Pão Europeu Recheado (Fermentação na Água)

***Ví este pão no programa Manhã Maior da RedeTV, e simplesmente não resisti, adorei a receita e resolvi partilhar com vocês, coloquei o vídeo ao final, espero que gostem!

(Ciclo Amassar / Massa)

Massa:
500g de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
50ml de azeite
280ml de água (aproximadamente)
2 tabletes de fermento biológico (usei 2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco)

Recheio:300g de peito de peru defumado
200g de queijo provolone

Adaptei o preparo para a máquina de pão então fiz assim:
Coloquei todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, programei o ciclo Amassar ou Massa e deixei somente até a massa misturar mesmo, sem deixar sovando, como é ensinado no vídeo, depois dividi a massa em 3 pedaços, fiz bolas e deixei descansar por 10 minutos coberto com um plástico, abri a massa e coloquei o recheio, depois deixei descansar em uma vasilha com água e gelo por 1 hora, retirei os pães e passei na farinha de trigo, arrumei na assadeira, usei uma assadeira antiaderente, mas acho que pode ser nas normais sem necessidade de untar pois vai bastante farinha por fora. Faça cortes em cima e leve ao forno à 200ºC por 30 minutos. O resultado é magnífico, lembra aqueles pães bem lindos de padarias alemães e italianas.

Vídeo retirado do ar!

Dicas: Pelo que senti da massa, acredito que dê para encrementar de uma forma mais "integral", substitua de cerca de 150gr de farinha branca por farinha integrais de sua preferência, pode ser a farinha de trigo integral, farinha de centeio, aveia em flocos finos... e você também pode adicionar grãos como gergelin, linhaça, amaranto, girassol... vou repetir a receita com este ítens com certeza!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

5 comentários:

  1. show!!! vou fazer no feriado da Páscoa!!! Obrigado e boa Páscoa a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Fica delicioso, mas não ficou tão bonito qto o da foto. A massa abriu e parte do queijo se espalhou. Apanhei muuuuito ao colocar o recheio, na hora de fechar. Há alguma dica ou é falta de jeito mesmo? Hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Você pode tentar usar um queijo mais firme ou menor quantidade Alecrim. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Fiz novamente. Apanhei no início, mas entendi o meu erro. As duas primeiras bolinhas (dividi a massa em 6, queria pães menores), após rechear, não as fechei bem, deixei um furinho de nada em cada uma, foi suficente para que abrissem ao colocá-las na vasilha de água gelada.

    É preciso fechar muito bem, deixar a bola o mais lisinha possível, para tanto tem que trabalhar com certo cuidado e paciência.

    Depois disso, os pães ficaram lindos e muito saborosos. Usei recheio de queijo prato, tomate seco e rúcula, ma-ra-vi-lho-so!

    Obrigada por mais essa delícia!

    (Apaguei o comentário acima pq fiz um erro gramatical, então reescrevi.)

    ResponderExcluir
  5. Isso aí! rs... deve ter ficado maravilhoso! Abraços!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!