Sonho Frito ou Assado

(Ciclo Amassar / Massa)

Massa:
150 ml de leite (morno)
3 gemas
100gr de margarina
100gr de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
uma pitada de sal
500gr de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Amassar ou Massa e deixe até o ciclo terminar. Quando terminar o ciclo retire a massa da forma da máquina e faça bolinhas médias, e coloque sobre uma superfície lisa e enfarinhada ou untada, dando espaço suficiente entre elas para o crescimento da massa, deixando-as crescer até dobrar de volume.
Se for fritar, aqueça o óleo não muito quente para não ficarem cru no centro (160°) e coloque as bolinhas para fritar aos poucos, quando estiverem coradas retire do óleo e deixe escorrer. Para assar, unte uma assadeira com óleo e trigo, disponha as bolinhas dando o devido espaço, e leve ao forno 180° por mais ou menos 20 minutos, ou até a massa ficar douradinha.

Recheios:
1) Creme de confeiteiro - 600ml de leite, 300gr de açúcar, 100gr de amido de milho (maizena), 4 gemas de ovos e 1 colher de chá de essências de baunilha. Junte tudo no liquidificador e bata bem, depois despeje em uma panela em fogo médio e vá mexendo até engrossar, espere esfriar um pouco para rechear. Corte o sonho ao meio e recheie a seu gosto.
2) Geléia de sua preferência, a que mais goto é framboesa, coloque a geléia em um saco de confeitar e injete dentro da massa em quantidade a seu gosto, só não exagere para não vazar.

Dica: Depois de prontos polvilhe os sonhos com açúcar de confeiteiro.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

14 comentários:

  1. Mauricio, me tira uma duvida aqui cara, por favor. Recentemente comprei uma Philco cake nuts, então, estou aqui meio perdido entre dois ciclos, que é o "Bater" e "Massa", acredito que o ciclo BATER é o mesmo que AMASSAR nas outras maquinas...sobre isso, voce poderia tirar essa duvida minha, qual ciclo usar?(gostaria muito de saber quando usar um ciclo e quando usar o outro....)

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, o BATER de sua máquina é o Massa ou Amassar ok. Os outros ciclos são praticmanete os mesmo, mas basta ver no manual qual a função de cada um. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Maurício pode assar na airfryer???

    ResponderExcluir
  4. Maurício, me tira uma duvida... Coloquei leite frio ao invés de leite morno. A massa bateu, boleei os pãezinhos e eles estão demorando mto para crescer.... Isso é por conta do leite estar frio ou meus sonhos vão dar errado?

    ResponderExcluir
  5. SIm, é por isso, acredito que dará certo sim, mas levará mais tempo para crescer e talvez não fiquem tão leves.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Mauricio acabei de fazer ficaram maravilhosos obrigado por compartilhar,

    ResponderExcluir
  7. Excelente receita! Irei testar!! A farinha que você utilizou foi a mesma que você usa para pães ou para bolos? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada.
      Eu havia colocado na busca e nao apareceram resultados, acho que era problema na minha internet entao..

      aguardo a black friday pra levar todos os seus livros (?) rs

      Excluir
    2. ok. a promoção de Black Friday já está rolando do site da editora, eles que definem. Abraços.

      Excluir
  8. Não sabia que podia fazer assados..........amanhã já acordo direto na panificadora. obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Na AirFryer tem receita específica lá no blog Fritadeira Sem Óleo, confira.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!