Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Brioche Rápido


(Ciclo Rápido)


Tamanho:  450g ou 500g

3 ovos
1/3 xícara de manteiga ou margarina
3 colheres de sopa de açúcar
1/4 colher de chá de sal
1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento biológico seco
Gema de ovo para pincelar

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe a máquina do ciclo Rápido. Quando a massa já estiver crescida, cerca de uma hora antes do ciclo terminar, pincele por cima a gema de ovo.


Dica: Você pode adicionar umas 2 gotinhas de essência de baunilha junto com os ingredientes da massa logo no início, dá um toque e aroma especial. Fique de olho no início do preparo, se achar a massa muito densa pode adicionar mais 1 gema ou mais 1 ovo. Adoro brioche com creme de avelã!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

61 comentários:

  1. Acabei de fazer essa receita de Brioche.....o meu erro foi usar farinha de trigo que já vem com fermento...não prestei atenção na hora... o resultado foi que a massa não cresceu e o pão ficou com a massa pesada..mas mesmo assim...quentinho ficou bom!
    vou tentar de novo!!!
    Abrços..shirley/Paraty

    ResponderExcluir
  2. Ai que pena Shirley, com fermento nãaaoooo rsrsrs, mas faz de novo, é uma delícia viu. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ola! Fiz a receita seguindo exatamente tudo mas o pao ficou muito torrado, nada parecido com a foto... O que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  4. oi Chris, tente deixar na tonalidade clara, se não quiser pincelar com ovo tb pode retirar ou então na hora de pincelar misture com uma parte de água´para não ficar tão claro, pois brioche é mais escurinho mesmo. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Fiz essa receita nota 10, ficou bem fofo e cresceu bastante (500g), muito bom, minha esposa também adorou!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Isso é muito relativo, aconselho vc verficar as dicas básicas aqui no blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de comprar os livros (máquina de pão e air fryer) porem fiquei com receio de comprar pelo clube de autores, por ter tantas negativadas no buscapé.

    ResponderExcluir
  8. FIZ O BRIOCHE RÁPIDO...FICOU PERFEITO...TENHO ESSA MÁQUINA JÁ ALGUNS ANOS E,CONFESSO QUE SENTI VONTADE DE JOGÁ LA PELA JANELA.RS..MAS COM ESSAS RECEITAS...TUDO SE ENCAIXA..ATENTEM PARA O USO DE FARINHA SEM FERMENTO...PARA TODOS OS TIPOS DE PÃES....

    ResponderExcluir
  9. Olá Maurício, faltou a água ou leite na receita?

    ResponderExcluir
  10. Oi Mila, não se preocupe, não tem problemas, eles são ótimos, nunca atrasaram nenhum livro meu. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá, é assim mesmo, muita gente não sabe usar a Máquina de Pão e os manuais geralmente são fracos ou confusos, mas fico feliz em lhe ajudar, abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oi Cláudia, não falta nada não, é assim mesmo, use ovos grandes, se forem pequenos acrescente mais um, vou acrescentar esta observação na receita rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Mila, não achei isso não, está cheio de elogios, eles tem 91% de positivas veja http://www.buscape.com.br/empresa/avaliacao-sobre-clube-de-autores--904200.html e todos que compraram receberam meus livros sem problemas, até antes do prazo, pode ficar tranquila, abraços!

    ResponderExcluir
  14. O que será que eu fiz errado, meu brioche ficou duro, será que foi pq eu abri a máquina de pao no início do cozimento...me ajude.

    ResponderExcluir
  15. Oi Artuelia, verifique se errou na receita e leia as dicas básicas aqui no blog, abraços!

    ResponderExcluir
  16. POR FAVOR CONFIRME
    NAO LEVA LEITE OU AGUA NESSA MASSA NAO???
    ESTOU NA DUVIDA
    POR FAVOR CONFIRME
    OBRIGADO
    PAULO -VARGEM GRANDE PAULISTA SP

    ResponderExcluir
  17. olá
    poderia me enviar as medidas ao invés de gramas, em copos?

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana, use o conversor de medidas aqui na lateral do blog, abraços!

    ResponderExcluir
  19. fiz várias vezes esta receita e deu super certo.

    ResponderExcluir
  20. acabei de fazer, ficou uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  21. Fiz conforme instruções. Massa liquida, mais parecendo bolo cremoso. Ficou um nada

    ResponderExcluir
  22. Líquida?! Não tem como rs, vc deve ter arrado a receita, olhe os comentários.

    ResponderExcluir
  23. No manual da máquina da Britânia tem uma dica sobre a consistência ideal da massa, na MFP: apesar da receita que se for usar, sempre se tem que observar que a massa fica com uma aparência de bola elástica. Para isso, tem-se que, às vezes, completar com farinha, aos pouco, para dar essa aparência de bola que se desgruda da cuba, sem dificuldade. Com isso, não tem como errar a receita. Acredito que em outros manuais também aparece essa dica, se não, fica aqui, se for ajudar definitivamente.

    ResponderExcluir
  24. Oi Maurício,
    Como deve ficar a textura da massa depois que a máquina para de misturar?
    Eu fiz seguindo a receita mas adicionei mais um pouco de farinha pra chegar na bolinha de massa como explica aqui acima a ReginaD mas o pão ficou pesado, não cresceu e se bobear acho que nem assou direito. Não sei se fiz alguma coisa errada...
    Você podia fazer um video desse pão! O seu ficou tão lindo... a gente precisa pegar a sua manha. Por favorzinho!!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Rosana, nem todo pão forma a bola, alguns a massa fica mai mole, pois os secos absorvem mais água etc... vc não deveria ter adicionado mais farinha.

    ResponderExcluir
  26. Ai... eu me deixei levar pela ideia de formar a bola de massa. Sou novata com a máquina de pão, deu pra perceber, né? No caso dessa massa em particular, a consistência é bem mole? Dois detalhes que eu fiquei em dúvida: a manteiga é derretida? E o fermento, eu compro aqueles envelopes de 10g e usei o equivalente a meio pacote. Você sabe dizer quantas gramas é o equivalente a uma colher de chá?
    Eu vou tentar de novo e seguir suas instruções direitinho. Porque a foto do seu pão não me sai da cabeça! Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  27. Rosana, leia as Dicas Básicas 1 e 2 aqui mesmo no blog, ali no topo tem os links, vão lhe ajudar muito, abraços!

    ResponderExcluir
  28. Oi Maurício!
    Eu fiz o pão novamente e dessa vez segui as suas instruções com mais cuidado. Ficou muito bom mas não tão bonito quanto o seu. Acho que podia ter crescido mais e ficado mais fofinho. Mas ficou gostoso.
    Também li todas as dicas e achei de grande ajuda. Pra começar a farinha Dona Benta que usei não deve ter ajudado e o fermento também. Eu não tinha outra aqui e então toquei o barco mas vou evitar essa marca no futuro.
    Nossa... aqui no seu blog tem tanta dica boa, e você é muito gentil em ajudar os novatos na aventura de fazer pão. Até nos comentários das receitas tem sempre coisa útil, uma duvida já respondida, um detalhe importante. Muito legal!
    Vou melhorar meus ingredientes e tentar novamente. Depois te conto.
    Muito obrigada, mestre padeiro!

    ResponderExcluir
  29. Oi Rosana, fico lisongeado rs... muito obrigado pelo carinho e aproveite! Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Ola mauricio qtas colheres de sopa de manteiga en seu conversor não tem a conversão

    ResponderExcluir
  31. Prezado Maurício, boa tarde. Quero fazer esta receita, ocorre que as medidas não estão de acordo com mpf, procurei no conversor o ingrediente manteiga e não tinha para converter como faço?? Posso usar a medida como se fosse creme de leite de caixinha????

    ResponderExcluir
  32. Acabou de ficar pronto... Como não estou consumindo gluten, substituí a farinha de trigo pela farinha preparada sem glúten e usei açúcar light... Ficou muito bom!!!!! super leve e fofinho!!! Já fiz várias receitas deste blog fazendo essa substituição e deu super certo!!!

    ResponderExcluir
  33. Mauricio como faço p/ fazer a receita do brioche na MFP na versão salgado?

    ResponderExcluir
  34. Mauricio na receita vc manda pincelar o ovo 1 hora antes de acabar o ciclo, mas esse ciclo é rápido, não leva nem 1 hora pra ficar pronto, nesse caso com quantos minutos abro a máquina para pincelar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Nesse caso varia de maquina para maquina, qd estiver crescido já pode pincelar.

    ResponderExcluir
  36. Olá,
    Esse ovo é batido é aquele que fica igual a uma espuma branca ou apenas bater para misturá-los ?

    ResponderExcluir
  37. Fiz esse brioche rápido e ficou simplesmente maravilhoso........Já entrou para as receitas favoritas.......o problema é que eu e meu marido vamos acabar engordando depois de descobrir esse blog kkkkkkkkkk.............valeu Maurício

    ResponderExcluir
  38. Olá Maurício. Conheci seu trabalho primeiramente atrávés do site da Airfryer. Coincidentemente tenho tb a máquina de pão e a panela de pressão elétrica e devo dizer que o serviço que vc presta a usuários como nós é simplesmente inestimável. Fiz minha primeira pergunta aqui recentemente mas, por algum motivo, ela sumiu. Gostaria de saber se posso usar esta massa para fazer um pão mais adocicado para hamburgers. Acho q a combinação será perfeita. O que vc acha? Em quantos pães vc acha eu poderia dividir esta receita? E quanto tempo de forno? Quanta pergunta né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo carinho. Q bom q está gostando. FIca ao seu gosto. Depende, vai de gosto mesmo, é algo pessoal rs. Depende tb, isso vai de vc, do tamanho dos seus hambúrgueres, como irá fazer, etc.... pão não tem tempo, assim como sempre falo aqui, e ensino nas dicas basicas aqui mesmo no blog.

      Excluir
  39. Meus pãos não estão crescendo Maurício, estou seguindo as receitas nos detalhes o que estou fazendo de errado? Uso fermento e farinha da melhor qualidade. Parabéns pelo blog obrigado

    ResponderExcluir
  40. dar pra fazer essa receita em 900 gramas?

    ResponderExcluir
  41. Ola Mauricio voçe colocou as medidas em gramas como ficaria em xicaras . voçe poderia me passar obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
  42. Maurício que pãozinho delicioso!
    Acabei de tira-lo do forno e é incrivelmente fofo, até parece massa de bolo de tão fofinho rsrs
    Já venho acompanhando as receitas do blog a algum tempo e sempre dão certo! Parabéns

    ResponderExcluir
  43. Olá Mauricio qdo a receita estava em andamento achei que não ia da certo mais o resultado foi surpreendente ficou ÓTIMO Parabéns Vc é demais

    ResponderExcluir
  44. MEU DEUS que pão incrível de gosto e maravilhoso! A massa fica meio mole mesmo viu, não se assustem, dá certo.

    ResponderExcluir
  45. Mais uma receita executada com sucesso... ficou maravilhoso.
    Obrigada por compartilhar conosco Maurício

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: