Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Massa Básica para Salgadinhos Assados

(Ciclo Amassar / Massa / Pizza)

1 xícara de leite com 1 ovo dentro (coloque o ovo dentro da xícara e depois complete com leite)
1/3 de xícara de água
1/4 de xícara de óleo ou azeite
1 e 3/4 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 gema de ovo para pincelar

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina na ordem acima depois programe o ciclo de amassar massas. Assim que a massa estiver bem homogênea pare a máquina e retire a massa.
Divida a massa em pedaços menores fazendo bolinhas com estes pedaços, assim de separar toda a massa abra as bolinhas com um rolo, depois recheie, feche, pincele com gema de ovo e leve para assar em forno à 180º até dourarem, eu assei na AirFryer por 5 minutos à 180º. Você pode modelar esfihas, enroladinhos, pastel de forno, saltenha... fiz um vídeo explicando o passo-a-passo, veja abaixo:

Dicas: Salpique queijo parmesão ralado ou gergelim por cima dos salgadinhos após pincelar com a gema, fica lindo e ainda mais saboroso.

Sugestões de recheio: Salsicha, Frango, Frango com (requeijão, cheddar, catupiry, milho, muçarela...), Carne, 3 ou 4 Queijos, Milho com alho, Palmito, Escarola, Ricota com Espinafre, Bauru (queijo, presunto, tomate e orégano), Pizza (muçarela, tomate e orégano), Presunto e Queijo, Peito de Peru com Catupiry, enfim, acho que fica bom com tudo rs!

Rendimento: Rende cerca de 40 à 50 salgadinhos em tamanho médio.

Congelamento: Depois de assados os salgadinhos podem ser congelados por até 3 meses e na hora que quiser comer basta aquecer um pouquinho na AirFryer, neste caso você poderá encher mais a cesta sem problemas.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

55 comentários:

  1. Olá!
    Sabe como descongelo sem a airfryer? obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá, basta colocar em uma forma e levar ao forno por alguns minutinhos, ou por um minuto no microondas, ficam macios e quentinhos como acabados de assar novamente. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Visite nosso site, temos maquinas para salgados pelo menor preço do mercado www.maquinadesalgados.blog.br – Muito Obrigado !

    ResponderExcluir
  4. Oi Boa Tarde Mauricio! Essa receita pode ser feita na MDP CADENCE?? Porque no livro de receitas a medida é por copos e aqui é em xícaras... tem como eu fazê-la na minha Cadence?? e se eu quizer fazer enroladinho de queijo é a mesma massa? Obrigada! Ranielly

    ResponderExcluir
  5. Oi Ranielly, pode ser feita em qualquer máquina de pão, pois quando se refere a copos ou xícaras no meu blog ou em receitas para máquina de pão é sempre o copo medidor que vem com a máquina ok. Sim, pode fazer enroladinhos, saltenha, esfiha... Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Maurício, vou testá-la ainda hoje! Obrigada pelas dicas, seu blog é muito bom, está de parabéns!!! Ranielly

    ResponderExcluir
  7. Fiz com salsicha light de frango e ficou uma delícia! Recomendo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei maquina de pão cadence e Air Fryer Mondial, mas a minha demorou quase 10min. 180°. Obrigada pela receita.

      Excluir
  8. Nossa, na minha foi 5 minutinhos, com ela já aquecida.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, gostaria de saber se é possível fazer essa massa sem ovos. Meu filho é alérgico. Como poderia dourar sem usar gema?

    ResponderExcluir
  10. Use um pouco de páprica misturado em um pouco de azeite.

    ResponderExcluir
  11. Mauricio tudo bem? Gostaria de saber se após modelar os salgadinhos, é necessário deixar crescer um pouco antes de assar?

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra, esta massa não precisa esperar crescer, já pode ir direto para o forno. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Mauricio. Sempre faço sua receitas, são excelentes. Gostaria de saber sobre a AyrFrier se realmente funciona como promete, salgadinhos fritos com sabor mesmo. Quero comprar uma mas estou com duvidas.

    ResponderExcluir
  14. Sobre a AirFryer acesse meu outro blog: http://fritadeirasemoleo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Posso usar esta massa para maquina modeladora de salgados,vc é nota mil. bjs

    ResponderExcluir
  16. Só testando para saber rs... Abraços! ;)

    ResponderExcluir
  17. Fiz essa receita ontem,fez o maior sucesso !!! ...FOI UM ACHADO...
    Fica o alerta aos 'comenteristas", nas receitas de pão e massasem geral, nem sempre vai a farinha exata, isso depende do tipo de farinha, umas vão te pedir menos , outras mais, o ponto sempre será aquele que desgruda levemente dos lados da panificadora, mas que não fique seco, nem mole.
    Por isso comece pelos liquidos e vá acrescentando a farinha aos poucos.
    "Outra coisa importante" se usar os ciclos que pede correrá o risco de o pão triplicar e não duplicar de tamanho, se triplicar fica horrivel.
    Faça assim pode usar os ciclos que pede, mas nem sempre, fique de olho, duplicou de tamanho e continua no ciclo crescer, pare tudo ...rs e já coloque no ciclo assar.
    Fica aí a dica de quem adora fazer pães e depois que achei esse site, não consigo parar mais...rs

    Parabéns Mauricio adorei todas suas receitas,tb fiz a fogazza e o Brioche de iogurte...que tudo !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Tem como fazer salgado integral? É a mesma receita?Amo seu blog, estou praticamento dom toda a linha da Mondial e estou amando, você poderia dar umas receitas para melhor aproveitamento da panela de arroz, o que acha? rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Maurício!
    Vim agradecer por essa e todas as outras receitas, e claro as dicas maravilhosas, ontem depois de anos tentando, sem sucesso, fiz esfihas perfeitas!
    Obrigada por sua atenção e esse blog maravilhoso.

    ResponderExcluir
  20. Vc pode substituir 1 xícara da farinha branca por integral e acrescentar grãos e sementes sem problemas. Panela de arroz para mim é coisa do passado rs... agora só uso a panela de pressão elétrica e a AirFryer, não vivo mais sem rs

    ResponderExcluir
  21. Brigaduuuu Patricia, fico bem feliz, de verdade, abraços! ;)

    ResponderExcluir
  22. Bom dia
    Essa receita é o maior sucesso em casa, faço muito pra lanche da escola dos meus filhos. Como não tenho muito tempo gostaria de saber se dá pra bater duas receitas na maquina de pão ao mesmo tempo. A maquina suporta? Facilitaria pra mim, em tempo obrigada por mandar essas maravilhas e facilitar nossa vida. Obrigada ainda mais por sempre me responder, sua atenção faz o diferencial. Valeu. Deus te abençoe. Juju

    ResponderExcluir
  23. Juju, que bom, me sinto elogiado rs... faça uma massa e depois a outra, duas de uma vez, ou seja, a receita dobrada de uma única vez vai forçar muito a máquina, a não ser que a sua seja daquelas maquinas maiores acima de 1kg q tem dois batedores.

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada pela atenção. Valeu,
    Juju

    ResponderExcluir
  25. Maurício a minha MFP é uma Britânia e pode trabalhar com massas de até 1.2 kg mas não tem 2 batedores, posso fazer 2 receitas ou tb vai forçar a máquina como vc informa para a Juju? Obrigado por este maravilhoso site, o paraíso para este velhinho que só agora descobre a cozinha e suas máquinas incríveis. Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Não estou achando o fermento granulado, somente o biológico seco. Tem problema?

    ResponderExcluir
  27. Pode usar o fresco ou o seco, tanto faz, só veja as medidas nas dicas básicas alí no topo do blog.

    ResponderExcluir
  28. Posso substitui o açúcar por adoçante

    ResponderExcluir
  29. Coisa boa poder contar com tuas receitas e dicas Maurício! Obrigada pelo carinho conosco em todos os teus blogues que, por sinal, eu ADORO!!!
    Abraços
    Sheila

    ResponderExcluir
  30. Oiii eu adoro o seu blog tanto esse quanto o da airfryer que também possuo uma parabéns! Gostaria de saber se posso tirar o ovo e o leite da receita pois não posso comer nada com leite e ovo. Eu substituiria pelo que? Alguma ideia pra me ajudar?

    ResponderExcluir
  31. Pode sim, e o leite vc pode usar leite vegetal ou agua.

    ResponderExcluir
  32. Maurício, tem como fazer meia receita? Pode? Tem que mudar algo no tempo? Abs

    ResponderExcluir
  33. Bom Dia!
    Mauricio poço substituir farinha de trigo por farinha de arroz?

    ResponderExcluir
  34. Não, não existe essa similaridade, cada farinha vem de um grão e tem resultados diferentes. Vc pode tentar usar um mix de farinhas sem gluten para ver se dá certo, mas não tenho como garantir. Abraços!

    ResponderExcluir
  35. boa tarde Maurício, maravilhosas as suas receitas, obrigada! Tenho dúvidas quanto à temperatura da água ou do leite. Em nenhum momento é dito água morna ou leite morno....então suponho que seja na temperatura ambiente

    ResponderExcluir
  36. Sempre temperatura ambiente, gelado ou quente só se a receita pedir assim.

    ResponderExcluir
  37. Não é enecessário esperar a massa crescer?

    ResponderExcluir
  38. Não. Qd precisa sempre aviso na receita como proceder.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia. Tem algum problema se a massa ficar parada por algumas horas? Tipo deixar a massa dividida a tarde mas só rechear e assar a noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fermentar d+, programa a maquina para fazer a massa para a hora que vc precisa.

      Excluir
  40. Olá adoro essa receita!!! Posso fazer a receita dobrada na máquina de pão ???

    ResponderExcluir
  41. Fiz e ficou ótimo, agora faço direto com meu filho para o lanchinho da tarde.

    ResponderExcluir
  42. Já fiz essa receita por 3 vezes achei maravilhosa. Fiz os salgados e com a mesma massa fiz pãezinhos e que por sinal ficaram deliciosos... Agora quero testar com a farinha integral. Suas receitas e dicas são maravilhosas

    ResponderExcluir
  43. acabei de fazer ficou uma delicia meu filho adorou

    ResponderExcluir
  44. Massa maravilhosa....substituí uma das xícaras por farinha integral e fiz baguetes recheadas. Muuuito bom. Obrigada!

    ResponderExcluir
  45. nunca comi uma massa tao gostosa como essa! ja fiz varias vezes, com diferentes recheios e sempre fica maravilhoso, mt obrigada Maurício!!!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: