Pão Chinês Cozido no Vapor

*** Se você achava que só ia poder comer destes pães nos melhores restaurantes chineses ou no bairro da Liberdade em SP se enganou, você pode fazer em casa facilmente, é rápido e fica delicioso!

(Ciclo Amassar / Massa)

1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico granulado seco
300ml de água morma
1/2 kg de farinha de trigo ou a mesma farinha "char sui" encontrada em lojas orientais
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de banha ou manteiga

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Amassar ou Massa, não precisa aguardar o ciclo terminar, assim que a massa estiver bem sovada e uniforme pode desligar e retirar a massa.
Reparta a massa em pedaços menores e faça bolinhas.
Você vai precisa de uma cuscuzeira, vaporeira ou uma panela à vapor, daquelas de fazer cuscuz nordestino e cozinhar legumes no vapor e papel manteiga. Corte quadrados pouco maiores que as bolinhas de massa e coloque abaixo delas dentro da cuscuzeira ou vaporeira. Lembre-se tem que ter água dentro da panela para poder formar o vapor e cozinhar os pãezinhos, se não couberem todos não tem problema, vá fazendo ao poucos, após começar a fazer vapor tampe e deixe por cerca de 15 a 20 minutos, depois disso estarão prontos.
Estes pães não ficam coradinhos, mas podem ser pincelados com shoyo antes de cozer e também podem ser feitos recheados, daí fica a sua escolha, mas combina bem com os seguintes recheios: carne com legumes, só legumes como repolho, abobrinha, cenoura, soja, tofu temperado... e também combina com doces, geléias...

Dica: Sirva com molho shoyo ou molhos de sua preferência!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

2 comentários:

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!