Massa de Pastel de Feira

(Ciclo Amassar / Massa)

1 kg de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de óleo
1 colher de sopa sal
1 ovo
1/2 dose de pinga
1 colher de chá vinagre
250 ml de água

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos, programe o ciclo Amassar / Massa e aguarde o ciclo terminar, pois assim a massa adquiri a consistência ideal.
Assim que o ciclo terinar enrole a massa em filme plastico ou em uma vasilha que fique com pouco ar e bem vedada e deixe descansar na geladeira por no mínimo umas 1 hora, depois abra a massa fininha, com um rolo manual ou de macarrão, coloque o recheio de seu gosto, pode ser doce ou salgado e frite no óleo quente.

Dicas: Se for fazer pastel doce, passe no açúcar com canela assim que fritar. Se desejar pode manter na geladeira por uma semana ou até mesmo congelar e retirara um pouco antes para usar, ou ainda pode fazer os pastéis, já recheados, e congelar, na hora de fritar frite congelado mesmo.
Fiz um recheio que chamei de sonho de valsa, fica ótimo, basta colocar doce de leite, chocolate em raspas e amendoins quebradinho... hummm....


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

14 comentários:

  1. Essa medida faz quantos pasteis!?

    ResponderExcluir
  2. Olá, isso dependerá do tamanho que fizer. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Maurício, essa massa dá pra fritar na airfryer?

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza, ainda não testei, mas acredito que sim, mas sequindo a forma de fazer que ensinei no blog Fritadeira Sem Óleo ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá, com essa massa posso assar os pastéis, ou só fritar. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá, qual a utilidade da pinga(cachaça) nas receitas de pastéis? Se eu tirar a pinga vai fazer diferença na massa? obrigada

    ResponderExcluir
  7. Faz toda a diferença, deixa a massa mais sequinha, crocante, pururucada...

    ResponderExcluir
  8. Olá Maurício, eu posso trocar a dose de pinga por uma dose de saquê?

    Queria deixar aqui registrado, o meu imenso agradecimento por suas receitas. Tenho um filho de quase 3 anos com uma doença renal congênita que o impossibilita de comer sal, ou qualquer produto com sódio (fermento químico, bicarbonato...). Isso quer dizer que pão, biscoito e tantas outras receitas são feitas em casa. Já peguei várias receitas suas e adaptei ao meu pequeno para que ele pudesse ter mais opções de alimentos (nhoque, pães, massa de coxinha...). Hoje, sempre venho primeiro no seu site para pesquisar porque assim, consigo ganhar tempo na cozinha se tiver receita para máquina de pão. Muito obrigada mesmo pelo conteúdo do site. Ele faz diferença para minha família. Deus abençoe ricamente o seu trabalho, lhe capacitando cada dia mais com novas ideias. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho. Sim, pode, mas pode alterar o resultado, não tenho como garantir, tem que testar e ver.

      Excluir
  9. Oi Maurício! Essa massa da pra air fryer também? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Hummmmm! Excelente receita, vou testar. Obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  11. Olá Maurício. Tenho feito várias receitas suas da máquina de pão e tem dado super certo! Uma mais deliciosa que a outra. Fiquei com uma dúvida nessa:a máquina suporta um quilo de farinha? Beijos e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da sua máquina. A máquina suporta o peso total que é informado pela marca/fabricante, se a sua não aguenta pode fazer metade.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!