Arroz Doce na Máquina de Pão

***Nestes dias friozinhos nada mais gostoso que um arroz doce bem quentinho, e o melhor você não terá que ficar controlando o fogo e mexendo todo o tempo, deixe a máquina de pão fazer sozinha!


(Ciclo Geléia)

1 litro de leite
200g de arroz
100g de açúcar
2 colheres de sobremesa de amido de milho
1 pau de canela
Canela em pó para polvilhar

Dissolva o amido de milho em um pouco de leite, depois acrescente todos os ingredientes na forma da máquina de pão, exceto a canela em pó e programe o ciclo Geléia, quando o ciclo terminar estará pronto. Polvilhe a canela em pó por cima na hora de servir.

Dicas: Se você gosta de um arroz doce mais cremoso acrescente 2 colheres de sopa creme de leite e 2 colheres de sopa de leite condensado, fica muito bom. Quer um sabor diferente, experimente salpicar raspinhas de limão ao invés de canela em pó por cima do arroz doce, pode até colocar um pouco no preparo. Você pode acrescentar também uvas passas à receita, 1/2 xícara fica ótimo.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

26 comentários:

  1. Como envidio estos postres tan buenos, le veo exquisito. Besos.

    ResponderExcluir
  2. boaaa, gosto do "preto" que é aquele que coloca açucar queimado e fica morenin...bom demais, arroz doce, meu pai adorava isso....>,<

    boaa mauricio!

    ResponderExcluir
  3. No envidio, también se puede preparar, es deliciosa! Besos

    ResponderExcluir
  4. Hummm... nunca fiz assim Daniel como faz?

    ResponderExcluir
  5. Olá, mauricio não tem segredo...você apenas vai deixar o açucar derreter até caramelizar....ai você joga o arroz doce quente dentro..só tome cuidado quanto ao açucar né, pra não ficar doce coloque pouco açucar quando for fazer ele, antes de colocar o açucar caramelizado....
    Ai vai de gosto, eu por exemplo gosto BEM MORENO...

    ResponderExcluir
  6. Noooossa Daniel, adorei esta dica, não conhecia desta forma, deve ficar muito bom, olha pessoal fica aí a dica do Dani. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Põ, magina mauricio, =)
    é bom demais meu, faça que voce nao irá se arrepender...as vezes acontece do 1º momento, se o leite estiver frio ira petrificar o açucar que derreteu, mais ai é só esperar até derreter de novo o açucar petrificado que fica tudo beleza..bom demaisss! faça ai bem "Preto" ai, vc vai gostar!!! eu particularmente só gosto assim, acho o branco meio "sem graça" . kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a receita, uma delícia! Como só tinha arroz integral em casa usei ele mesmo. Levou um pouco mais de tempo para ficar pronto mas ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
  9. Na receita de arroz doce vai 2 colheres de sobremesa mas o medidor que vem junto com a máquina de pão só tem colher de chá e sopa. Como medir colher de sobremesa na máquina de pão?

    ResponderExcluir
  10. Oi Waldelice, converta ou use uma colher comum. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Outra coisa: o arroz tem que ser lavado e escorrido antes?

    ResponderExcluir
  12. Oi Waldelice, não precisa não, aliás para qualquer tipo de preparo as principais marcas hoje em dia não necessitam mais ser lavados. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. eu fiz o pão 100% integral leve e fofo, mas não deu certo,segui todos os passos e medidas e ele murchou, qual será o motivo?

    jane

    ResponderExcluir
  14. Oi Jane, veja o que vc pode ter errado e tb pode ser quastão de clima / tempo, muito fermento... dê uma lida nas dicas básicas aqui do blog, abraços!

    ResponderExcluir
  15. Mauricio, se eu substituir o açúcar refinado pelo demerara também dá certo? Pelo menos no pão eu substitui e deu certo...rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Comprei a máquina da Cadence essa semana! Até agora já fiz 4 pães e todos ficaram ótimos! Procurando receitas diferentes, encontrei seu blog! Perfeito!
    Já estava amando a minha máquina, mas agora, com receitas que vão alem do pão, estou doida!!! Vou fazer agora!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  17. Mauricio, só da certo para máquinas que tenham o ciclo geléia né?

    ResponderExcluir
  18. Maurício,
    Em qual momento devo acrescentar o leite condensado e o creme de leite?
    No início do preparo ou após o término?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Maurício. Desculpe minha ignorância culinária. .. mas o arroz da receita é cru ou tenho que cozinhar primeiro?

    ResponderExcluir
  20. Oi Mauricio desculpe a minha ignorância mas queria saber quantos copos medida é o equivalente em gramas. Como posso saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é ignorancia não rs... basta pesar na balança ou usar o conversor de medidas ali nas DICAS BASICAS

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!