui do blog que irão lhe ajudar muito, principalmente agora no começo. Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Rsrsrsrs!!!!! Realmente, eu lembrei disso, mas o que me atraiu foi um desconto gigante! e ela fazer 4 tamanhos de pães. Todos aqui em casa adoraram a sua receita de Pão de arroz. Vou ler suas dicas. Seu livro tem quantas receitas de pão sem glutem e sem lactose? Você não fez um específico com esse tipo de receita? Ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  23. Oi Gisele, tem várias, mas não me recordo a quantidade exata e muitas vc pode adaptar fácilmente. Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma receita ótima de pão sem Glúten e acabei de fazer na Panificadora e ficou uma delícia.
    2 ovos; 3 cs óleo de girassol ou canola; 2 xíc mistura de farinha sem glúten (comprei da AMINNA); 1 1/2 cc CMC; 1/2 cc sal; 1 cc gelatina sem sabor em pó; 1 1/2 cc adoçante culinário (usei tal & qual); 1 sachê de fermento biológico seco; 3/4 xíc mais 3 cs de leite morno.
    Coloquei primeiro os ingredientes líquidos e dps os sólidos na panificadora e optei pelo modo 'bolo' (por conta do tempo de espera e de cozimento da massa. Já faço essa receita há bastante tempo e na máquina ficou ainda mais fácil.

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Obrigada Maurício por disponibilizar tantas receitas ótimas! Essa acima é maravilhosa e simples. Adaptei: adicionei 1 colher de sopa de CMC. Como os ovos eram pequenos e vi que a massa estava bem pesada, adicionei água para chegar ao ponto que estou acostumada para pães sem glúten (nesse caso foram 100 ml!). Ciclo: Básico - não me dou bem com o Ciclo rápido (minha máquina é uma Cadence). Deixo esfriar na máquina, assim não corro o risco de ficar pouco assado. Ficou muito macio e crocante por fora!

    Muito grata por seu blog!

    ResponderExcluir
  26. Que bom que gostou Edene, obrigado pelo carinho, abraços!

    ResponderExcluir
  27. Já tentei duas vezes e não acertei ainda. :( Ele não cresceu nem parece com o da foto. Notei também como muitos, a massa mole e queria saber qual o ponto dela, comparando com a massa do pão comum. Outra coisa que notei foi o forte odor de ovo, em ambas as tentativas. Pode me ajudar? Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e obrigada! :D

    ResponderExcluir
  28. Pão sem glúten dá um trabalho mesmo para acertar no começo, principalmente porque os amidos utilizados no lugar das farinhas comuns dão muita diferença de uma marca e lote para o outro. Algumas focam mais moles mas depois dão certo, outras mais firmes, mas geralmente é grudento.

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    2cs de fermento mesmo?Não é muito?

    obrigada

    ResponderExcluir
  30. Oi Maurício!
    Fiz essa receita ontem com algumas adaptações e ficou show! Nem acreditei.
    Usei leite de coco, coloquei linhaça em grãos junto dos líquidos e no segundo copo de farinha de arroz pus metade de farinha de linhaça. Depois de 5 min. do início acertei o ponto com mais um pouco de farinha de arroz. Isso faço sempre, tem que acompanhar os minutos inicias.
    Minha máquina é a Britania e gosto muito.
    Parabéns pelo site.
    Abraços, Hélvia

    ResponderExcluir
  31. Fizemos esta receita. Ficou ótima. Gostei desta receita, pois não precisou da goma e nem de liga neutra. Legal que suas receitas funcionam !!!!

    ResponderExcluir
  32. Ótima receita, nem parece q não tem trigo!! Melhor de tudo é que é super rápida! Vou tentar com outras farinhas e depois conto aqui!
    PS: coloquei linhaça e gergelim e ficou muito bom tb.

    ResponderExcluir
  33. Olá Mauricio......Por favor, gostaria de saber se posso substituir o leite por leite de arroz?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  34. Sim, os leites sempre pode substituir por outros leites sem interferir nas receitas.

    ResponderExcluir
  35. Ola, sou a Angela e acompanho o seus blogs, fiz esse pão hoje e ele ficou muito seco, parece que engasga, rsrsrsrs, fiz a receita na maquina deixei bater e crescer ai coloquei na forma, deixei crescer e coloquei assar no forno. será que foi nisso que errei???

    ResponderExcluir
  36. Sim, no forno o resultado não é igual na máquina, geralmente fica mais seco.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia , dá para substituir o leite por agua ? e qual seria a quantidade ?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Mauricio, duas perguntas : da para usar polvilho azedo ? a marca do polvilho pode influenciar no resultado do pão ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  39. Oi Maurício, vc tem alguma receita de pão de milho sem glúten? Obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Mauricio , eu uso o fermento biologico Fleischmann em sachets de 10 gramas , no pao de arroz são 1 ou dois sachets ? ou deveria usar outro tipo de fermento , ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  41. Mauricio, boa noite. Sao 2 colheres de sopa.

    ResponderExcluir
  42. Mauricio

    Vejo muitos ciclos aqui que não conheço, porque minha máquina (Arno la Baguette) tem nomes diferentes. Para alguns já consegui fazer uma correspondência (ultra-rápido/rápido para "pão rápido"); outros têm nome igual ("bolo"). Se não fosse pedir muito, você teria como postar uma tabela de correspondência? Se já existe, peço-lhe desculpas, mas não achei... :-(
    Minha máquina possui um ciclo especial para pão sem glúten. Você sabe se é necessário fazer alguma adaptação?
    Obrigado,

    Rogério

    ResponderExcluir
  43. Olá! É dificil, existem muitas marcas, e nem todas tem correspondentes, mas é simples, veja no seu manual para que serve cada ciclo e pronto, abraços!

    ResponderExcluir
  44. Olá Maurício. Já utilizou oléo de coco? Será que altera o sabor?

    ResponderExcluir
  45. Pode usar, pode substituir sem problemas. Depende do óleo de coco, alguns tem sabor mais forte e outros mais suave, e depende da receita tb. Abraços!

    ResponderExcluir
  46. Olá, Maurício! Fiz esse pão e infelizmente não deu certo, mas acho que já sei o que pode ter feito dar errado... achei a massa muito mole tbem, e percebi que a helice nao estava "alcançando" toda a massa e achei melhor acrescentar um pouco mais da farinha de arroz, tipo umas 3 colheres de sopa.. acho que foi aí que estraguei tudo pq ficou suuuper massudo! Vou tentar fazer de novo seguindo a receita corretamente.

    Aproveitando, estou adorando o blog e todas as dicas e receitas! Obrigada!
    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  47. Ah... esqueci de uma coisinha. rsrs
    Queria sugerir que vc fizesse a receita de fatias húngaras. Eu vi que tem receita de pao hungaro, mas achei diferente, não deve ser a mesma! Eu adooroo, mas não sei fazer. hehehe
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Obrigado. Já tem aqui no blog, se não me engano está com o nome de caracóis, é a mesma massa do cinnamon roll tb ou algo do tipo. Abraços!

    ResponderExcluir
  49. Pão sem gluten é diferente, nem sempre faz uma bola como os comuns, cuidado rs

    ResponderExcluir
  50. Oi! Bem diferente, muito gostoso! Obrigada, abç

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde, faço a receita faz tempo, e recebo suas novedades por e-mail, a minha Britania Prime 2, não está mais funcionando direito, A pergunta : estou em duvida entre comprar : Cadence Pane Mattino,PHILCO ou Mondial ,por favor necessito da sua opinião , qual das tres e a mais indicada so faço pão sem gluten, aguardo a sua resposta , Obrigado

    ResponderExcluir
  52. Edmundo, eu tenho uma Mondial e uma Cadence, não recomendo Britânia, Arno, marcas importadas ou desconhecidas.

    ResponderExcluir
  53. Obrigado Mauricio , acho que vou comprar a cadence

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde Mauricio,recebi a minha nova Cadence, já fiz 4 paes, da sua receita a unica mudança é que uso agua ,( não cosumimos leite aqui em casa), o oleo é de arroz, não usamos de soja, o polvilho e Yoki, o resto e igual, e o pão não cresce, fica com no maximo 7 a 8 cm de altura no meio,nas pontas muito menos, O SABOR È MUITO BOM!! alguma idea para corregir isto?

    ResponderExcluir
  55. Esse já é um pão fraco em liga, se vc substitui ainda os ingredientes o resultado não será o melhor.

    ResponderExcluir
  56. Mauricio desculpe a incomodação , só mais uma duvida ,na Cadence pane mattino , qual o ciclo? já que não consta ultra rapido ,estou usando o ciclo 4.6 Rápido I , está certo ? obrigado!
    Abraço

    ResponderExcluir
  57. É o ciclo mais rápido, não me recordo se é o rapido 1 ou 2.

    ResponderExcluir
  58. Olá, boa tarde. Gostaria de saber se o leite é morno ou pode ser adicionado frio mesmo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Sempre frio, morno só quando a receita pede ou se estiver um dia muito frio.

    ResponderExcluir
  60. Obrigada! Fiz essa receita ontem e meu pão ficou delicioso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  61. Olá Maurício, posso substituir por farinha de arroz integral?
    Vi em algum lugar que para conseguir farinha de arroz basta bater o arroz muito bem no processador. O que vc acha?

    ResponderExcluir
  62. Esse foi o meu primeiro pão sem glúten e ficou muito gostoso, não cresceu muito, mas ficou super saboroso, adorei o blog.

    Obrigado Maurício pelas receitas, elas dão certo.

    ResponderExcluir
  63. Maurício, fiz o pão ontem e minha máquina é da britânia. Usei o medidor da própria máquina e as medidas que tu indicaste. Ficou perfeito! Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  64. boa noite friend ! Amo seu canal do youtube! Por favor, faça uma receita de pão em vídeo! Bjs !!

    ResponderExcluir
  65. O açúcar pode ser substituído por açúcar de côco nas receitas?

    ResponderExcluir
  66. Maurício, parabéns pelo blog, nos ajuda muito!!!

    Fiz a receita agora de manhã e ficou ótimo o pão, bem fofinho, todavia não cresceu muito porque hoje o tempo está frio e com garôa.

    Valeu por todas as dicas,

    Fabiana

    ResponderExcluir
  67. Olá Mauricio. Você deve gostar de saber que fiz a sua receita e ficou muito bom. O melhor pão que já comi e feito por mim. Com a sua ajuda. Muito grata.

    ResponderExcluir
  68. Olá Maurício, adorei a receita, fiz duas substituições: usei óleo de coco no lugar do de soja e também optei pelo açúcar mascavo. Ficou ótimo, muito saboroso. Amei. Obrigada por compartilhar essa receita conosco, abraço.

    ResponderExcluir
  69. Fiz esta receita e troquei uma xícara de farinha de arroz por uma de farinha de centeio. Aumentei um pouco o fermento pq cresce pouco. O cheiro e sabor ficaram ótimos

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde
    Hoje fiz este pão e segui as instruções à risca e só lhe posso dizer que nunca comi pão tão bom! Côdea crocante e miolo macio, nada ressecado, muito pelo contrário!
    Obrigada

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: