Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

"Como fazer pães perfeitos na Máquina de Pão"




"Como fazer pães perfeitos na máquina de pão"

São dicas básicas para quem tem máquina de fazer pães, quem está aprendendo a usar sua máquina de pão ou tem dificuldade de fazer pães bonitos, fofinhos e saborosos.
Resolvi criar este post fixo devido ao grande número de e-mails e pedidos de ajuda que recebi, todos de pessoas que acabaram de adquirir ou ganhar sua máquina de pão e de pessoas que estão tendo dificuldade em fazer pães perfeitos. Dividi em algumas dicas e passos bem simples, todos baseados em minhas experiências na área de panificação e com a máquina. Espero que seja útil!

1º) A farinha sem sombra de dúvida é o ingrediente principal do pão e por isso deve ser da melhor qualidade possível. As melhores farinhas de trigo brancas, em relação custo x benefício, são as Premium e Reserva Especial, depois dessas tem as farinhas para pizza e as mais comuns são farinhas especiais. Não gosto e não indico mesmo farinhas de trigo de pacote plástico, geralmente são as piores... só servem para bolo, alteram muito o pão em todas as qualidades, muita gente usa e fala que gosta, se não tem outra ok, mas todas as pessoas que já usaram farinhas melhores, de alta qualidade depois dessas ruins logo notaram e falaram sobre as diferenças nos resultados. As farinhas de trigo brancas devem ser realmente brancas, não amarelas, quanto mais claras melhor a qualidade, significam que são mais puras, ou seja, não tem pedras, outros grãos e outras coisas moídas junto, as farinhas do tipo premium e reserva especial são as melhores mesmo e geralmente elas vem em pacotes de papel ou à vácuo, é claro que embalagem e marca não é uma regra, mas já ajuda na escolha. O mais importante é ser de boa qualidade, branquinha e fininha, quanto mais branca, mais fininha e com mais proteína melhor. As farinhas italianas são ótimas nesse aspecto, são puras, moagem perfeita e fortes!
Das farinhas de trigo integrais as melhores são as naturais, adquiridas em Mercadões, Cerealistas e Casas de produtos naturais, pois são em maior parte orgânicas, porém no mercado essas vem em saquinhos plásticos ou à vácuo, o que não é uma característica a ser avaliada como nas farinhas brancas, o mesmo vale para outras farinhas e grãos como centeio, quinua, girassol...
Uma dica simples e legal, veja a quantidade de proteína da farinha, na tabela nutricional na embalagem, quanto mais proteína geralmente a farinha é melhor também, e as nomenclaturas conforme falei, em ordem de melhor para pior, Premium, Reserva Especial, Gourmet, Pizza, Especial, Comum...
Lembrando que farinha com fermento não serve para fazer pães, já que são farinha com fermento químico, aquele me pó para bolos, e não com fermento biológico, que é o que usamos em pães.
Aliás, já mostrei para vocês no canal quando fui à Itália para um aperfeiçoamento de panificação, nessa série de vídeos apresentei todo o processo das farinhas e ainda um pouco do que aprendi por lá, ASSISTA AQUI!

2º) O fermento para mim não tem outro, tem que ser o da Fleischmann, seja ele biológico granulado seco ou biológico fresco, claro que na máquina de pão usamos bem mais o granulado seco, mas para quem não encontra basta equiparar, ou seja, cada 1 colher de chá de fermento biológico granulado é igual à 15g de biológico fresco, é só substituir. Gosto de comprar um pacote grande de 500g a vácuo do granulado Fleischmann e divido em pacotinhos já na medida ou em dois frascos de vidro, guardo tudo no freezer, pois mantém-se na mesma qualidade durante meses e anos até. Obs: Quem usa o fermento fresco não precisa diluir antes de colocar na máquina, e pode congelar também do mesmo jeito. Na hora de usar qualquer um dos dois coloque congelado mesmo direto na máquina. Se o tempo estiver quente reduza um pouco a quantidade de fermento para o pão não crescer demais e se estiver muito frio aumente um pouco a quantidade ou use o líquido da receita levemente morno.

3º) Se todos os ingredientes forem de qualidade as chances de seu pão não dar certo serão reduzidas praticamente à zero, por isso use ingredientes de qualidade e nunca exagere no sal ou no açúcar, pois retardam o crescimento do pão, e chegam até a matar o fermento. Sempre use os ingredientes em temperatura ambiente, se usar gelados isso retardará o crescimento da massa.

4º) As medidas não estão nas receitas por acaso, e nem vem medidores com a máquina só para ficar guardado, então use as colheres e xícaras medidas, se necessário até uma balança, ou um conversor de medidas. Quanto ao tamanho/peso do pão, algumas máquinas possuem esta programação e outras não, caso a sua possua as regras são bem simples! Para até 2xic. de farinhas = programação de 400g ou 500g, 3xic. = 600g ou 750g, 4xic. = 900g ou 1kg, 5xic. = 1,3kg, 6xic. = 1,5kg, lembrando que este tamanho/peso se refere ao peso total da massa final e não só das farinhas.
Aliás um dos principais erros cometidos por quem não tem muita experiência em cozinhar é a maneira de medir os ingredientes, sim, pode acreditar, então recomendo que assista ESTE VÍDEO onde ensino a maneira correta de fazer isso!

5º) Coloque os ingredientes na forma / cuba da máquina sempre iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, caso o tempo esteja frio você pode colocar o fermento logo após os líquidos para acelerar um pouco o crescimento, e quando for acrescentar frutas ou recheios procure adicioná-los após o BIP, ou quando a massa já estiver bem homogênea. Para evitar que o batedor fique preso e / ou solte mais fácil unte-o bem com óleo ou azeite antes de colocar os ingredientes e assim que retirar o pão pronto da forma da máquina coloque água dentro até cobrir o batedor, deixando assim até o momento em que for lavar.

6º) O ciclo é importante também, deve ser selecionado de acordo com o tipo de pão que irá fazer, mas nem todos os pães precisarão de um ciclo próprio, em geral os que levam mais farinha branca, já a cor fica a seu critério. Para usar os ciclos Rápido acrescente mais uma medida de fermento e para o Ultra-Rápido dobre a quantidade de fermento solicitada na receita, mas lembre-se que nestes ciclos a textura e o crescimento do pão ficam um pouco comprometidas, além do paladar, pois não dão tempo da massa se desenvolver por completo e por terem muito fermento.

7º) Para usar o timer você deve calcular exatamente depois de quanto tempo deseja que o pão esteja pronto, e não quando deverá começar a ser preparado, pois a máquina se encarregará deste cálculo. Os líquidos não podem ter contato algum com o fermento neste caso, por isso faça uma pequena cova no centro dos ingredientes secos, que estarão boiando sobre os líquidos, e adicione alí o fermento. No caso de receitas que levam ovos, leite...ingredientes que estragam mais fácil, deve-se tomar certos cuidados se o dia estiver extremamente quente, troque o leite normal por água e leite em pó, tente não estourar a gema dos ovos, não use frutas, verduras ou legumes frescos, mas em geral é bem difícil estragar ovos e leite de um dia para o outro, nunca tive este problema e uso bastante o timer.

8º) Para começar eu indico que aprenda com os Pães Básicos como Pão FrancêsPão Branco e Pão de Leite, depois passe para os Pães IntegraisDoces e por fim os Recheados e Mais elaborados.

9º) Toda receita pode ser adaptada ou modificada, depois que você pegar a prática claro, basta substituir os secos por secos, doces por doces, frutas por frutas, etc... e ajustar, pois pode precisar de mais líquidos, mais gordura, mais farinha, etc... claro que não será a mesma receita, nem mesmo resultado, mas com prática é possivel. Já dei várias dicas de substituições AQUI!

10º) Não abra ou retire o pão da máquina de pão assim que ficar pronto ou soar o BIP, aguarde de 5 à 10 minutos, depois retire-o da forma e deixe esfriar por mais uns 5 à 10 minutos ao menos antes de cortar, pois assim quando for cortar, com uma faca de serra comprida, não correrá o risco de amassar ou estragar seu pão, principalmente se o mesmo for recheado, muito fofo ou mais molhadinho.

Inclusive se quiser ver muitas dessas dicas em vídeo você pode clicar AQUI e AQUI!

Maurício L. R. - maquinadepao.blogspot.com
(Como fazer pão na máquina de pão com 10 dicas simples)

Para ver a segunda leva de dicas que fiz aqui no blog CLIQUE AQUI!

Para adquirir sua máquina de pão em oferta acesse:
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

309 comentários:

  1. Simplesmente maravilhoso!Estou iniciando as receitas na minha recente máquina de pão e já fiquei encantada com o blog! Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço os elogios e sinta-se à vontade para navegar pelo blog! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Mauricio, comprei minha maquina de fazer pão a dois meses atraz, tentei fazer dois pães, porem os mesmos ficam duros e crus por dentro, o que sera que eu fiz de errado ? Pois os ingredientes que eu ultilizo são os melhores...

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro, assim só fica difícil dizer, é normal errar nos primeiros pães, mas depois que pega o jeito fica mega fácil, aconselho que leia as dicas básicas aqui no blog, irão te ajudar muito. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Tentei duas vezes fazer pão, e nas duas os ingredientes não misturaram... Coloquei na ordem que pede a receita (líquidos, sólidos, fermento), porém, não mistura.
    Adriana.

    ResponderExcluir
  6. Adriana, primeiro veja se encaixou a forma corretamente, depois se colocou o batedor bem encaixado e se ele não está de cabeça para baixo, depois ligue a máquina e veja se ele gira, se estiver tudo certo, desligue, mude sua receita, coloque tudo na máquina, programe o ciclo certinho e acompanhe do início ao fim, assim vc poderá identificar o que está acontecendo, se eu puder ajudar mais me fale. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Maurício, vou tentar novamente!!
    Adriana.

    ResponderExcluir
  8. OI GOSTARIA DE SABER SE TODAS AS RECEITAS DO LIVRO QUE VEM COM A MAQUINA DE PÃO BRITANIA ESTÃO CORRETAS PRINCIPALMENTE A QUANTIDADE DE FERMENTO OKABRAÇO

    ResponderExcluir
  9. Oi Nicola, não tenho como saber, não tenho máquina da britânia, nunca ví o livro. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. oi sou liliane to com dificuldades fazia pao que uma beleza de uns tempo começo grudar na forna o que devo fazer pra nao grudar na lateral o pao nao consigo tirela da forna

    ResponderExcluir
  11. Oi Liliane, será que seu antiaderente está ruim? Tente untar com azeite antes de usar. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá Maurício td bem com vc? primeiro parabéns pelo blog, achei ótimo, tenho uma maquina britania e gostaria de saber o seguinte, como faço pra casca do fundo do ~~ao ficar mais macia, a minha esta ficando grossa e dura, e tb gostaria de uma receita caseira ok obrigada pela atenção
    Silvana

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber pq meu pao fica muito cascudo mesmo na cor clara?
    obrigda
    silvana

    ResponderExcluir
  14. Olá Silvana, pode ser pela marca/modelo de sua máquina, provavelmente. QUanto a receita caseira tem várias aqui no blog, dê uma olhada. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. A minha maquina é da Britania e o pão fica meio cascudo sim. Mas é só fazer a dica do Mauricio e o pão fica otimo.

    ResponderExcluir
  16. A minha MFP é arno e mesmo na cor clara fica meio preto, mas por dentro maravilhoso, ainda mais usando o limão e fecula p amaciar a massa.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Mauricio, pela atenção, sucesso sempre e que DEUS te abençoe sempre...
    obrigada
    silvana

    ResponderExcluir
  18. Olá Mauricio td bem? estou amando seu blog, curtindo muiiiiiiiiiiiiiiiiito, comprei a MFP tem poucos dias, então tenho várias duvidas, gostaria de fazer aqueles cortes(riscos) em cima da massa, tipo pão italiano, minha britania, que horas que faço isso?
    obrigada
    Silvana

    ResponderExcluir
  19. Oi Silvana, obrigado, que Deus lhe abênçoe também. Faça na hora que a massa já estiver crescida, faltando pouco mais de 1 hora para terminar o ciclo, use uma lâmina ou faca afiada, Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Você é maravilhoso merece td o sucesso do mundo, a gente faz a pergunta e fica esperando a resposta anciosa, e vc responde rapidinho, isso é mto bom, obrigda
    Silvana

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Maurício, eu de novo com minhas dúvidas, a minha panificadora é britania, e omeu pão esta ficando muito cascudo, ontem fiz um pão de leite receita dua, até coloquei a fécula de batata e o limão, e mesmo assim ficou com a casca grossa, será que estou errando em alguma coisa? os ingredientes tem que ser em temperatura ambiente (ovos,leite,margarina) ou pode ser gelados? ou será que esta casca mais grossa e dura é característica da panificadora? pq nun ca comi nenhum pão de panificadora antes. obrigada
    grande abraço
    silvana

    ResponderExcluir
  22. Oi Silvana, pode ser pela marca ou modelo sim, mas alguns pães assim que ficam prontos ficam com uma casca mais dura, mais seca e crocante até, mas assim que esfriam ficam macios. O ideal se vc quer uma casca mais clara e fina é usar sempre a coloração mais clara, e assim que vc tiar o pão envolva em guardanapos ou um pano de prato e coloque em um saquinho fechado e deixe esfriar lá, depois retire e pronto, terá uma casca bem macia e miolo bem úmido. Abraços!

    ResponderExcluir
  23. ok muito obrigada, vc pode me indicar uma marca de panificadora que vc conheça que é ótima, e tb qdo a receita tem ovos não há necessidade de colocar a fécula de batata e o limão? ou nda a verabraços
    silvana

    ResponderExcluir
  24. Oi Silvana, eu tenho da Mondail e da Cadence, são ótimas. Limão não sei, nunca usei, mas amido ou fécula eu indico como opcional para melhorar, pois na verdade nenhum tipo de melhorador é necessário se vc usar uma boa farinha, são apenas dicas e truques para quando a farinha não é boa. Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Olá Maurício. Adquiri a máquina da marca Arno, só que as minhas receitas ainda não foram um sucesso . já fiz três receitas: duas do pão rápido e uma do ultra rápido e meus pães ficam massudos, não cozinham direito e não crescem. A farinha que estou utilizando é a Renata especialíssima e fermento Fleischmann em cubos frescos e também Saf-instant granulado. O que será que estou fazendo de errado. Desde já agradeço sua resposta.

    ResponderExcluir
  26. Oi Samantha, primeiramente evite fazer pães rápido ou ultra-rapidos pois eles levam menos tempo e consequentemente não deixam a massa do pão chegar aos melhores resultados. Segundo leia as dicas básicas aqui do blog, tem a 1 e a 2 ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, Mauricio td bem com vc? estou frustada, os meus pães na MPF, não fica bonito, fica reto em cima, dai eu comprei um pacote de mistura pronta de pão da fleschimann e ficou lindo , fcou redondinho em cima, por acaso sabe me dizer o que posso estar fazendo de errado,? parece que eles não estão crescendo , eu uso farinha branca renata, farinha integral jasmine e o fermento fleschimann, obrigda s
    Silvana

    ResponderExcluir
  28. Oi Mauricio sabe o estou percebendo que meu pão não fica liso em cima, fica aspecto de grumos, sabe qdo a massa não esta lisinha, sera que falta liquido na massa?
    obgda
    Silvana

    ResponderExcluir
  29. Oi Silvana, só acompanhando o preparo do início ao fim para ver o que ocorre, se está muito mole, muito dura, ou se não está misturando bem... faça um pão e acompanhe do início ao fim para ver, pois pode ser até fermento de mais. Abraços!

    ResponderExcluir
  30. mauricio vc descongela o fermento antes de usar?? qto tempo?? obrigada

    ResponderExcluir
  31. Oi Pri, não já coloco direto, não é preciso. Abraços!

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Mauricio, td bem com vc? me diz uma coisa os ingredientes tem que estar em tremperatura ambiente? ovo e leite e margarina, ou não faz diferença?
    obrigada
    silvana

    ResponderExcluir
  33. Oi Silvana, o melhor é sempre em temperatura ambiente, mas se estiverem um pouco frios não tem problema. Abraços!

    ResponderExcluir
  34. boa tarde Maurício td bem? preciso de sua ajuda já tenho uma panificadora britania e vou comprar outra, vc me aconselha a comprar cadence ou mondial? vou deixar uma na minha casa e vou comprar outra pra casa da minha mãe,obrigda
    silvana

    ResponderExcluir
  35. Oi Silvana, as duas são ótimas, veja os modelos de cada marca e qual lhe agrada mais em requisitos e design. Abraços!

    ResponderExcluir
  36. boa tarde Maurício!! td bem com vc? graças as suas dicas o meu pão ficou maravilhoso, eu fiz exatamente como vc me disse, fiquei do começo ao fim perto da mpf e descobri que eu estava deixando a massa ficar muito dura, eu colocava o trigo até bem pra cima da borda, ai faltava liquido, agora coloco trigo até a borda do copo sem passar, e deu certo, obgda, eu fiz um pão que ficou divino, de batata, do manual da britania, eu gostaria de fazer o mesmo pão só que de trigo integral, como que eu faço, é só eu substituir as 3 3/4 de trigo branco por trigo integral, ou misturo as duas? obgda
    silvana

    ResponderExcluir
  37. Oi Silvana, obrigado, que bom que conseguiu, agora é só alegria rs! Vá com calma, substituições não são tão fáceis as vezes, primeiro vc nunca deve simplesmente substituir a farinha branca por integral, não dará certo, comece substituindo apenas uma xícara e almentando um pouco os líquidos ou gorduras, se não seu pão ficará duro como pedra. O idela é ao invés de adaptar pegar outra receita, pega aqui no blog mesmo, tem umas 500 aqui rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Silvana, leia o post "Enriqueça seu Pão" aqui no blog, abraços!

    ResponderExcluir
  39. Demais esse blog!
    Me indica uma marca legal de máquina de pão para uso doméstico?
    Obrigada!
    Izadora

    ResponderExcluir
  40. Oi Izadora, obrigado, recomendo Cadence ou Mondial, tenhos das duas e são ótimas! Abraços!

    ResponderExcluir
  41. Oi bom dia tenho uma maquina da tefal a xxl e gostava de fazer aquela receita de frango, é para tirar as pas e ja agora qual é o programa que ponho, na minha não tem nenhuma a dizer assar, obrigada

    ResponderExcluir
  42. Adoro minha máquia e faço pão praticamente todo dia. Estou adorando suas receitas e aproveitando para fazer pães diferentes. Como minha família é grande e comilona, gostaria muito se vc pudesse me dizer qual a proporção de aumento dos pães de 600grs para 900 grs.
    Desde já agradeço. Edma

    ResponderExcluir
  43. O frango tem que retirar a pá sim, e deve ter algum ciclo como assar, cozer... ou veja no manual qual faz isso. Abraços!

    ResponderExcluir
  44. Oi Edma, que bom que está gostanto, obrigado! Não se deve aumentar simplesmente a receita, pois alguns pães crescem mais e outros menos e todos os outros ingredientes irão variar. Abraços!

    ResponderExcluir
  45. Uso muito a maquina de fazer pães, porem algumas vezes fica difícil tirar o pão da mesma, gruda no fundo, existe algum segredo para o pão não grudar?

    ResponderExcluir
  46. Oi Roberto, se está grudando mesmo o problema é o antiaderente de sua forma, agora se só fica preso no batedor, basta vc pincelar o batedor com óleo ou manteiga nates de preparar o pão e na hora que retirar a forma de dentro da máquina com o pão pronto vc dá uma giradinha para um lado e paro o outro no batedor por baixo e depoi é só virar a forma que o pão já sai sozinho. Abraços!

    ResponderExcluir
  47. Oi Maurício tenho uma máquina da Britania, tentei fazer algumas vezes mas não deu certo, a casca ficou mto dura e a massa embatumada, pesada, me ajude por favor.... Aline

    ResponderExcluir
  48. Aline, leia as Dicas Básicas aqui no blog, abraços!

    ResponderExcluir
  49. Minha máquina da Philco chegou há uma semana e fiz dois pães até agora. Não está me agradando o fato de o pão crescer muito e grudar na tampa. Será que tem como resolver isso? É um problema da máquina ou toda máquina faz isso? Obrigada!

    ResponderExcluir
  50. Olá Nubia, diminua a quantidade de fermento. Abraços!

    ResponderExcluir
  51. Olá,tenho uma Mondial Premium e ela está encostada, pq simplesmente os pães não saem gostosos, saem secos e com a casca grossa, já tentei várias vezes e nada, acho que vou aposenta-la definitivamente, Detalhe todos os ingredientes são medidos a risca, não entendo... decepcionada.

    ResponderExcluir
  52. Acho importante acrescentar amido ou fécula e limão pq ajudam a dar suavidade à massa. O meu integral também fica com a casca dura, mas como eu incremento a massa com várias sementes , essa casca durinha fica uma delícia.

    ResponderExcluir
  53. Oi Taomara, eu tenho a Mondial Premium também e meus pães saem perfeitos, veja se não está errando em algo, vc pode ver aqui mesmo nas dicas básicas 1 e 2. Abraços!

    ResponderExcluir
  54. Quem não gosta de pão cascudinho basta programar sempre cor clara e assim que a maquina apitar avisando que o pão está pronto deve-se retirar da máquina a forma, pois se contiar dentro continuará assando e ressecando. E se quiser mais molinha ainda a casca, já dei a dica aqui antes, tira o pão da forma, enrola em um pano de prato ou guardanapo e deixa esfriar dentro de um saquinho bem fechado, depois tira e guarda.

    ResponderExcluir
  55. Eu ja fiz varios pães e da sempre certo. Ficam ótimos, desde que segui a dica do Mauricio de por o pão num saquinho, todos os pães que faço até os integrais não ficam cascudo. Aqui em casa todos adoram.

    ResponderExcluir
  56. Segui a receita do pão rápido do livro de receitas da máquina e me dei mal. Manda colocar 2 copos de água para 4 1/5 copos de farinha. A massa ficou muito mole. Está assando. Espero que fique comível. Um errinho no caderno de receitas arruina um café da tarde.

    ResponderExcluir
  57. Nubia, algumas receitas dos livros que vem com as máquina não são boas.

    ResponderExcluir
  58. Tenho maquina a pouco tempo, o pao esta ficando ate gostoso, mas ele nao fica bonito, cresce mas qdo ta assando ele afunda, desce. O que pode ser. Obrigado

    ResponderExcluir
  59. Pode ser fermento de mais, ou o tempo muito quente, qualidade da farinha... veja como resolver aqui mesmo nas dicas básicas 1 e 2.

    ResponderExcluir
  60. Obrigado!!! Vou fazer isso

    ResponderExcluir
  61. Olá, Maurício.
    Você diz que a farinha Sol é boa. Mas atualmente a farinha Sol não é especial. Está escrito no pacote "tradicional tipo 1". Fiz um teste com ela, e percebi que quando a farinha não é especial, a massa fica mais dura. Deve ser porque na mesma medida o peso da farinha não especial é maior, ou seja, tem mais farinha do que deveria... Nos supermercaodos da minha cidade, eu só encontro Renata e D. Benta, ambas "reserva especial", por R$ 5,00 e R$ 3,40 o kg., respectivamente.

    ResponderExcluir
  62. Oi Nubia, eu uso muito a Sol e é muito boa, todas minhas receitas faço com ela. A renata também é ótima, e a dona benta só se for a que vem escrito "reserva especial" pois as normais e especiais deles só servem para bolo. A umidade do ar, temperatura e tempo que está armazenada a farinha também influenciam, as vezes é até bom peneirar a farinha antes de usar, dá mais leveza!

    ResponderExcluir
  63. Vc usa a Sol tradicional, tipo 1? Esse pão que fiz com ela ficou tão estranho. Cresceu e ficou bem assado, mas ao mesmo tempo ficou meio pesado e com gosto de farinha crua. Eu tinha a sensação de estar comendo a farinha na colher. rsrs Segui a receita normalmente, mas a massa ficou super-dura e tive que acrescentar mais leite. Qualquer dia vou testar novamente, mas vou peneirar a farinha antes de medir, acho... Eu só encontro farinha "tradicional, de várias marcas, e "reserva especial" Renata e D. Benta. Ah, uma coisa que eu ia te falar: uso o fermento da D. Benta, pois custa cerca de 0,69 e é muito bom. Obrigada!

    ResponderExcluir
  64. Oi Nubia, então deve ter sido o fermento, não gosto do da D.Benta, meus pães não ficam bons com ele. As farinahs reserva especial são ótimas também, pode usar!

    ResponderExcluir
  65. Comprei o Fleischmann fermento biológico seco instantâneo, é esse?

    ResponderExcluir
  66. Olá Maurico boa tarde!!
    Ja acompanho seu blog faz um mês, quando encontrei ele no google em pesquisas sobre máquinas de fazer pão. Parabéns muito bom seu trabalho. Ganhei semana passada minha panificadora do maridão, ele decidiu que devemos fabricar nossos pães em casa, por ser mais barato e mais saudável. Adquirimos uma Multi Pane da Britânia, uma graça ela. Bem, como eu já vinha lendo sobre suas dicas aqui no blog, fui em busca dos ingredientes perfeitos para fazer o primeiro pão na máquina co mo manda o manual ( Pão Branco Tradicional). E me peguei na farinha pq aqui onde eu moro - Lauro de Freitas não acho nenhuma das marcas que vc colocou das farinhas brancas só tem lá ( Fina, Boa Sorte, Sarandi e D. Benta) ai como vc disse lá "quanto mais branca melhor a farinha" comprei a Boa Sorte. Serve?? Abraços Mariana Athayde - Lauro de Freitas Ba.

    ResponderExcluir
  67. Oi Mauricio meu nome é Adria, sonhei por dois anos com minha maquina de pao, passava nas lojas e ficava namorando sempre q pedia a opiniao de alguem era a pior possivel, sempre a mesma o pao nao presta, esse ano contrariando a todos comprei e confesso q graças a vc ainda nao perdi um pao uma MARAVILHAAA estou adorando faço pao quase todos os dias e sempre com as suas receitas estou amando queria te agradecer pelo blogs e pedir q Deus de abençoe sempre muita paz e saude.

    ResponderExcluir
  68. Oi Lauro, muito obrigado, seja bem-vindo! Olha, não conheço estas farinhas que mencionou, mas também um pacote acaba logo, então compre uma, experimente, veja bem, sinta a farinha, se for boa continue, se não for mude a marca e vá tentando, abraços!

    ResponderExcluir
  69. Oi Adria, é que tem gente que não conhece ou não faz direito, ou na primeira vez já desiste rs... seja bem-vinda e obrigado, desejo tudo de bom igualmente, amém!

    ResponderExcluir
  70. Olá, Maurício.
    Bem, eu achei o fermento da D. Benta bom. Cresce normalmente. Minha dificuldade tem sido acertar o ponto da massa. Fiz uns 10 pães e acho que apenas 2 ficaram com a massa bem lisa, do jeito que eu gosto, pois assim o pão fica mais bonito e fofo. Sigo rigorosamente as receitas, com os devidos cuidados nas medidas, mas normalmente a massa tem ficado um pouco dura. Será que é porque não estou usando leite, ovos e margarina na temperatura ambiente? Não tem se formado a bola homogênea e, consequentemente, o pão não fica liso e bonito. De qualquer forma, queria saber se você acerta o ponto da massa como diz o manual (após alguns minutos acrescentar aos poucos colheres de farinha ou água/leite) até que se forme a bola homogênea). Dá certo? Pois tentei fazer isso, mas o leite não se misturava mais. Hoje tirei a massa e amassei na mão para misturar um pouquinho mais de leite. Obrigada!

    ResponderExcluir
  71. Oi Nubia, nem todo pão precisa formar uma bola bem lisa e elástica, depende da receita, cada pão tem um ponto, e as medidas são extatas, agora o clima seco ou muito úmido influencia nas farinhas, pois elas secam ou absorvem de acordo com o tempo a umidade e claro, se estiver mais frio o fermento demora mais e assim por diante, explico isso nas dicas básicas 1 e 2, dê uma lida. Abraços!

    ResponderExcluir
  72. Obrigada, Maurício! Eu já tinha lido as dicas 1 e 2 e sempre dou uma olhadinha quando tenho dúvidas!

    ResponderExcluir
  73. Maurício, comprei uma máquina da Britânia recentemente porque meu filho é alérgico à proteína do leite de vaca e à soja. Já tentei fazer pão nela por duas vezes sem sucesso. O pão fica com a massa mal batida e pesada, nas laterais ficam grumos de trigo mal batido e esbranquiçado, como se nem tivesse assado em algumas partes. A impressão que tenho é que o batedor não consegue alcançar a massa que fica nas laterais da forma. É necessário untar a forma com óleo antes de começar a colocar os ingredientes na máquina?

    ResponderExcluir
  74. Elcyana,
    Peço licença para responder antes do Maurício sobre a minha experiência com a Britânia, que não é muito animadora. Eu tinha comprado a máquina da Britânia e acontecia o mesmo que vc diz. A massa não ficava bem misturada. Mas minha máquina parou de bater no 3o pão que fiz. Então eu devolvi à loja (7 dias para devolver em compras pela internet, telefone etc.). Estou com a da Philco e é muito melhor. Bate muito bem. Se o ponto da massa estiver bom, a bola que vai se formando é jogada para os lados e vai pegando a farinha das laterais. A massa fica linda e o pão cresce muito. Todo mundo que tem Britânia fala que é ótima, mas eu não dei sorte. Fiquei muito contente por ter conseguido devolver e comprar outra.

    ResponderExcluir
  75. Oi Elcyra, não quero falar mal, mas ultimamamamente tenho recebido muitas reclamações de leitores sobre as panificadoras da britânia, que não batem direito, que param logo novas de funconar, que deixam os pães muito cascudos mesmo nas cores clara e seguindo minhas dicas, então eu não recomendo por isso, eu seguiria o conselho da amiga Nubia e devolveria tb enquanto é tempo e compraria uma outra. O pessoal fala bem da Philco, Mondial e Cadence, eu tenho duas, uma Mondial e uma Cadence e nunca tive problema algum. Também não recomendo da Arno, pois muita gente reclama e eles parecem até estar retirando do mercado. Abraços!

    ResponderExcluir
  76. Elcyana, eu e minha esposa também tivemos o desprazer de comprar esta péssima máquina da Britânia (não importa o modelo, todas elas são ruins por igual), mas troquei a tempo por uma Arno Uno Muno (excelente máquina, porém as receitas que vem no livrinho dela são péssimas de fazer, pois achamos muito complicadas). Mas isso não é problema, pois temos este excelente blog do Maurício como meio de obtermos excelentes e diversas receitas. Caso você disponha de tempo ou tenha curiosidade, por favor veja a minha reclamação no ReclameAqui sobre a máquina da Britânia e tire suas próprias conclusões (o link é este aqui: http://www.reclameaqui.com.br/6540983/britania-eletrodomesticos/maquina-sem-potencia-para-sovar/)... A propósito, minha amiga tem uma Britânia de "mil, novecentos e Cabral" e usa e abusa da "bichinha", que tem aguentado até os dias de hoje, com uso intenso!!! Minha mãe também teve um moedor de carne da mesma marca e adquirido também há muito tempo atrás, e por muito tempo fez uso constante dela, sem ao menos mostrar desgaste das peças. A marca Britânia, pelo que andei pesquisando, teve uma queda vertiginosa de qualidade com o passar do tempo. Portanto, se puder, troque-a, bote a boca no trombone, reclame mesmo, entre com ação no Procon, pois elementos pra provar que ela é ruim você terá de sobra... Abraços e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  77. Várias amigas têm a Britânia e gostam muito, mas deve ser porque elas têm a máquina faz algum tempo. Eu gostei muito da máquina da Philco. É eficiente e um pouco mais leve e compacta que os modelos da Britânia, Mondial e Cadence. Conheço duas pessoas que têm máquinas da Arno e gostam bastante.

    ResponderExcluir
  78. É verdade, tenho uma miaga que tem uma Britânia mais antiga, um modelo que nem vende mais e nunca deu problema, parece que as mais recentes é que são inferiores.

    ResponderExcluir
  79. Oi pessoal, até já escrevi isso na página do face, mas resolvi escrever aqui também. Eu comprei uma Britania há mais ou menos 2 meses e estou muito satisfeita. Não tive nenhuma problema... Faço meus pães, estou aprendendo a melhorar e se, alguma vez deu errado, não foi por culpa da máquina, mas pela minha inexperiência em lidar com ela. De repente pode ter sio sorte com o aparelho, sei lá-rsrs.
    Abs. Sara.

    ResponderExcluir
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  81. Olá Mauricio, acabei de descobrir o seu blog e fiquei encantada, adoro fazer pães e já tenha a maquina a uns 2 anos (meu modelo é a da Britânia Prime 2), adoro inventar e inovar nas receitas. Você deu dicas de farinha eu moro no interior de Minas e aqui uma farinha que gosto bastante pois ela é bem enxuta é a SN.

    ResponderExcluir
  82. Maurício, que bom que te achei. Estou para comprar uma máquina e gostaria de saber qual vc recomenda. A minha antiga era Westbend, mas cansou de trabalhar.
    Grata, Márcia

    ResponderExcluir
  83. Oi Márcia, eu tenho uma da Cadence e uma da Mondial, adoro as duas!

    ResponderExcluir
  84. Olá Maurício. Acabei de conhecer seu blog e adorei!
    Tenho a máquina britania que nao possui a opção Integral. Você sabe qual opção posso usar para fazer pães deste tipo?
    Outra coisa, eu perdi o copo de medida, você sabe o que posso usar em substituição?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  85. Oi Sarah, obrigado, seha bem-vinda! Use o ciclo normal/básico ou doce então. A medida é de 240ml.

    ResponderExcluir
  86. Olá, Maurício! Tudo bem?
    Por favor, eu gostaria que você me ajudasse. Vamos lá.
    Fiquei de dar de presente, para um casal amigo, uma máquina de pão. Pois é.
    Eu gostaria que você me dissesse qual a melhor marca, pode ser?
    Abs
    Glória

    ResponderExcluir
  87. Oi Glória, eu tenho duas, uam da Cadence e outra da Mondial, adoro as duas.

    ResponderExcluir
  88. Olá Maurício!

    Tenho uma máquina Cadence, e coloco no ciclo CLARO e meu pão ainda fica escuro no fundo principalmente, como vc tem uma desta marca é assim mesmo ou tem algo errado? Abraço, Iara

    ResponderExcluir
  89. A minha não fica Maria, nas dicas básicas falo o que pode ser e como resolver, dê uma olhada, abraços!

    ResponderExcluir
  90. No pacotinho do fermento biologico seco vem escrito q depois de aberto nao se pode guardar mais a quantidade q restou,so q vem 10 g e nao uso tudo na receita, o que faço para nao precisar jogar fora e nao perder as propriedades do fermento??

    ResponderExcluir
  91. Boa tarde. Tenho uma panificadora Philco e já fiz tudo o que vc sugeriu, comprei todas as marcas de farinha e fermento, inclusive tentei o fermento em tabuletas, mas NUNCA fiz um pão que prestasse!
    Eles não crescem!
    Vc tem alguma sugestão?
    Obrigada
    Patty

    ResponderExcluir
  92. Poxa, comprei pro meu irmao a maquina da Philco tambem e parece que ele esta tendo o mesmo problema, o pao nao cresce. O que sera?

    ResponderExcluir
  93. Feche bem o pacotinho e congele, nas dicas básicas eu até aconselho sobre o fermento, veja lá.

    ResponderExcluir
  94. Geralmente quando o pão não cresce não é a máquina, mas faça assim, acompanhe olhando pelo visor, o preparo de 1 pão do começo ao fim para ver se identifica algo anormal, caso não encontre nada de errado e a massa fique certinha e tudo mais como explico nas dicas básicas 1 e 2 entre em contato com a assistência.

    ResponderExcluir
  95. Olá, existe algo que eu possa acrescentar no pão para que ele dure mais tempo depois de feito?
    Outra pergunta, onde é melhor guardar o pão ensacado, na geladeira ou numa portinha do armário da coxinha? Obrigada

    ResponderExcluir
  96. Sim, existe, mas são químicos e conservantes, não aconselho, um pão básico guardado em saquinho fechado dura uma semana facilmente. Guarde apenas em um saquinho, tire bem o ar, pode colocar dentro de um pote mesmo. Na geladeira ficará seco e duro.

    ResponderExcluir
  97. ...pode passar papel filme em todo o pão também se quiser, aqueles de rolo de pvc, conserva ainda mais.

    ResponderExcluir
  98. Guardar um pão já fatiado ou guardá-lo inteiro (e fatiar conforme a demanda). Qual é melhor? Interfere na durabilidade e na textura?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  99. Eu partilarmente prefiro guardar ineteiro, mas vai de gosto.

    ResponderExcluir
  100. to aprendendo a usar a maquina Arno, e tenho melhorado bastante! mas eu acho que o certo è misturar o fermento com a farinha antes de colocar na cesta, o que você acha? e nas receitas de bolo, quando que usa o bicarbonato? pode ser acrescentado ao fermento químico? qual a diferença?

    ResponderExcluir
  101. Não, isso é indiferente, pois o fermento irá se misturar e agir de qualquer forma. Bicarbonato só use quando a receita de bolo pedir se não seu bolo pode não dar certo. O bicarbonato dá uma leveza a mais em receitas que necessitam mas pode estragar sua receita se usar sem necessidade.

    ResponderExcluir
  102. Maurício, sei que vc não é técnico de MFP kkk, mas gostaria de uma luz, sua ou de alguém q tenha a Arno Uno. Ontem, não sei se apertei o botão errado acabando por apertar o timer sem querer. A maq não funcionou, cancelei, saí apertando a botãozada e nada. Tirei da tomada, apertei, desapertei e nada, mas ouvia um barulhinho no fundo. Será que o botão travou? Vc já ouviu essa maluquice? Luz pfv. grata
    Hj peguei as contatos das assistências, mas está difícil contato de uma que tenha experiência nessa em conserto dessa MFP. Arno Uno nunca mais.

    ResponderExcluir
  103. Oi Simone, as minhas são Cadence e Mondial, mas já recebi várias reclamações dos modelos da Arno, pode ser que só tenha travado e ficou na memória, deixe desligada da tomada 24 horas e veja novamente, senão leve na assistência. Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  104. Ainda assim, vc percebe diferença ou tem preferência entre Cadence e Mondial? abço e grata

    ResponderExcluir
  105. Estou muito triste com minha maquina de pão, que era o sucesso daqui de casa, de repente começou a fazer pão "tijolão", não mudei nada , sempre respeitei medidas e procedimentos. Para resolver, tentei até mudar a farinha e o fermento mas o resultado é o mesmo, de lindos pães, agora faço pedaços de concreto!

    ResponderExcluir
  106. Isso tb acontece comigo Herbene desde o primeiro pao e nao sei exatamente o que acontece..fica lindo, mas no outro dia muito duro :(

    ResponderExcluir
  107. Herbene, pode ser problema na sua máquina ou algum ingrediente que está velho, como o fermento, tente mudar o fermento e acompanhar o preparo de ao menos um pão do início ao fim para ver se tem algo errado!

    ResponderExcluir
  108. Nadiane, seu caso é outro, é armazenamento, pois se no dia que faz está bom e depois só fica duro é fácil de resolver, leia as dicas básicas 1 e 2 alí no topo do blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  109. Seguindo as dicas do Mauricio fiz algumas adaptações que deram muito certo,, consegui comprar um deposito plastico quase do mesmo tamanho da forma de maquina, quando o pão fica pronto retiro da maquina enrolo num pano de prato e coloco no deposito, como o pão esta quente e
    m pouco tempo o deposito fica molhada só enxugo deixo o pão lá mesmo, dura de quatro a cinco dias perfeito e com certeza não fica duro a menos q ele já tenha saído da maquina duro rsrsr brincadeira, espero que essa dica ajude pq pão duro ninguém merece. Adria

    ResponderExcluir
  110. Maurício, SOCORRO!!!!

    Tenho uma máquina de pão há vários anos, e já faz uns 2 anos (no mínimo) q não usava. Acontece q hoje resolvi fazer pão. Coloquei todos os ingredientes e a máquina começou a funcionar- misturar a massa, normalmente. Depois, começou a fazer um barulho estranho. Fui olhar e a élice não estava mais girando. Mexi, remexi, tirei a élice e nada. O q eu faço?????
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente a correia arrebrntou aconteceu com a minha, só mandar trocar. No mercado livre tem a correia e no YouTube tem um vídeo mostrando como trocar.

      Excluir
  111. Sandra, isso tb aconteceu comigo. Coloquei os ingredientes para ter pão quentinho de manhã... mas o q tive foi uma massaroca com cheiro de pão... Qual a sua máquina??

    ResponderExcluir
  112. Ola meninas. A marca da minha é Britânia, qual a de vcs?? Eu nunca tive problemas com ela, Estou pensando em levá-la na assistencia tecnica amanhã. Se for a correia, é fácil trocá-la?? Vou dar uma olhadinha no vídeo. E por fazer anos q não uso, pode ser a correia sim, deve ter ressecado.
    Como disse, faz anos q não uso. Vcs fazem pão sempre?? Tem alguma receita fácil e gostosa para indicar?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  113. Sandra, Gisele e Paula, Britânia é muito ruim, 90% das reclamações do pessoas e comentários aqui e no face que deram problemas é da Britânia, sei que tem gente que tem e não teve nenhum problema, claro, mas só estou passando os fatos para vcs. Quanto ao defeito, tem que levar na assistência, é melhor, se for a correia é barato. Mas não indico nem Britânia nem Arno, Abraços à todos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  114. bom dia mauricio amo suas rceitas todas que fiz ate agora deram certo queria saber como usar o timer so co isto que estou tendo problema daria para vc postar eou me responder mai s uma vez obrigada um bom dia

    ResponderExcluir
  115. Olá, obrigado! Você leu este post onde comentou? Nele explico rs

    ResponderExcluir
  116. Querida, já fiz algumas receitas e deu certo, porem hoje resolvi fazer o pao rapido e a massa transbordou pra fora da forma e começou sair fumaça e cheirar queimado o que faço agora? socorroooooooooooooo..........

    ResponderExcluir
  117. Emerson, vc deve ter colocado muito fermento, e está calor rs... a fumaça e cheiro de queimado é porque deve ter pingado na resistência, depois para, é só limpar. Abraços!

    ResponderExcluir
  118. Ola Maurício, quero comprar uma maq de pão. ...acabei encontrando seu blog, por sinal muito bom. Parabéns. Ainda não sei qual marca comprar, procure por um link mais especifivo mas nã o encontrei....porem aqui vc cita varias vezes que a Arno e a Britania não sao boas......tem mais alguma sugestão para fechar minha compra? Obrigada

    ResponderExcluir
  119. Oi Monica, não gosto muito de indicar, o que lhe digo é que tenho uma da Cadence e uma da Mondial e ambas são ótimas, nunca tive problemas, fora isso é o que vc mesma disse, Britânia e Arno não são boas, dão muito problema, abraços!

    ResponderExcluir
  120. obrigada maurcio agora ja entendi a respeito do timer obrigada outra coisa vc fala que nao indicaa dona benta queria saber a respeito da dona benta reserva especial purissima se e boa vc indica mais uma vez obrigada suas receitas sao otimas sem contar da air fryer que sao otimas obgd aguardo resposta

    ResponderExcluir
  121. parabens pel seu blog e sua atençao

    ResponderExcluir
  122. Eu nunca usei a donna benta reserva especial, mas deve ser boa rs

    ResponderExcluir
  123. Eu ganhei e amei a maquina na primeira vez não deu certo porque não coloquei a passinho que bate dentro da forma mas lo vi que tinha alguma coisa errada má depois fiz o pao muito gostoso as vezes acrescento um pouco de farinha quando está batendo para soltar das laterais bem pouco tem uma dúvida como aumentar o tempo pára 10 horas a frente tenho medo de fazer e estraga o pão obrigado. Bjs

    ResponderExcluir
  124. mauricio queria e parabenizar pelo seu blog e suas receitas maravilhosas fiz o pao do m dourado rsrs e ficou maravilhoso parabens obrigada pela sua paciencia em responder todas nossas perguntas continue nos ajudando e postando novas receitas obgd fica com deus

    ResponderExcluir
  125. Moro no interior da bahia e só acho farinha de trigo dona benta ou boa sorte (essa vc só consegue fazer um bom pão se tiver sorte)... o que fazer? optar por 100% de farinha integral, uma vez que temos todas essas marcas aqui?
    concordo 100% com a questão do fermento.
    Parabéns pelo texto.
    Karina

    ResponderExcluir
  126. Olá, aqui mesmo explico como utilizar o timer e programar a máquina. Abraços!

    ResponderExcluir
  127. Oi Karina, então tente melhorar a farinha com melhoradores ou como ensino aqui nas dicas básicas 1 e 2. Substituir por farinha integral não é assim querida, se vc pedras ao invés de pães rs... Abraços!

    ResponderExcluir
  128. Olá Maurício,
    Tenho minha máquina de pão da Arno a La Baguete já há alguns anos e usei pouco, pois os sucessos foram mínimos. Seu blog me motivou a tentar novamente!
    Agradecida!!!!

    ResponderExcluir
  129. Boa tarde Mauricio, td bem com vc? eu gostaria de saber como faço pra amassar o pao na maquina e assar no forno, na verdade preciso saber se depois que a maquina terminar de assar, eu modelo o pão e espero crescer? essa eh minha duvida espero ou não crescer?
    obrigada

    ResponderExcluir
  130. Leia nas dicas básicas 2 que lá eu explico!

    ResponderExcluir
  131. Olá Mauricio achei seu blog sem querer no google procurando por dicas sobre maquinas de fazer pão...to vendo muita gente reclamando ai da Britania...eu comprei uma britania Multipane Touch e a maquina é perfeita...só o primeiro pão que não ficou esteticamente bonito por q eu errei a quantidade de fermento e ele cresceu demais e grudou na tampa de resto uma deliciaaaaaaaaaaaaa e o seu blog me ajudou muito valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  132. Que pena que eu só achei este teu blog depois que arrisquei fazer o meu primeiro pão, urrgg. Eu não tinha leite em pó em casa e estava com preguiça de sair para comprar e todas as receitas do livrinho da máquina precisava do leite em pó, conclusão, fui pra net garimpar umas receitas sem leite em pó e acho que não me dei bem, a começar pela massa que depois de bater um pouco começou a virar um grude dentro da cuba e dá-lhe farinha até virar uma bola como estava escrito no site. A massa depois de sovada ficou crescendo, crescENDO, CRESCENDO, grudou tudo no vidro, olhei e pensei: - vai explodir !. Não explodiu, ao invés disso a massa derramou na resistência e a cozinha ficou com um cheiro horrível de queimado, mais de 2 horas de apreensão e enfim apitou, finalmente a "coisa" ficou pronta, parecia uma travessa de sopa com o meio do "pão" todo afundado. Resumindo, uma massa pesada, de aspecto meio crua, nem doce nem salgada, uma DROGA !!! Mas sou brasileiro e não desisto nunca e agora que achei o seu blog com todas as dicas fundamentais eu vou levantar a cabeça, limpar toda a bagunça da cozinha e amanhã farei o meu primeiro "pão básico" sem a farinha Dona Benta!!! rs
    Valew Mauricio, obrigado e desculpe pelo comentário tão longo.

    ResponderExcluir
  133. Kkkkkk morri de rir aqui Raul, mas é isso mesmo, bola pra frente e bons pães pra vc! Seja bem-vindo sempre aqui viu, abraços ;)

    ResponderExcluir
  134. Na falta do fermento Fleischmann, meu pão continua crescendo e afundando. Quando vc diz" diminua a quantidade de fermento" seria diminiuir quanto? A que temperatura vc acha que está quente e teríamos que diminuir o fermento? Obrigada.

    ResponderExcluir
  135. Flávia, não necessariamente é o fermento, nas dicas básicas eu falo sobre as possíveis causas e como resolver. Abraços!

    ResponderExcluir
  136. Mas no meu caso, o único ingrediente diferente que estou colocando no pão é o fermento. A farinha e os outros ingredientes são os mesmos. Os meus primeiros pães ficavam perfeitos, agora todos estão afundando. Gostaria que vc respondesse a minha pergunta anterior. OBS.: já li e reli as dicas básicas um monte de vezes.

    ResponderExcluir
  137. Assim, se vc faz uma receita que levar 2 colheres de chá de fermento e está transbordando, reduza para 1 e 1/2, se ainda for muito para 1. Nas dicas eu falo sobre coisas que ajudam a evitar isso, por isso te falei, nas dicas 2. Abraços!

    ResponderExcluir
  138. Meus pães não chegam a transbordar, mas crescem e afundam no meio. As suas dicas (1 e 2) sem dúvida são muito boas mas o seu "feeling" conta muito mais, Maurício. Hoje diminuí 1/2 col chá de fermento para o pão integral e ficou ótimo. Obrigada. :)

    ResponderExcluir
  139. Mas é assim mesmo Flávia, vc vai pegando o jeito. Abraços!

    ResponderExcluir
  140. Curiosidade: Esses pães com carne seca, Maurício, você já fez? Ficam bons? Aliás, vc faz todas as receitas que posta?

    ResponderExcluir
  141. Oi Flavia, sim e sim rs! Pode fazer, bem temperadinho, fica delicioso!

    ResponderExcluir
  142. Olá Maurício, adorando o blog!! Comprei recentemente minha máquina de pão, todas as receitas que fiz até agora o pão cresceu e ficou ótimo por dentro, mas a casca fica muito grossa e bem durinha, o que devo fazer para mudar isso?

    ResponderExcluir
  143. Oi Mônica, leia o post de Dicas Básicas, lá falo sobre isso. Abraços!

    ResponderExcluir
  144. A minha maior dificuldade, rs, é cortar fatias finas com aproximadamente 25 gramas cada uma. Parece que esses pães são mais densos então qualquer fatia já fica com umas 50 gramas. E não dá pra ficar comendo assim qualquer quantidade né... Você tem alguma dica, Maurício?

    ResponderExcluir
  145. Use uma boa faca de serra, própria para pães e tem hj no mercado fatiadores de pães, onde vc coloca o pão, e já tem as marcas ou até já corta o pão, dê uma pesquisada. Se vc cortar uma fatia de 50gr basta corta-la no meio rs e terá 25gr rs

    ResponderExcluir
  146. Pra que serve o amido e o limão e quanto e como usar?

    ResponderExcluir
  147. São melhoradores de farinha naturais, leia nas dicas básicas 2.

    ResponderExcluir
  148. Gostaria de comprar um máquina de fazer pão, mas tenho dúvidas quanto a sua praticidade já houvi dizer que é só colocar os ingredientes e ligar, mas pelo que eu li no seu blog não é bem assim estou certa?

    ResponderExcluir
  149. Katita eu também sou proprietário novato de uma panificadora Britânia e eu não gostei muito dos pães que consegui fazer nela. Eles não ficaram ruins, mas eu fui enjoando pois os pães acabam ficando sempre muito parecidos, enormes e nem doces ou salgados. Como eu optei em fazer os meus próprios pães, depois de alguns "tropeços" eu finalmente encontrei a verdadeira utilidade para esta minha máquina, eu a uso para sovar as massas conforme as receitas, feito isto eu espero o primeiro crescimento da massa dentro da máquina e em seguida eu a retiro para moldar os pães, colocar na forma e aguardar o segundo crescimento, depois asso em forno convencional. Falando assim até parece trabalhoso mas a máquina facilita bastante o processo já que evita a sujeira e o esforço físico para sovar a massa. Desta forma eu estou fazendo pães muito gostosos, diferentes e preparados no mesmo tempo que levaria para fazer usando somente a panificadora. Se eu recomendaria?, sim eu recomendaria pois é muito prática para sovar as mais diferentes massas. Abçs.

    ResponderExcluir
  150. Eu diria que é assim, só colocar tudo nela e pronto, mas no começo muita gente apanha com a qualidade dos ingredientes e porque já quer de cara mudar as receitas e fazer pães de padaria rs... então por isso indico ir com calma, depois que se pega o jeito é muito fácil e prático. Abraços!

    ResponderExcluir
  151. Outra coisa que acontece muito é, as pessoas perguntam "posso substituir isso por aquilo", e querem substituir tudo na receita, daí muda tudo e o resultado nem sempre é o esperado, só aqui no meu blog tem mais de 500 receitas, então o ideal é escolher uma com aquilo que deseja e fazer, pois assim dará certo rs

    ResponderExcluir
  152. Mauricio, assim com a Air fryer comprei tambem a maquina de fazer pão e conto com sua ajuda novamente! O batedor fica no pão...é assim mesmo? Não é prejudicial a saude? Fiquei meio grilada com esta situação, mesmo sabendo que se o batedor ficar na forma, o pão terá um furo embaixo...todas as marcas são assim? Abçs

    ResponderExcluir
  153. Olá Elaine, eu não sou o Mauricio mas é assim mesmo, os batedores ficam no pão e depois que o pão esfriar um pouco vc retira o batedor. É bom que o batedor fique no pão porque o meu "grudou" no eixo e é uma dificuldade para lavar a forma em baixo do "bendito" batedor. Bons pães.

    ResponderExcluir
  154. Nem acredito que consegui fazer um pão. Trigo dona benta nunca mais :)

    Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  155. Oi Elaine, isso é normal, todas são assim, e vc deve sempre retirar para lavar bem como a forma. Após retirar o pão da forma basta retirar o batedor de dentro, não é prejudicial não rs... não faz nada de mais. Leia as dicas básicas 1 e 2 no blog q tb falo sobre isso lá, abraços!

    ResponderExcluir
  156. Maurício, pode incluir na lista de farinhas que não são boas a Lili e Só Trigo. Alteram demais a qualidade do pão.
    A Sol e Renata estão aprovadas.

    ResponderExcluir
  157. Olá Maurício, eu tenho ficado muito feliz com os pães que tenho feito desde que comprei minha MFP, graças às suas receitas. Mas ainda não fiz pães programando com horas de antecedência. O resultado é o mesmo? Mais uma vez muito obrigada pelas dicas e receitas!!

    ResponderExcluir
  158. Oi Flávia, obrigado! Sim, o resultado é o mesmo com timer, veja como fazer assim nas Dicas Básicas.

    ResponderExcluir
  159. Oi Maurício, Boa noite! Amei seu post tirei muitas dúvidas aqui. Mas tenho uma eu não consegui entender sobre fazer os pães recheados. No manual e aqui está falando pra colocar os recheios depois do BIP, mas quando soa o BIP não é quando o pão está pronto?Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  160. Não, a maioria das máquina, após alguns minutos batendo, assim que a massa fica homogênea, ela dá um aviso sonoro, um BIP, está é a hora de colocar recheios etc... o próximo BIP será no final, quando o pão estiver pronto.

    ResponderExcluir
  161. Esse blog é perfeito!!!! Não sou boa em culinária, meus pães nunca davam certo, hoje... ficam perfeitos!!!! Obrigada por dividir seu conhecimento com todos. Abraços.

    ResponderExcluir
  162. Oi Maurício. Tenho uma dúvida em relação a um ingrediente específico, que é a margarina. Ela pode ser substituída por algum outro ingrediente mais saudável sem que o sabor fique alterado? Pelo que eu li até agora, a margarina deixa o pão mais saboroso, mas não é nada saudável. A manteiga não é uma boa opção também, mas é menos prejudicial em relação à margarina. No mais, parabéns pelo site! Abraço.

    ResponderExcluir
  163. Oi Henrique, sempre vc pode substituir manteiga por margarina e vice-versa. Pode substituir também por outros óleos como ensino no post "Enriqueça Seu Pão" aqui mesmo no blog, link alí no topo.

    ResponderExcluir
  164. oi Mauricio gostaria de saber se da para trocar o fermento biológico seco pelo fermento químico na receita

    ResponderExcluir
  165. Oi Mauricio, quantos mls são a medida de 1 xícara das suas receitas? É equivamente ao copo medidor que vem com a máquina?

    ResponderExcluir
  166. Não, nunca!!! Fermento biológico é uma coisa, fermento químico é outra. Fermento químico é só para bolos.

    ResponderExcluir
  167. Xícara ou Copo nas receitas de máquina de pão são sempre a medidora que vem com a máquina, equivale à 240ml.

    ResponderExcluir
  168. Boa noite a todos, gostaria de algumas dicas:
    1 - tentei fazer 4 paes até o momento e todos saem cascudos, porém já vi aqui a dica do Mauricio que se colocar no pano e depois num saquinho fica legal ainda irei fazer.
    2 - Porém para fazer esse passo de colocar num pano de prato e depois no saquinho eu teno que retirar o pão da forma (o que não acontece com perfeição) desde o primeiro pão até o quarto que fiz esses dias o pão simplesmente nao sai da forma de jeito nenhum, parece que passaram super bounder.. No manual da máquina Cadense tem a informação de que tenho que segurar com as duas mãos usando luvas de cozinha e ir sacudindo para sair, só que o misturador no fundo fica cravado no pão e ao mesmo tempo preso na máquina e até as laterais ficam grudadas, enfim na minha opnião essa parte a engenharia errou feio, como contornar essa questão, pois isto está me deixando irritado com a máquina pois não estou conseguindo desfrutar de um pãozinho.. Me ajudem.

    Obrigado,

    Homero

    ResponderExcluir
  169. Olá Homero. 1) Isso mesmo, siga a dica. 2) Nas dicas eu tb ensino sobre isso, unte o batedor antes de colocar os ingredientes e antes de retirar o pão retire a forma da máquina e dê uma leve girada para ambos os lados no pino embaixo da forma que faz girar o batedor, assim ele se solta do pão. E sempre que lavara a forma retire o batedor e lave bem. Abraços!

    ResponderExcluir
  170. Descobri seu blog ontem e estou super satisfeita com as dicas!
    Quando a receita pede leite em pó, posso substituir por leite de SOJA em pó?

    ResponderExcluir
  171. Leite em pó pode ser substituído por leite de SOJA em pó?

    ResponderExcluir
  172. Muuuuuuuuito obrigada, Maurício!
    Tenho uma Britânia e é ótima! Penso que a MARCA não é tão importante já que todas elas tem a mesma configuração. Tudo depende de sorte (em 10.000 máquinas pode ter 1 com defeito e vc comprar exatamente esta 1) e de seguir as receitas à risca.

    ResponderExcluir
  173. Olá Maurício! Parabéns pelos blogs, eu comprei minha fritadeira Mondial inspirada por você, e reativei minha MFP pelas tuas receitas...fiz o pão integral de iogurte e mel e ficou show! Mas agora estou com uma dúvida: minha MFP é da Cadence e não tem ciclo de geléia...tem outro ciclo que posso substituir (espero que tenha, quero fazer sua geléia de damasco,rsrsrsrs)
    Grande abraço, continue inspirado e generoso em compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  174. Olá, obrigado! É ótimo ter vc aqui tb! Não, se sua máquina não tem ciclo geleia não dá para fazer, sorry. Abraços!

    ResponderExcluir
  175. Olá,
    comprei a MFP há dois dias , fiz dois pães que ficaram ótimos em consistência e sabor , a massa ficou como um bola homogênea, porém ficou com uma casca um pouco grossa na parte inferior . Fiz pães de 460 g , seguindo `a risca a receita e a programação da máquina inclusive a seleção de tamanho do pão. Será que a máquina está calculando o tempo de assar errado ? Parece que deveria ser menos tempo. No último pão até desliguei dez minutos antes , ficou melhor mas mesmo assim o fundo ficou muito torrado. A minha intenção é usar o timer e se tiver que tirar antes manualmente de nada adiantará . Há algo que eu possa fazer para melhorar essa situação?
    obrigada,
    Luciana

    ResponderExcluir
  176. Oi Luciana, as vezes é a marca ou modelo da panificadora, mas veja tem que escolher cor CLARA também. Quanto a casca a maioria dos pães saem cascudinhos pois saem crocantes assim que assam, mas depois de alguns minutos ficam macios já, tem uma dica nas Dicas Básicas 2.0 que ensino como resolver isso. Abraços!

    ResponderExcluir
  177. Mauricio, comprei minha panificadora ontem e meu pão ficou cascudo, e vou fazer a sua dica, pode ser com papel toalha? E não consegui achar aqui no Rio nenhuma dessas marcas de farinha que indicou ... Fui em 4 mercados diferentes e nada, então gostaria de saber se a farinha Boa Sorte é boa, ou devo continuar procurando as que indica?

    Fernanda Moura

    ResponderExcluir
  178. Olá Fernanda, sim pode. Sobre a farinha tem que testar e ver, abrir e ver se é boa.

    ResponderExcluir
  179. ok, obrigada pela resposta! Posso cortar o pão em partes antes de envolver no papel toalha e colocar no saco ou tenho que colocar inteiro?

    Fernanda Moura

    ResponderExcluir
  180. Olá, Maurício! Estou a um tempo pra comprar uma máquina de fazer pão. Tinha dúvidas de que iria dar certo. Agora, que encontrei seu blog fico mais animada e mais segura prá comprá-la. Você indicaalguma marca? Abraços e tudo de bom! Obrigada. Elisabeth

    ResponderExcluir
  181. Olá Elisabeth, obrigado! EU não indico uma marca específica, o que sempre falo é que tenho uma Mondial e uma Cadence e nunca tive problemas, e que não indico Britânia, Arno nem importadas ou desconhecidas. Abraços!

    ResponderExcluir
  182. Muito obrigada pelo pronto retorno. Isso é que faz a diferença no seu blog! Já valeu as dicas quanto às marcas. Vou sair hoje mesmo prá comprar uma e fazer belos e saborosos pães! Hummm... mal posso esperar prá retirar da máquina um belo pão quente! Abraços e tudo de bom! Elisabeth

    ResponderExcluir
  183. Maurício, tudo bom? Estou precisando de sua ajuda para esclarecer uma dúvida. Eu comprei o fermento Fleischmann de 500gr e gostaria de congelar em pontinhos, quando for usar um pontinho eu vou precisar congelar de novo ou posso manter temperatura ambiente já q vou usar mais vezes? Muito obrigada! Abs! - Lidia

    ResponderExcluir
  184. Não, vc congela em uma pote, e usa congelado mesmo, não precisa descongelar.

    ResponderExcluir
  185. Muito obrigada, Maurício! Vou fazer isso. Da última vez meu fermento estragou rápido. Amei todas as suas dicas!! Um grande abraço! - Lídia

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: