Fougassette - Pão de Natal Francês

(Ciclo Amassar / Massa)

1ª Etapa:
1 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de água morna
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco
- Junte todos os ingredientes na forma da máquina e programe o ciclo Amassar / Massa, deixe apenas até misturar os ingredientes e desligue a máquina. Aguarde até que cresça bem esta mistura, isso varia de acordo com a temperatura externa.
Depois de crescida a mistura adicione a ela todos os ingredientes abaixo.

2ª Etapa:1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
3 ovos inteiros
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de água de flor de laranja ou licor de laranja ou raspas da casca de uma laranja
1/3 xícara de azeite
Mais farinha para dar o ponto e açúcar de confeiteiro para polvilhar no final

Após isso ligue novamnete a máquina no ciclo Amassar / Massa e fique de olho, pois tlavez seja necessário acrescentar um pouquinho mais de farinha até começar a desgrudar da forma a massa e formar uma bola.
Depois que a massa estiver bem homogênea, retire da forma da máquina, abra em uma assadeira untada com óleo achatando-a e faça cortes com uma faca como na imagem ao lado. Leve para assar em forno médio e depois de morno polvilhe com açúcar de confeiteiro.

É UMA DELÍCIA!

Dica: Esta receita originalmente e tradicionalemnte não leva frutas ou castanhas, mas se desejar pode adicionar que fica delicioso e lindo!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

Um comentário:

  1. Adoro e o teu ficou muito bonito, gostei muito!

    beijinhos

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!