Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão de Centeio 2


(Ciclo Integral)

Tamanho: 600g ou 750g

1 e 1/4 xícara de água morna
1 colher de sopa de óleo
2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou branco
1 colher de chá de sal
2 xícaras de farinha de trigo branca
2 xícaras de farinha de centeio
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Integral. Os pães que levam centeio tentem a ter uma massa mais elástica e mais pesada, é normal, e combinam muito bem com praticamente qualquer acompanhamento, como frios, geleias, manteiga...
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

24 comentários:

  1. Oi, pode substituir a farinha branca pela integral? ou também subsituir na proporção de 50% branca e 50% integral...

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel. Meio-a-meio acho que é melhor, mas terá que ficar atento ao ponto da massa, pois pode alterar ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado mauricio. Então, quero aproveitar a oportunidade pra tirar uma dúvida, em várias receitas que eu vejo, exemplo: Pão de centeio, Soja....etc, vejo que por sua maioria ambas são feitas com farinha branca, exemplo, se todo pão de farinha branca que eu for fazer quiser subsituir pela farinha integral, isso muda alguma coisa em relação a quantidade...enfim..?!

    Obrigado, estou perguntando isso pois estou fazendo dieta pra ganho de massa muscular e preciso substituir a farinha branca pela integral

    ResponderExcluir
  4. Daniel, se vc substituir 100% da branca pela integral vc terá um pão pesado e mais seco, com uma durabilidade menor também, então recomendo no máximo 50%, mas isso também irá alterar um pouco as características da massa claro, pois a farinha branca é mais leve, no seu caso talvez seja interessante incluir sementes e oleoginosas que são naturalmente termogênicos e ajudam na queima da gordura ruim e ainda são antioxidantes. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado mauricio, que mal lhe pergunte, poderia citar alguns exemplos?

    ResponderExcluir
  6. Nossa tem bastante viu, muitas mesmo, o amaranto, quinua, linhaça, as castanhas e nozes... tudo excelente, mas tem tantos que seria dificil citar aqui, em breve vou colocar um post fixo que abrangerá um pouco deste tema também, já está quase pronto, mas por enquanto vc pode dar uma buscada no google por "alimentos termogênicos". Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Entendido, vou pesquisar, obrigado mesmo mauricio.

    ResponderExcluir
  8. me indicaram este site,li e reli algumas receitas e nao entendi,uma que alguns produtos nao existe aki na minha cidade.eu queria fazer o pao integral.obrigada

    ResponderExcluir
  9. O que não entendeu querida? Pode falar que lhe ajudarei!

    ResponderExcluir
  10. Oii, comprei uma máquina de pão da mondial e to tentando fazer o pão de trigo light que tem no livrinho, só que das 3 vezes que tentei antes de terminar de assar ele baixa e fica com a parte de cima bem dura, você saberia me dizer o que estou fazendo de errado? a proporção é 2 copos de farinha branca pra 1 copo de farinha integral

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas, veja nas dicas básicas, podem ser várias coisas.

    ResponderExcluir
  12. O pão não fica liso na superfície. Sempre fica "áspero".

    ResponderExcluir
  13. Olá. Não vai açúcar mascavo, não?

    ResponderExcluir
  14. Fernando sua máquina pode não estar batendo bem, veja se a massa fica lisinha, mas em pães integrais isso ocorre as vezes mesmo, é normal.

    ResponderExcluir
  15. Sim, duas colheres de sopa de açúcar branco ou mascavo.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Maurício! Fiz a receita de pão de ovos e ficou ótima!!! fiz uma parecida com essa, só que do livrinho da maquina...O pão ficou bom só que afundou... o que pode ser? O pão de centeio depois de pronto fica uma textura mais úmida? Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Oi Victor, é como já lhe disse, podem ser vários fatores, leia as Dicas Básicas 1 e 2 alí no topo do blog tem os links, irá lhe ajudar. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Será que dá pra substituir a farinha de centeio por farinha de aveia ou mesmo de linhaça nessa receita? Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Não, aí vc tem que pegar uma outra receita que seja com os ingredientes que deseja aqui mesmo no blog rs.

    ResponderExcluir
  20. 250g de farinha de trigo é a mesma medida em copo americano que 250g de farinha de centeio?

    ResponderExcluir
  21. Um copo americano tem menos, 250gr corresponde a mais ou menos 1 e 3/4 xícara. Use a xícara medidora que vem com a máquina e quando precisar converter uso o conversor aqui ao lado direito do blog -->>

    ResponderExcluir
  22. Por que as medidas não estão de acordo com os acessórios da máquina? Me confundi e fiz uma meleca.

    ResponderExcluir
  23. Olá, fiz o pão e achei ótimo. Não fica com cheiro nem gosto de fermento, o que me incomoda em certas receitas.
    Coloquei mais água do que indicado, pois a massa é bem pesada.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: