Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Ciabatta


(Ciclo Amassar / Massa / Pizza e Assar)

*Esta receita é dividida em duas etapas, pois só assim é possível conseguir o resultado de um verdadeiro pão ciabatta, com as características, sabor e aromas ideais.

1ª Etapa:
1/4 colher de chá de fermento biológico seco
1 xícara de água
1 e 1/2 de xícaras de farinha de trigo

Coloque na forma da máquina a água, a farinha e o fermento, programe o ciclo Amassar / Massa / Pizza, deixe bater até ficar uma mistura homogênea, depois desligue a máquina e deixe-á fechada até o dia seguinte (12 horas de descanso). O resultado será uma mistura pegajosa, com cheiro azedo e ligeiramente espumada. Acrescente à esta liga os ingredientes abaixo:

2ª Etapa:
1 colher de chá de fermento biológico seco
1 e 1/2 colheres de chá de sal
3/4 xícara de água
1 colher de sopa de azeite de oliva
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

Programe o ciclo Amassar / Massa / Pizza e deixe finalizar todo o ciclo, assim que a estiver crescida programe o ciclo Assar, ou se desejar divida a massa em 4 partes e faça pães menores, enfarinhe-os, modele na assadeira achatando-os com as pontas dos dedos, deixe crescer um pouco e leve para assar em forno convencional

Dica: Para ficar com a aparência da padaria coloque uma forma baixa com meio centímetro de água quente dentro ou borrife água dentro do forno umas 4 a 5 vezes enquanto o pão é assado, pois o vapor criará a atmosfera ideal para o pão ficar perfeito.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

13 comentários:

  1. Boa tarde Maurício, vou assar a ciabatta em forno convencional. Quando você diz deixar crescer um pouco, se trata de mais ou menos quanto tempo?

    ResponderExcluir
  2. Até vc perceber que deu uma leve crescida, que fermentou um pouco.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Mauricio. Quanto tempo posso deixar a massa pronta antes de assar?

    ResponderExcluir
  4. Hum, isso depende muito, se o dia estiver quente quando estiver bem crescida é bom colocar na geladeira, ai pode ficar até o outro dia, se estiver dia frio pode ficar até umas 5 horas fora.

    ResponderExcluir
  5. Mauricio, já fiz a receita 2 vezes e ficaram deliciosas (da segunda vez fiz metade dos pães recheados de azeitona e queijo e ficaram fantásticos), mas meus estão ficando brancos por fora. Acho que não estoi acertando tempo e temperatura. No forno convencional, qual o tempo e temperatura você usa?

    ResponderExcluir
  6. Ciabatta é mais clarinha mesmo, mas tempo e temperatura em forno é muito relativo rs... não teria como dizer assim.

    ResponderExcluir
  7. Consegui o ponto ideal, eu estava assando com temperatura 180 mas não ficava com a casca crocante e estava muito branca, mais que o normal. Ai achei uma outra receita que indicavam assar por 20 a 25 min em forno a 240 graus. Ficou perfeita agora.

    ResponderExcluir
  8. Maurício, cada pão que faço mais apaixono pela máquina.
    Esse ciabatta é perfeito, fiz no forno na forma de bolo inglês, primeira experiência com forno. Perfeito. Recomendo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Ola Mauricio
    Essa receita pode se usar farinha sem glutem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma receita vc pode susbstituir farinha de trigo por farinhas sem gluten, isso não funciona.

      Excluir
  10. Maurício graças a seu blog , saí de uma depressão e encontrei algo prazeroso de fazer. Continue sempre nos dando um motivo pra sair da cama. Agora tomamos toda sexta um vinho Europeu com um de seus paes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade e que delícia friend! Fico até sem palavras ao receber um depoimento como este. Obg, mil bjs!

      Excluir
  11. Estou tentando fazer esse aqui, obrigado por compartilhar tanta receita na máquina.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: