Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Sonho Frito ou Assado de Padaria (Bola de Berlim)

(Ciclo Amassar / Massa / Pizza)

Massa:
2/3 de xícara de leite morno
3 gemas
1/2 xícara de manteiga ou margarina
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e deixe até terminar. Quando terminar o ciclo retire a massa da forma da máquina e faça bolinhas, coloque sobre uma superfície lisa e enfarinhada, dando espaço suficiente entre elas para o crescimento da massa, deixe crescer até dobrar de volume.
Se for fritar, aqueça o óleo não muito quente para não ficarem cru no centro (160°) e coloque as bolinhas para fritar aos poucos, quando estiverem douradas retire do óleo e deixe escorrer. Para assar, unte uma assadeira com óleo e farinha, disponha as bolinhas dando o devido espaço, e leve ao forno 180° até a massa ficar douradinha.

Recheios:
1) Creme de confeiteiro - 600ml de leite, 300g de açúcar, 100g de amido de milho (maizena), 4 gemas de ovos e 1 colher de chá de essências de baunilha. Junte tudo no liquidificador e bata bem, depois despeje em uma panela em fogo médio e vá mexendo até engrossar, espere esfriar para rechear. Corte o sonho ao meio e recheie a seu gosto.
2) Geleia de sua preferência, a que mais goto é framboesa, coloque a geleia em um saco de confeitar e injete dentro da massa em quantidade a seu gosto, só não exagere para não vazar.

Dica: Depois de prontos polvilhe os sonhos com açúcar de confeiteiro.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

14 comentários:

  1. Mauricio, me tira uma duvida aqui cara, por favor. Recentemente comprei uma Philco cake nuts, então, estou aqui meio perdido entre dois ciclos, que é o "Bater" e "Massa", acredito que o ciclo BATER é o mesmo que AMASSAR nas outras maquinas...sobre isso, voce poderia tirar essa duvida minha, qual ciclo usar?(gostaria muito de saber quando usar um ciclo e quando usar o outro....)

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, o BATER de sua máquina é o Massa ou Amassar ok. Os outros ciclos são praticmanete os mesmo, mas basta ver no manual qual a função de cada um. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Maurício, me tira uma duvida... Coloquei leite frio ao invés de leite morno. A massa bateu, boleei os pãezinhos e eles estão demorando mto para crescer.... Isso é por conta do leite estar frio ou meus sonhos vão dar errado?

    ResponderExcluir
  4. SIm, é por isso, acredito que dará certo sim, mas levará mais tempo para crescer e talvez não fiquem tão leves.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Mauricio acabei de fazer ficaram maravilhosos obrigado por compartilhar,

    ResponderExcluir
  6. Excelente receita! Irei testar!! A farinha que você utilizou foi a mesma que você usa para pães ou para bolos? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada.
      Eu havia colocado na busca e nao apareceram resultados, acho que era problema na minha internet entao..

      aguardo a black friday pra levar todos os seus livros (?) rs

      Excluir
    2. ok. a promoção de Black Friday já está rolando do site da editora, eles que definem. Abraços.

      Excluir
  7. Não sabia que podia fazer assados..........amanhã já acordo direto na panificadora. obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Na AirFryer tem receita específica lá no blog Fritadeira Sem Óleo, confira.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: