Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Italiano Integral


(Ciclo Básico / Sanduíche)

Tamanho: 600g ou 750g

1 e 1/4 xícara de água morna
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher de café de gengibre em pó ou ralado (opcional)
1 e 1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo branca
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por ultimo o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

23 comentários:

  1. ola, fiz o pao italiano integral, ficou muito gosstoso so que ficou baixo quando passou para o ciclo assar, troquei par o ciclo pao integral, fez a mesma coisa. cs sabem oq aconteceu?

    ResponderExcluir
  2. Olá,talvez a massa tenha ficado um pouco mole, isso ocorre as vezes quando a farinha está com muita umidade ou se usar farinha integral de máqualidade. Mas caso perceba que esta mole ou grudenta, adicione mais uma dou duas colheres de farinha branca enquanto ainda bate. Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Maurício, como faço se quiser apenas bater a massa na máquina e assar no forno?

    ResponderExcluir
  4. Oi Cláudia, basta colocar os infredientes e programar o ciclo Amassar ou Massa, depois de pronta a massa deixe crescer e asse no forno convencional!

    ResponderExcluir
  5. nao tem como fazer este pao sem máquina, da forma manual??

    ResponderExcluir
  6. Sim, qualquer um deles, veja nas "dicas básicas".

    ResponderExcluir
  7. Esse pão é maravilhoso. Fiz e repeti algumas vezes. No inverno, com vinho e queijo... Hum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve combinar mesmo! Com carpaccio também!
      O meu ficou com jeito de baguete artesanal. Uma delícia!

      Excluir
  8. Essa receita é de 600g, certo? Como faz para ser de 900?

    ResponderExcluir
  9. Essa adaptação não é tão simples, tem que adaptar e testar toda a receita, se quer um de 900gr recomendo que escolha outra receita.

    ResponderExcluir
  10. Olá Maurício! Tudo bem? Posso fazer só com a farinha branca?

    ResponderExcluir
  11. Oi Luis, não, faça a receita normal então, tem aqui mesmo no blog.

    ResponderExcluir
  12. Maurício esse pão não leva azeite ou óleo ou manteiga?

    ResponderExcluir
  13. Não, algumas receitas italianas não levam gordura. Se quiser pode colocar umas duas colheres de azeite.

    ResponderExcluir
  14. Mauricio, não achei aqui no site a receita do pão italiano sem ser integral, só achei temperado ou a ciabatta. Qual o título da receita? Obrigada

    ResponderExcluir
  15. É o mesmo do temperado mas sem os temperos ;)

    ResponderExcluir
  16. Eu amei esse pão! Super recomendo! Ficou macio e o sabor é muito bom! ! Muito obrigada pelas dicas e pela receita!!! Nao vivo mais sem suas receitas!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Maurício,

    antes de tudo, parabéns! E obrigada pelo blog, que estou usando muito!!! As receitas são criativas, variadas, as explicações bem claras, e os resultados deliciosos!

    Mas com a prática, fico com algumas dúvidas, por exemplo : nesta receita, o açúcar é indispensável? Ele ajuda o fermento a atuar, como é o caso com o fermento fresco de padaria? Ou é só uma questão de paladar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. O açúcar ajuda no crescimento e na formação do sabor também, não necessariamente vc terá um pão doce só pq tem açúcar na massa. Sobre o fermento veja nas dicas basicas 1 e 2, links ali no topo.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pela resposta, Maurício! Minha dúvida era especificamente em relação ao papel do açúcar nesta receita, como em várias outras. Já tinha lido as dicas 1 o 2, que foram muito úteis mesmo!

    ResponderExcluir
  20. Oi Maurício Tudo bem? Esse pão é uma delícia mesmo, fiz várias vezes. Gostaria de saber se essa receita dá para programar. Pergunto por causa da água morna. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: