Stollen - Pão de Natal Austríaco

(Ciclo Amassar / Massa e Assar)

Tamanho: 600gr

350g de farinha de trigo
¼ colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco
50g de açúcar
150ml de leite
110g de manteiga ou margarina
1 ovo inteiro
Raspas da casca de 1 limão
40g de cerejas cortadas ao meio
50g nozes ou castanhas
40g damascos secos picados
40g figos ou outra fruta cristalizada 
25g de amêndoas picadas


Recheio (Opcional):
175g de marzipan

Glacê / Cobertura:
110g de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de suco de limão

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, exceto as frutas e castanhas, iniciando pelos líquidos depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo Amassar / Massa, assim que soar o BIP acrescente as frutas e castanhas, ou após perceber que a massa já está homogênea. Assim que terminar o ciclo ou a massa já estiver bem sovada, retire-a da forma e abra com um rolo ou com as mão e recheie com o marzipan, volte a massa para a forma e deixe crescer até dobrar de volume, depois programe o ciclo assar. Caso deseje assar no forno basta rechear e colocar em assadeira untada com óleo, deixar crescer e levar ao forno médio. Caso não tenha marzipan pode variar o recheio, usar recheios para croissants daqueles prontos, ou fazer uma trufa firme de chocolate, o marzipan é tradicional na Austria, mas nem todo mundo usa ou gosta. Se for fazer sem recheio você pode utilizar o ciclo Básico ou Sanduíche mesmo e só adicionar as frutas quando soar o BIP.
Depois de assado prepare o glacê apenas misturando o açúcar de confeiteiro e o suco de limão, já despejando logo em seguida sobre o pão e espalhando com uma espátula ou com as costas de uma colher até cobrir todo o pão. Fica uma delícia!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

3 comentários:

  1. muito bonito amiga obrigado pela partilha darorei!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Fiz o pão e ficou maravilhoso!!! Só não coloquei o recheio e as nozes que não tinha. Fez o maior sucesso!!

    ResponderExcluir
  3. Hummmm... que delícia, amo este pão, parabéns Bruna e obrigado Beth!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!