Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Stollen - Pão de Natal Austríaco


(Ciclo Amassar / Massa / Pizza e Assar)

Tamanho: 600g ou 750g

350g de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco
50g de açúcar
150ml de leite
110g de manteiga ou margarina
1 ovo inteiro
Raspas da casca de 1 limão
40g de cerejas cortadas ao meio
50g nozes ou castanhas
40g damascos secos picados
40g figos ou outra fruta cristalizada 
25g de amêndoas picadas


Recheio (Opcional):
175g de marzipã

Glacê / Cobertura:
110g de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de suco de limão

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, exceto as frutas e castanhas, iniciando pelos líquidos depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Amassar / Massa / Pizza, assim que soar o BIP acrescente as frutas e castanhas, ou após perceber que a massa já está homogênea. Assim de terminar o ciclo ou assim que a massa já estiver bem sovada, retire-a da forma e abra com um rolo ou com as mão e recheie com o marzipã, volte a massa para a forma e deixe crescer até dobrar de volume, depois programe o ciclo assar. Caso deseje assar no forno basta rechear e colocar em assadeira untada com óleo, deixar crescer e levar ao forno médio. Caso não tenha marzipã pode variar o recheio, usar recheios para croissants daqueles prontos, ou fazer uma trufa firme de chocolate, o marzipã é bem tradicional, mas nem todo mundo usa ou gosta. Se for fazer sem recheio você pode utilizar o ciclo Básico ou Sanduíche mesmo e só adicionar as frutas quando soar o BIP.
Depois de assado prepare o glacê apenas misturando o açúcar de confeiteiro e o suco de limão, já despejando logo em seguida sobre o pão e espalhando com uma espátula ou com as costas de uma colher até cobrir todo o pão. Fica uma delícia!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

7 comentários:

  1. muito bonito amiga obrigado pela partilha darorei!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Fiz o pão e ficou maravilhoso!!! Só não coloquei o recheio e as nozes que não tinha. Fez o maior sucesso!!

    ResponderExcluir
  3. Hummmm... que delícia, amo este pão, parabéns Bruna e obrigado Beth!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que encontrei esse blog! tenho uma máquina de pão há 1 ano e desisti de fazer , pois fiz 3 vezes e saiu horrível, pois as receitas que tenho utilizam a medida padrão e eu não tenho esse medidor. Vou tentar suas receitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das minhas receitas também utilizam o padrão, o padrão são medidores culinários, se vc não tem pode comprar em qualquer lojinha de utilidades domesticas ou de 1,99. Bjos

      Excluir
  5. Oi,Maurício. Fiz o pão! E maravilhosa a receita. Parece com um pão que comia na minha infância, de uma padaria perto de minha casa. Fiz adaptações: não coloquei o recheio, nem as nozes e na cobertura somente coloquei açúcar de confeiteiro. Fiz isso porque queria chegar perto da receita do pão que comia quando criança. Ficou maravilhoso. Muito fofinho. Maior sucesso. Adoro seu blog. Já fiz várias receitas, todas ótimas. Muito obrigada! Mais sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
  6. fiz a receita e ficou maravilhosa!! obrigada Mauricio pelas receitas maravilhosas que nos ensina!!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: