Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

"Como fazer pães perfeitos na Máquina de Pão"




"Como fazer pães perfeitos na máquina de pão"

São dicas básicas para quem tem máquina de fazer pães, quem está aprendendo a usar sua máquina de pão ou tem dificuldade de fazer pães bonitos, fofinhos e saborosos.
Resolvi criar este post fixo devido ao grande número de e-mails e pedidos de ajuda que recebi, todos de pessoas que acabaram de adquirir ou ganhar sua máquina de pão e de pessoas que estão tendo dificuldade em fazer pães perfeitos. Dividi em algumas dicas e passos bem simples, todos baseados em minhas experiências na área de panificação e com a máquina. Espero que seja útil!

1º) A farinha sem sombra de dúvida é o ingrediente principal do pão e por isso deve ser da melhor qualidade possível. As melhores farinhas de trigo brancas, em relação custo x benefício, são as Premium e Reserva Especial, depois dessas tem as farinhas para pizza e as mais comuns são farinhas especiais. Não gosto e não indico mesmo farinhas de trigo de pacote plástico, geralmente são as piores... só servem para bolo, alteram muito o pão em todas as qualidades, muita gente usa e fala que gosta, se não tem outra ok, mas todas as pessoas que já usaram farinhas melhores, de alta qualidade depois dessas ruins logo notaram e falaram sobre as diferenças nos resultados. As farinhas de trigo brancas devem ser realmente brancas, não amarelas, quanto mais claras melhor a qualidade, significam que são mais puras, ou seja, não tem pedras, outros grãos e outras coisas moídas junto, as farinhas do tipo premium e reserva especial são as melhores mesmo e geralmente elas vem em pacotes de papel ou à vácuo, é claro que embalagem e marca não é uma regra, mas já ajuda na escolha. O mais importante é ser de boa qualidade, branquinha e fininha, quanto mais branca, mais fininha e com mais proteína melhor. As farinhas italianas são ótimas nesse aspecto, são puras, moagem perfeita e fortes!
Das farinhas de trigo integrais as melhores são as naturais, adquiridas em Mercadões, Cerealistas e Casas de produtos naturais, pois são em maior parte orgânicas, porém no mercado essas vem em saquinhos plásticos ou à vácuo, o que não é uma característica a ser avaliada como nas farinhas brancas, o mesmo vale para outras farinhas e grãos como centeio, quinua, girassol...
Uma dica simples e legal, veja a quantidade de proteína da farinha, na tabela nutricional na embalagem, quanto mais proteína geralmente a farinha é melhor também, e as nomenclaturas conforme falei, em ordem de melhor para pior, Premium, Reserva Especial, Gourmet, Pizza, Especial, Comum...
Lembrando que farinha com fermento não serve para fazer pães, já que são farinha com fermento químico, aquele me pó para bolos, e não com fermento biológico, que é o que usamos em pães.
Aliás, já mostrei para vocês no canal quando fui à Itália para um aperfeiçoamento de panificação, nessa série de vídeos apresentei todo o processo das farinhas e ainda um pouco do que aprendi por lá, ASSISTA AQUI!

2º) O fermento para mim não tem outro, tem que ser o da Fleischmann, seja ele biológico granulado seco ou biológico fresco, claro que na máquina de pão usamos bem mais o granulado seco, mas para quem não encontra basta equiparar, ou seja, cada 1 colher de chá de fermento biológico granulado é igual à 15g de biológico fresco, é só substituir. Gosto de comprar um pacote grande de 500g a vácuo do granulado Fleischmann e divido em pacotinhos já na medida ou em dois frascos de vidro, guardo tudo no freezer, pois mantém-se na mesma qualidade durante meses e anos até. Obs: Quem usa o fermento fresco não precisa diluir antes de colocar na máquina, e pode congelar também do mesmo jeito. Na hora de usar qualquer um dos dois coloque congelado mesmo direto na máquina. Se o tempo estiver quente reduza um pouco a quantidade de fermento para o pão não crescer demais e se estiver muito frio aumente um pouco a quantidade ou use o líquido da receita levemente morno.

3º) Se todos os ingredientes forem de qualidade as chances de seu pão não dar certo serão reduzidas praticamente à zero, por isso use ingredientes de qualidade e nunca exagere no sal ou no açúcar, pois retardam o crescimento do pão, e chegam até a matar o fermento. Sempre use os ingredientes em temperatura ambiente, se usar gelados isso retardará o crescimento da massa.

4º) As medidas não estão nas receitas por acaso, e nem vem medidores com a máquina só para ficar guardado, então use as colheres e xícaras medidas, se necessário até uma balança, ou um conversor de medidas. Quanto ao tamanho/peso do pão, algumas máquinas possuem esta programação e outras não, caso a sua possua as regras são bem simples! Para até 2xic. de farinhas = programação de 400g ou 500g, 3xic. = 600g ou 750g, 4xic. = 900g ou 1kg, 5xic. = 1,3kg, 6xic. = 1,5kg, lembrando que este tamanho/peso se refere ao peso total da massa final e não só das farinhas.
Aliás um dos principais erros cometidos por quem não tem muita experiência em cozinhar é a maneira de medir os ingredientes, sim, pode acreditar, então recomendo que assista ESTE VÍDEO onde ensino a maneira correta de fazer isso!

5º) Coloque os ingredientes na forma / cuba da máquina sempre iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, caso o tempo esteja frio você pode colocar o fermento logo após os líquidos para acelerar um pouco o crescimento, e quando for acrescentar frutas ou recheios procure adicioná-los após o BIP, ou quando a massa já estiver bem homogênea. Para evitar que o batedor fique preso e / ou solte mais fácil unte-o bem com óleo ou azeite antes de colocar os ingredientes e assim que retirar o pão pronto da forma da máquina coloque água dentro até cobrir o batedor, deixando assim até o momento em que for lavar.

6º) O ciclo é importante também, deve ser selecionado de acordo com o tipo de pão que irá fazer, mas nem todos os pães precisarão de um ciclo próprio, em geral os que levam mais farinha branca, já a cor fica a seu critério. Para usar os ciclos Rápido acrescente mais uma medida de fermento e para o Ultra-Rápido dobre a quantidade de fermento solicitada na receita, mas lembre-se que nestes ciclos a textura e o crescimento do pão ficam um pouco comprometidas, além do paladar, pois não dão tempo da massa se desenvolver por completo e por terem muito fermento.

7º) Para usar o timer você deve calcular exatamente depois de quanto tempo deseja que o pão esteja pronto, e não quando deverá começar a ser preparado, pois a máquina se encarregará deste cálculo. Os líquidos não podem ter contato algum com o fermento neste caso, por isso faça uma pequena cova no centro dos ingredientes secos, que estarão boiando sobre os líquidos, e adicione alí o fermento. No caso de receitas que levam ovos, leite...ingredientes que estragam mais fácil, deve-se tomar certos cuidados se o dia estiver extremamente quente, troque o leite normal por água e leite em pó, tente não estourar a gema dos ovos, não use frutas, verduras ou legumes frescos, mas em geral é bem difícil estragar ovos e leite de um dia para o outro, nunca tive este problema e uso bastante o timer.

8º) Para começar eu indico que aprenda com os Pães Básicos como Pão FrancêsPão Branco e Pão de Leite, depois passe para os Pães IntegraisDoces e por fim os Recheados e Mais elaborados.

9º) Toda receita pode ser adaptada ou modificada, depois que você pegar a prática claro, basta substituir os secos por secos, doces por doces, frutas por frutas, etc... e ajustar, pois pode precisar de mais líquidos, mais gordura, mais farinha, etc... claro que não será a mesma receita, nem mesmo resultado, mas com prática é possivel. Já dei várias dicas de substituições AQUI!

10º) Não abra ou retire o pão da máquina de pão assim que ficar pronto ou soar o BIP, aguarde de 5 à 10 minutos, depois retire-o da forma e deixe esfriar por mais uns 5 à 10 minutos ao menos antes de cortar, pois assim quando for cortar, com uma faca de serra comprida, não correrá o risco de amassar ou estragar seu pão, principalmente se o mesmo for recheado, muito fofo ou mais molhadinho.

Inclusive se quiser ver muitas dessas dicas em vídeo você pode clicar AQUI e AQUI!

Maurício L. R. - maquinadepao.blogspot.com
(Como fazer pão na máquina de pão com 10 dicas simples)

Para ver a segunda leva de dicas que fiz aqui no blog CLIQUE AQUI!

Para adquirir sua máquina de pão em oferta acesse:
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

309 comentários:

  1. Maurício, comprei uma panificadora Cadence e irei fazer o primeiro pão. Segundo o manual deve ser feito o pão branco inicialmente. É obrigatório? muda alguma coisa? A receita que consta no manual leva leite em pó e aqui em casa tem alergia às proteínas do leite e da soja, portanto, nada de leite em pó. Dá para substituir? uso aqui leite de amêndoas, posso usar?

    ResponderExcluir
  2. Não é obrigatório, mas é o ideal para vc aprender direito. Leia minhas dicas básicas 1 e 2 aqui mesmo no blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi Maurício. Tenho uma m´quina Zojirushi hpa muitos anos, mas minha avó havia perdido as receitas. Dei um google e achei o manual igualzinho ao que ela tinha. A máquina funcionou mas na minha ansiedade coloquei meia xícara de água a mais e 1/4 de xícara de farinha a menos: o pão ficou duro por fora e pegajoso por dentro, como se fosse um bolo solado, O sabor estava bom mas poderia ter um gosto menos cru, A solução que encontrei foi cortar bem fininho, colocar alho picado, manteiga e salsinha e colocar no forno por 20 min, Tive torradinhas de alho deliciosas! Rs... Esse fim de semana irei fazer de novo, dessa vez com calma e atenção. Espero ser mais feliz no resultado. Beijos, Camila.

    ResponderExcluir
  4. Mauricio o fermento biológico seco instantâneo pode tâmbém ser congelado?

    ResponderExcluir
  5. oi Mauricio, tenho 2 duvidas. Sempre compro os pacotinhos de fermento granulado e sempre sobram, posso congelar estes tb??? E os pães da maquina sempre ficam no mesmo formato, caso eu queira mudar posso colocar qualquer receita para assar no forno convencional?? será que da certo só amassar???

    ResponderExcluir
  6. Sim, e sim rs... eu explico isso nas dicas básicas 1 e 2 aqui mesmo no blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá...adorei seu espaço. Parabéns. Comprei um MFP da marca Philco, liguei para fazer o procedimento pedido pelo fabricante, mas estou com medo de usar pois sai muita fumaç com cheiro de plástico queidado....um horror, no manual diz que é normal, mas será mesmo. Não tem perigo de incêndio? Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar nisso. Sei que sai fumaça quando cai farinha na resistência, mas fumaça e cheiro de queimado não acho normal. Veja com seu fabricante!

    ResponderExcluir
  9. Olá, pessoal!
    Por fv, gostaria de uma dica de voces: queria comprar uma máquina de fazer pão, mas somos somente duas pessoas e queria uma que fizesse paes pequenos. Qual vcs indicam?
    muito obrigada!
    Lígia

    ResponderExcluir
  10. A maioria dos modelos faz pães de 3 tamanhos, de 600gr até 1kg, bast fazer receitas menores. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante seu blog. Eu tenho feito diversos pães em uma Cadence e em geral com muito sucesso, exceto uma coisa: todos eles ficam com quase o mesmo gosto de pão simples. Fiz até um pão com mel, iogurte e leite em pó e no final um pão muito bonito mas com o mesmo gosto de pão simples. Fiz um pão com abóbora, saiu com uma ótima cor... mas gosto de pão simples. Na sua opinião, a farinha ruim poderia afetar tanto o pão (tenho usado D. Benta, agora que li seu blog vou experimentar com outra) ou você acha que eu preciso reforçar outros ingredientes para dar mais gosto? Uma outra dúvida é se o sal é muito importante no pão, eu tenho costume de achar tudo salgado e gostaria de cortar o máximo de sal possível, qual o mínimo que você recomendaria para não afetar o crescimento da massa? Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  12. Olá, talvez vc esteja modificando as receitas, ou os ingredientes não sejam bons. Para as massas ficarem diferentes vc tem que deixar na textura que ficar quando estiver preparando, algumas são mais formes, outras mais grudentas, etc... sim farinha Dona Benta é bem ruim para pães, para bolos ainda vai rs... O sal pode até cortar se quiser, só não pode deixar é sem nada de açúcar.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado pelo feedback... eu sempre tenho ajustado o ponto da massa pois acho que ficou muito seca ou muito mole mas não tenho modificado os outros ingredientes, em geral o pão fica bom mas sempre muito parecido no gosto. Vou experimentar sem sal, outra farinha e tentar não ajustar o ponto da massa e depois publico o que aconteceu. Sucesso!

    ResponderExcluir
  14. oie mauricio?
    tenho uma maquina da cadence e ainda não usei pq perdi o livro de fazer receitas gostaria de saber se aquela receita do pao branco tradicional que vc passo pode ser feito na minha pnf cadence?
    e tbm se o leite em po deve ser diluído antes?
    e se as medidas da receita que v passou são as mesmas do copinho que vem na maquina cadence?
    obgda Amanda

    ResponderExcluir
  15. Sim, as minhas receitas são para qualquer marca ou modelo de máquina de pão. Sim, as medidas de copo ou xícara são sempre aquela do copo/xícara medidora que já vem com as máquinas (240/250ml)

    ResponderExcluir
  16. lá a todos!
    Entrei no site há poucos dias, numa tentativa de ressuscitar a empoeirada MFP da Britânia, a qual não usávamos por não gostar do resultado das receitas originais - pães cascudos e sem graça. Desde então, já fiz 4 receitas do blog e estou muito feliz com os resultados! As dicas que mais fizeram diferença para mim foram:
    -sempre programar a cor "clara"
    -cobrir o pão ainda quente para amolecer a casca
    -seguir o início do preparo para verificar necessidade de líquidos
    -deixar a massa como uma bola lisa e homogênea que quaase desgruda da forma
    -medir a farinha com colher e peneirar antes de usar (para evitar colocar farinha "prensada" direto do saco e acabar com mais que o necessário).
    Maurício, parabéns pelo trabalho!
    Colegas donos da mal afamada Britânia Multipane, não desistam, é possível!
    Para quem mora no Centroeste, indico a farinha Emegê tipo I, tenho tido bons resultados.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado, seu relato me deixou muito feliz! Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pelas dicas, Mauricio! Minha panificadora já chegou e esse final de semana irei fazer o primeiro teste.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  19. Comprei uma panificadora britania e fiz um pão ,até ai tudo bem,mas agora coloquei os ingredientes novamente nela e ela simplesmente não bateu,os numeros na telinha funciona normal ,mas não bate.O que pode ter acontecido??

    ResponderExcluir
  20. Pode ter dado defeito, tem que ver, se nada mais funciona, e esta encaixadinho tudo no lugar... assistência.

    ResponderExcluir
  21. Olá Mauricio! gostaria de experimentar o fermento biológico a vácuo, como devo armazenar? pois o pacotinho vem bastante para quantidade de pães que faço. Posso congelar?

    ResponderExcluir
  22. Leia as dicas básicas 1 e 2 aqui no blog q lá explico direitinho ;)

    ResponderExcluir
  23. Olá Maurício
    fiquei com uma dúvida. Você comentou que a farinha D. Benta não é boa,mas e a reserva especial?
    Entre a reserva especial d. Benta e outras (sol, renata) qual você prefere?
    Alessandra

    ResponderExcluir
  24. A comum não é boa para pães, mas a reserva especial entra no que eu disse sobre especiais e tipo um, é boa.

    ResponderExcluir
  25. Olá, parabéns pela receita do pão de requeijão e cebolinha. Ficou ótimo! A casca ficou cascuda, mas é normal...rssss
    Judy

    ResponderExcluir
  26. Olá Mauricio, comprei uma panificadora Britânia, e gostaria de tirar algumas dúvidas: Ja fiz o pão francês, e o pão de leite, porém eles ficam com a casca extremamente dura e seca, utilizei o fermento biológico seco instantâneo Dona Benta, e farinha de trigo Anaconda, coloco a opção de cor clara, mas mesmo assim o pão fica quase preto e muito duro, onde estou errando??

    ResponderExcluir
  27. Olá Mauricio, gostaria de saber de você porque a sua preferencia por uma marca de fermento biologico seco se todo o fermento usado no Brasil é importado da Turquia e somente envasado aqui???

    ResponderExcluir
  28. Olá Pattini. As vezes eu tb penso nisso, mas tem o quesito qualidade, vem do mesmo lugar, mas não do mesmo fabricante com certeza, porque de marca para marca o fermento muda muito, e de todos que testei até hoje nesses anos todos e testo qd aparece o fleischman é o único que sempre tem resultados perfeitos sem se alterar rs... mas é claro, vc pode usar o que preferir, mas te garanto, e o melhor por experiência própria rs

    ResponderExcluir
  29. Nossa que massa seu blog rsrs amei as dicas. Gratidão por compartilhar.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo blog!!!! Estou encantada!! Vc conhece a farinha de trigo Boa Sorte? É boa?
    Abr
    Regina

    ResponderExcluir
  31. Sim, é muito ruim, essas de pacotinhos de plastico tb são pessimas, procure farinhas de pacote, e que sejam bem branquinhas e fininhas ;)

    ResponderExcluir
  32. Mauricio quero comprar uma panificadora Mondial, qual o modelo me atende melhor, PF51 ou a PF52. Parabéns pelo blog.
    Almir

    ResponderExcluir
  33. é a mesma coisa, só muda o código e cor.

    ResponderExcluir
  34. Mauricio, a potencia tem influencia no preparo das panificadoras. Almir

    ResponderExcluir
  35. Mauricio existe alguma recomendação sobre o antiaderente quando for usar pela 1ª vez.
    Almir

    ResponderExcluir
  36. Sim, faça a queima como ensino com a AirFryer

    ResponderExcluir
  37. Sr. Mauricio, acabei de receber a minha máquina de pão Mondial, e fui ao mercado para comprar os ingredientes, e no caso do fermento só encontrei o Fermento Biológico Seco Instantâneo, ele serve
    para fazer o pão.
    Almir

    ResponderExcluir
  38. Olá, tenho uma máquina de pão Britânia e já fiz vários pães, porém, quando tento fazer os doces eles sempre ficam duros, batumados, sigo todas as instruções, onde estou errando?

    ResponderExcluir
  39. Só assim é dificil eu te dizer, já leu as dicas básicas 1 e 2 aqui no blog?

    ResponderExcluir
  40. Maurício, bom dia! Acompanho este blog há uns dois meses. Adorei! Acabo de adquirir uma Panificadora Mondial e fiquei com dúvida. Veio um ferrinho com um círculo na ponta que não sei para que serve. Identifiquei todas as peças, exceto este ferrinho no manual. Para que serve? Como montar isso?

    ResponderExcluir
  41. Serve para levantar a alça da forma quando ainda esta quente e para puxar o batedor qd ele fica dentro do pão.

    ResponderExcluir
  42. Olá Mauricio,
    Por favor me ajude com uma dúvida. Quando coloco a farinha no copo de medida eu devo bater o copo para compactar a farinha e ir preenchendo, ou apenas encher sem compactar?

    ResponderExcluir
  43. Não, nunca, a farinha deve ser soltinha, até peneirada de preferência como ensino aqui no blog nas dicas basicas 1 e 2.

    ResponderExcluir
  44. Oi Maurício, td bem? Aqui em minha cidade eu não encontro as marcas de farinha que vc recomenda. Somente dona benta, sarandi, finna. O que vc me aconselha a fazer? Dona benta mesmo?

    ResponderExcluir
  45. Dona benta só se for a reserva especial ou algo do genero, as farinhas de pacotes de plástico geralmente são todas muito ruins... veja alguma em pacote de papel e que seja especial... qt mais branquinha e fininha melhor.

    ResponderExcluir
  46. Maúricio, estou com uma máquina usada Britânia para fazer um teste, no entanto ela veio sem o copo medidor, é possível fazer as medidas de outra forma, em outro medidor? Grata

    ResponderExcluir
  47. Pode comprar medidores de lojinhas de 1,99, lojinhas de utilidades domésticas, é padrão.

    ResponderExcluir
  48. Achei a resposta! Obrigada Mauricio, já tenho os medidores em casa, agora é só por a mão na massa!

    ResponderExcluir
  49. Olá Maurício boa noite!
    Eu sou célica e quero fazer pao francês modelados como francês.
    Eu posso montar a a sua receita e por na máquina no programa sovar ou bater não sei

    ResponderExcluir
  50. aqui mesmo no blog tem a receita de pao francês, mas em casa não fica igual o de padaria, ainda mais se usar farinhas sem gluten.

    ResponderExcluir
  51. Ola.. comprei a maquina ja usada e não veio o medidor, teria como reverter as medidas pra mim conseguir fazer?|

    ResponderExcluir
  52. Pode comprar um kit de medidores daqueles de lojinhas baratinhos mesmo, as medidas são padrão.

    ResponderExcluir
  53. Adorei seu blog... Comprei e fiz meu primeiro pão ontem. Te achei pq queria saber a diferença das farinhas... o que ja encontrei aqui. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  54. Maurício, Boa Tarde! Minha máquina é a Arno UNO. No momento estou usando o fermento Biológico seco da Fleischmann que recomenda fazer a hidratação antes, ou seja, fazer uma esponja antes. É necessário que se faça este processo para usar na máquina ou pode-se adicionar diretamente na massa? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  55. Não precisa nada disso, pode fazer conforme ensino aqui nas receitas.

    ResponderExcluir
  56. Maurício, acompanho seu blog antes mesmo de ter uma panificadora. Ganhei de natal, antecipadamente, e já estou utilizando-a. Suas dicas são muito preciosas. Ainda sou iniciante, mas, assim que ganhar confiança, comunico os resultados!!!

    ResponderExcluir
  57. Rapaz, conheci teu blog quando comprei a airfrayer, agora comprei a maquina após conhecer o blog, ehehe
    Mas segue minha duvida:

    Desejo eliminar trigo da dieta, então, posso substituir as farinhas por farinha de arroz ou similares? em equivalencia? farinha de trigo branca por arroz branca, integral por integral e etc...

    ResponderExcluir
  58. Que bom, obrigado! Não, cada farinha é uma farinha, uma não substitui a outra em uma receita, vc deve escolher aqui uma receita que já seja com as farinhas que deseja usar.

    ResponderExcluir
  59. Bom dia Maurício, sou frmacêutico, comprei a panificadora Cadence, e paixonado por culinária, cozinheiro de mão cheia, mas não profissionaal, jáa que exerço outra profissão, acho até que estou na profissão errada, rsrsrsrsrrsrs (brincadeira), sou tãao bom nos medicamentos quanto na culinária, mas pão aindda não é a minha especialidade, bom fui todo empolgado fazer o primeiro pão ontem, e obtive alguns problemas no mesmo ao qual acabou não dando certo, e queria tirar essas dúvidas com você, para seu entendimento a receita que fiz foi a primeira receita do manuaal, segui o paasso a paaso, primeiramente a máquina estava na ponta da bancada e quando começou a bater a massa, caiu no chão, e continuou trabalhando, desvirei e deixei, pois vi a bolinha de massa formada, o pão não cresceu e nem assou por dentro, nao sei foi isso, ou se foi nos ingredientes, usei uma farinha de trigo sem fermento que estava armzenada na geladeira, quaria saber se guardar na geladeira influencia em algo? (apesar de que programei para o pão sair hoje pela manhã, então entrou em temperatura ambiente), mas não era das marcas que cita acima, pois acho que aqui em Macapá/AP acho que não vende, mas irei dar uma procurada, mas usei fermento flashman de pacotinho, vi que sugere uma colher e meia de azeite, confeço que não usei, bom queria que fizesse a correção, irei hoje tentar novamente e não irei desistir fácil, rsrsrsrsrrs, Maurício, virei seu seguidor e irei adquirir seu livro, em falar no livro a edição 1 está na 2, ou são duas versões distintas? aguardo seu contato, e um ótimo dia pra você, segue meu e-mail abaixo
    farmaceutico.ce.ap@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. A maquina não anda ao bater a massa, mas tem que estar em superfície plana e bem posicionada. Sim, o ideal da farinha é fora da geladeira, em lugar seco, fresco e arejado, na geladeira ela pode absorver ou perder umidade e odores. LEia aqui as dicas básicas e faça o primeiro pão que ensino aqui, depois me conte, abraços!

    ResponderExcluir
  61. Bom dia Maurício, ficou fantástico o pão que fiz essa madrugada!!! perfeito!!! Fiz a troca de todos os ingredientes, trigo, fermento, coloquei azeite, está muito bom!! obrigado pelas dicas!!! serviram muito, agora vou começar a brincar com outras receitas, amanhã será pão deleite!!!

    ResponderExcluir
  62. Olá Maurício, acabei de descobrir seu site e como amo fazer pão já quero tentar umas receitas (tem umas raridades por aqui!). Mas antes, já que vc entende disso muito melhor que eu, gostaria de saber se vc tem alguma dica ou recomendação para o uso de emulsificante. Pão caseiro sempre fica mais durinho e eu queria ele mais fofo, rs. Outra coisa... eu gostaria de fazer só a metade de uma receita. Vai dar certo? Tem problema? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  63. Obrigado. Desculpe não uso quimicos ou aditivos em meus pães, mas dê uma lida ali no topo do blog nas dicas basicas 1 e 2 que irá lhe ajudar. Abraços!

    ResponderExcluir
  64. Na maquina que comprei fala que não posso diluir o fermento fresco na agua....e não tenho o fermento seco no momento...posso fazer com o fermento fresco? e como mistura - lo a massa?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  65. Não tem que diluir nada mesmo, basta usar da mesma maneira do seco.

    ResponderExcluir
  66. Adorei seu blog e estou fazendo varias receitinhas deliciosas obrigada pelas dicas maravilhosas. Tenho uma la baguette da arno gosto mas confeço que gostei mais da cadence que dei de presente para minha irmã rsrsrs mas com suas dicas tudo esta muito bem por aqui. beijos

    ResponderExcluir
  67. O que mais me encanta tanto no Blog,quanto no seu livro, é que seeempre dá pra fazer algum pão com o que tiver em casa!
    Meu pai compra um queijo minas fresco,,que tem um sabor meio azedinho e não gosto de,sanduíche com ele. Pois bem, tinha um pedaço dele na geladeira e não gosto de desperdício.
    Achei uma receita de " Pão de Queijo Branco", fiz com o queijo que tinha aqui, coloquei também 2 colheres de sopa de queijo ralado e ficou um pão delicioooso! 😉

    ResponderExcluir
  68. Que bom, fico muito feliz com seu depoimento, obrigado friend, bjos!

    ResponderExcluir
  69. Olá Mauricio. Boa tarde! Já fiz
    Algumas receitas. Mas, as melhores sempre são as suas... rsrsrs... me tira uma dúvida: quanto tempo devo pre-aquecer a massa antes de congelar? Faço no forno ou na máquina. Posso congelar qualquer massa? Como descongelar?
    Muito obrigada pelo blog! É demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Vc tem que assar e depois congelar. Não tem tempo, como sempre falo Pão não tem tempo, nem de preparo, nem de crescimento, nem de assar...
      Veja nas DICAS BÁSICAS 1 e 2 aqui no blog que ensino como armazenar, congelar, etc... Abraços.

      Excluir
  70. Oi, Maurício. Suas receitas são incriveis, mas ainda estou me adaptando. Pergunta: sempre temos que acertar o ponto da massa como uma bola perfeita como diz no manual? Segui uma receita sua (direitinho) e ficou super líquida. Achei estranho e acrescentei mais farinha até ficar com uma forma mais homogênea. É isso mesmo?? Obrigada e parabéns pelo trabalho Flavia

    ResponderExcluir
  71. minha maquinha nao veio com medidores, eu uso sempre os medidores padroes, mas a quantidade de farinha nunca eh suficiente... sempre tenho q colocar mais e dai nunca sei o quanto mais o q eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja e leia todos os posts de DICAS BASICAS aqui no blog, links diretos ali no menu no topo

      Excluir
  72. Meu pão fica com a casca dura/cascudo :(
    O que fazer para que ele fique com a casca macia?

    ResponderExcluir
  73. como eu deixo a parte d cima do meu pao mais escura? meu pao fica escuro dos lados e em baixo mas em cima ficou super branco. tem algum truque pra isso? abraço

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde Maurício. Pelas últimas postagens, datadas de 2014, fico na dúvida se seu blog ainda existe. Tenho uma máquina Philco. Tentei fazer pão pela primeira vez logo que comprei a máquina, há 2 anos. Joguei tudo fora, pois ficou dura e crua. Queria tentar de novo. Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, acho que vc não acessou a página inicial, o blog existe é está ativo faz 10 anos, sempre com receitas novas praticamente semanalmente. Até a minha ultima resposta nessa postagem é super recente rs.... As dicas estão aqui, nas dicas básicas, ali no topo tem o menu onde dou toooodas as dicas, acesse e confira tudo. Abraços.

      Excluir
  75. Maurício, adoro seus blogs e suas receitas. Faço pão pelo menos duas vezes por semana e sempre uso suas receitas. Obrigada por compartilhar conosco. Eu sempre usei fermento Fleischmann, como você disse, porém, as últimas duas vezes que fiz pão com ele, o pão não cresceu. Troquei a marca do fermento e o pão cresceu. Voltei pro Fleischmann e voltou a não crescer. A farinha é a mesma, não mudei a marca dos outros ingredientes. Será que dei azar e peguei um lote de fermento ruim? rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Com certeza, mas pode usar o que vc obtiver o melhor resultado. bjos

      Excluir
  76. Estou encantada com suas receitas! Já te conhecia pelo youtube e agora adorei seu blog.
    Obrigada por compartilhar sua experiência!

    ResponderExcluir
  77. Sonia Rocha - mercuriana2009@gmail.com17 de julho de 2018 às 13:22

    Olá. Adorei te encontrar. Já encomendei os livros da máquina de pão e da fritadeira. Tenho uma dúvida e, se puder, por favor, esclareça. Minha panificadora é a Britânia Multi Pane. Já sei usá-la (mais ou menos, rs)mas, quando vejo a quantidade da receita (400, 600, 900 gr. não sei como trabalhar com essa informação porque não vejo nenhum comando sobre isso. Poderia falar a respeito? Também tenho uma dúvida sobre a fritadeira mas falarei sobre ela, no seu blog específico. Agradeço e deixo meu aplauso à sua iniciativa. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. Há um botão para escolha do tamanho do pão na prória máquina. Para vc entender melhor fiz um vídeo no canal onde ensino como usar a máquina, confira. Bjos

      Excluir
  78. Maurício boa tarde, queria usar minha máquina mas não tenho mais aqueles medidores, como faço agora? Seria possível Maurício boa tarde, queria usar minha máquina mas não tenho mais aqueles medidores, como faço agora? Seria possível substituir os medidores por outras colheres? Queria muito fazer suas receitas.substituir os medidores por outras colheres? Queria muito fazer suas receitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só comprar um joguinho de medidores de xícaras e um de colheres.

      Excluir
  79. Bom dia Maurício, primeiramente quero parabeniza-lo pelo brilhante e lindo trabalho, somente quem gosta de cozinhar entende a importância do que você faz, grato mesmo de coração.
    Se puder, gostaria de tirar uma dúvida, comprei ontem (07/05/19) uma maquina da Mondial aparentemente do mesmo modelo da sua, fiz o primeiro pão branco indicado pelo manual, ficou perfeito, apenas reparei que a maquina faz um barulho que confesso chegou a incomodar um pouco ao bater a massa, neste modelo de maquina tal "barulho" é normal?
    Muito obrigado, grande abraço!

    ResponderExcluir
  80. Agora faço pães muito gostosos, o de hoje ficou muito fofinho! Obrigada, bjs. Compraria mil vezes máquina de pão!!

    ResponderExcluir
  81. Mauricio, boa tarde.
    Comprei uma máquina de pão depois de conhecer seu blog e estou muito satisfeito com os resultados. Suas receitas são ótimas.
    Tenho uma dúvida, posso usar fermento de fazer cerveja para fazer pão na máquina?

    Att. Evaldo

    ResponderExcluir
  82. Bom dia, Maurício.
    Tenho uma Panificadora Cadence que considero ótima. Comprei seus livros e venho utilizando as receitas que sempre dão certo.Parabéns pelos livros.
    Vou dar uma Máquina de Pão para uma sobrinha que vai casar. Estou pensando em comprar a Mondial NF51 (preço mais em conta que a da Cadence). Será necessário fazer a queima da forma antes da primeira utilização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o post que fiz sobre a nova maquina de pão da Mondial, é um dos posts mais recentes do blog. Tudo que é antiaderente é bom fazer como sempre falo. Bjs

      Excluir
  83. Oi Maurício, tudo bem? Tenho duas perguntas:
    1- As receitas manuais (para fazer sem a máquina), eu consigo fazê-las na máquina de pão ou precisa de alguma adaptação geralmente?
    2- Nas receitas que contém leite de vaca, se eu trodar por leite de arroz ou outro leite vegetal, o resultado sai semelhante??
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Depende da receita, de como é feita, se segue os mesmos passos que a máquina executa, se tem o tamanho máximo suportado pela máquina...
      Veja nas DICAS BASICAS aqui no blog a parte de substituições.

      Excluir
  84. Olá!
    Desejo fazer pães em casa e gostaria de indicação de uma máquina.
    Parabéns pelo blog, vídeos e dicas!!!

    ResponderExcluir
  85. Estou na terceira receita de pão integral e saiu maravilhoso! Deu certo de primeira!! Agradeço demais suas dicas.

    ResponderExcluir
  86. Minha panificadora Mondial acabou de chegar, vou seguir tuas receitas certinha, obrigada.

    ResponderExcluir
  87. Oi Maurício. Minha máquina de pão chegou e assim como minha panela de pressão elétrica e airfryer, antes de usar vi e li todas as suas instruções. Inclusive comprei uma farinha italiana e segui a receita a risca, fiz pão francês. Foi só sucesso! Vim aqui pá compartilhar minha experiência e agradecer mais uma vez sua dedicação. Beijos.

    ResponderExcluir
  88. Excelente blog amigo! Parabéns, já seguindo em tooodas as redes sociais 🏃🏾‍♀️

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: