Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pain au Chocolat (Francês) - Pão com Chocolate


(Ciclo Amassar / Massa / Pizza)

1/2 xícara de leite à temperatura ambiente
1/3 de xícara de manteiga ou margarina
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher chá sal
2 xícaras + 1 colher de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Chocolate em barra, ao leite ou meio-amargo
1 ovo batido para pincelar

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, exceto o ovo batido e o chocolate, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo de amassar massas, assim que o ciclo terminar retire a massa da forma e divida em 17 à 20 partes iguais, abra e coloque no meio um pedaço de chocolate, coloque em assadeira com papel manteiga no fundo, deixe crescer mais 15 minutos, pincele os pães com a gema batida, e leve ao forno à 180º até dourarem.

Dicas: Após assado você pode cobrir com chocolate, fondant ou açúcar de confeiteiro, além de bonito fica mais gostoso ainda.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

11 comentários:

  1. Olà!
    Muito obrigado por esta deliciosa partilha esta pães estõ de comer e chorar por mais, lindissimos.

    Beijinhos e Feliz domingo Pascoal

    ResponderExcluir
  2. Bem, estes pães são fabulosos, a minhas pequenas vão adorar de certeza.

    ResponderExcluir
  3. Maurício,

    Peço uma ajuda ao mestre cuca. O único senão da máquina é visual do pão: o formato do pão é feio e o furo do batedor é terrível. Tudo bem que nem ligo para esse detalhe qdo estou com preguiça, mas nada como um pão caprichado certas horas.

    Porém, ainda não tive coragem de tirar a massa para moldá-la e levá-la ao forno por causa do tempo frio e da umidade. Inclusive fiquei com vontade de fazer o pain au chocolat para presentear uns amigos, mas estou com receios.

    Quando se usa o ciclo massa (pelo que entendo, nesse ciclo, máquina mistura e deixa crescer), ao retirar e modelar a massa, há perigo da mesma não crescer por causa da época de friagem?

    Aguardo seus ensinamentos e agradeço sua gentileza. Abçs

    ResponderExcluir
  4. Uma dúvida. Na receita diz que 2 xícaras e 1 colher (chá, sopa?) de farinha de trigo equivalem a 250 g.

    Como faltava a especificação da colher, recorri à tabela de conversão. Esta acusa que 250 g de farinha são 1 3/4 xícara ou que 2 xícaras são 280 g. Há alguma falha na receita?

    Abçs,
    Alê.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alecrin, não tem como fazer o pão sem ficar com o furo do batedor, pois se vc tirar mesmo depois da massa já pronta afetará o crescimento, se prestar atenção a máquina tira o excesso de ar do fundo com algumas batidas leves durante o crescimento. Quanto as medidas, use sempre o copo medidor que é melhor, os pesos são estimativas, até porque dependerá da farinha, do ingrediente, da compactação... Se estiver tempo muito frio use o líquido levemente morno e não dmore à modelar, assim não corre o risco de afetar o crescimento, depois é só levar ao forno. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Se quer agradar adultos e crianças esse pão é ótimo! Fiz como lembrancinha para amigos que amaram. Acabei repetindo a receita porque o pessoal de casa ficou de olho e para não gerar discórdia lá fui para a cozinha.

    Alguns pães se desenrolaram um pouquinho (aproximadamente, 0,5 cm) no momento em que estavam no forno por mais que eu tenha aderido a extremidade lateral da massa com água. Bem, isso não chegou a comprometer o visual e muito menos o sabor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Alecrim, que bom que gostou, é uma delícia mesmo. Tente passar clara de ovo na borda final da próxima vez, eu prefiro, segura bem melhor para não desenrolar. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi, acabei de ligar o forno. Os paes ficaram pequenos e nao cresceram muito, vamos ver depois de assados. Parece que esta delicioso. Depois conto sobre o resultado. Abcs Eliane

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliane, ficam deliciosos, vc vai adorar, abraços!

    ResponderExcluir
  10. OI, Maurício! Quando você diz chocolate em barra, está falando daqueles usados para cobertura, que a gente normalmente derrete antes de usar, ou de uma barra normal, daquelas que dá para comer sem precisar derreter?

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: