Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pãozinho Caracol Doce


(Ciclo Massa / Amassar / Pizza)

2/3 de xícara de leite morno
1/2 xícara de água morna
1 ovo inteiro + 2 gemas
6 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1/2 xícara de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de sal
4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
Manteiga ou margarina para montar o caracol

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo de amassas massas e após uns 15 ou 20 minutos dê uma olhada na massa para ver se esta grudando muito, caso esteja adicione uma ou duas colheres de farinha, isso é devido ao tamanho dos ovos que pode variar. Assim que o ciclo terminar retire a massa da forma da máquina e abra com a espessura de "um dedo" ou 1 e 1/2cm mais ou menos de altura, depois corte tiras da mesma largura, passe manteiga com um pincel em um dos lados destas tiras e enrole como um caracol, do centro para fora, coloque em forma untada com um pouco de óleo. Depois de assado, ainda quente, pincele com mais manteiga derretida e açúcar a gosto. Fica muito fofinho e gostoso!

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

12 comentários:

  1. Adorei amiga dicaram lindos e com ums aspecto muito fofinho, levo comigo esta receitinha, obrigado!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que del'icia!!!
    Da 'agua na boca!
    PARABENS

    Bjsss

    Sucesso sempre!!!

    Bruxinha Chic
    http://bruxinha-chic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia¹
    Revendo os amigos,,,
    Os pãezinhos ficaram apetitosos,,,
    Boa quarta,,,
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos, também adorei este pãozinho, fica super fofinho e doce ao ponto, parece aqueles de padaria de quando éramos crianças! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. muito obrigada por esta receita simples e deliciosa! meu marido amou!!!! amo d+ este blog, comprei uma maquina mes passado e to adorando todas as receitas! toda semana tento uma diferente! bjaum!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi katia, que bom que gosta, agradeço os elogios! Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Mestre, fiz essa receita mas ficou muito mole. Segui sua dica se acrescentar as colheres de trigo msm assim ficaram muito mole. Aí fui acrescentando e acabou q ficaram duros demais buaaaaaaaaa... O sabor até ficou bom mas duro q só... Como atingir o ponto certo??

    ResponderExcluir
  8. Paula, macia ou levemente grudenta não é problema, basta ir polvilhando farinha de leve e ir modelando/manuseando. Se ficou duro foi muita farinha que usou rs... se ficar um pouco mole vc pode adicionar "um pouco" mais de farinha, sem exageros, isso pode acontecer pelos ovos, que tem tamanhos diferentes, e pela margarina que tem mais ou menos lipídios. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi Maurício! Algumas receita suas nao diz se a massa do pão precisa ficar de repouso para crecer. Nem todas precisam? E essa receita precisa, quanto tempo?

    ResponderExcluir
  10. Maurício, a maquina de pão é diferente da sua e o copo que vem tambem. Tentei fazer essa receite e não deu certo por causa da medida do copo. Poderia passar as medidas em ml ou peso?

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: