sábado, 13 de novembro de 2010

"Como fazer pães perfeitos na Máquina de Pão"


"Como fazer pães perfeitos na máquina de pão"

São dicas básicas para quem tem máquina de fazer pães, quem está aprendendo a usar sua máquina de pão ou tem dificuldade de fazer pães bonitos, fofinhos e saborosos.
Resolvi criar este post fixo devido ao grande número de e-mails e pedidos de ajuda que recebi, todos de pessoas que acabaram de adquirir ou ganhar sua máquina de pão e de pessoas que estão tendo dificuldade em fazer pães perfeitos. Dividi em algumas dicas e passos bem simples, todos baseados em minhas experiências e de amigos e colegas que também possuem máquina de pão, portanto, qualquer um tem o direito de discordar ou acrescentar sua opinião, aliás seria muito bom. Espero que seja útil!

1º) A farinha sem sombra de dúvida é o ingrediente principal do pão e por isso deve ser da melhor qualidade possível. As melhores farinhas de trigo brancas são as das marcas Moinho São Jorje, Sol, Renata, Nacional e Anaconda. Não gosto e não indico mesmo Donna Benta, altera muito o pão em todas as qualidades. As farinhas de trigo brancas devem ser realmente brancas, quanto mais claras melhor a qualidade, geralmente as farinha do tipo reserva especial são muito boas também.
Das farinhas de trigo integrais as melhores são as naturais, adquiridas em Mercadões, Cerealistas e Casas de produtos naturais, pois são em maior parte orgânicas, porém no mercado as melhores são a MaisVita, MãeTerra e VITAO, o mesmo vale para outras farinhas e grãos como centeio, quinua, girassol...

2º) O fermento para mim não tem outro, tem que ser o da Fleischmann, seja ele biológico granulado seco ou biológico fresco, claro que na máquina de pão usamos bem mais o granulado seco, mas para quem não encontra basta equiparar, ou seja, cada 1 colher de chá de fermento biológico granulado é igual à 15gr de biológico fresco, é só substituir. Gosto de comprar um pacote grande de 500gr à vácuo do granulado Fleischmann e divido em pacotinhos já na medida ou em dois francos de vidro, guardo tudo no freezer, pois mantém-se na mesma qualidade durante meses e anos até. Obs: Quem usa o fermento fresco não precisa diluir antes de colocar na máquina, e pode congelar também do mesmo jeito. Se o tempo estiver quente reduza um pouco a quantidade de fermento para o pão não crescer demais e se estiver muito frio aumente um pouco a quantidade ou use o líquido da receita morno.

3º) Se todos os ingredientes forem de qualidade as chances de seu pão não dar certo serão reduzidas praticamente à zero, por isso use ingredientes de qualidade e nunca exagere no sal ou no açúcar, pois retardam o crescimento do pão, e chegam até a matar o fermento.

4º) As medidas não estão nas receitas por acaso, e nem vem medidores com a máquina só para ficar guardado, então use as colheres e xícaras medidas, se necessário até uma balança, ou um conversor de medidas. Quanto ao tamanho/peso do pão, algumas máquinas possuem esta programação e outras não, caso a sua possua as regras são bem simples! Para até 2xic. de farinhas = programação de 400gr, 3xic. = 600gr, 4xic. = 1kg, 5xic. = 1,3kg, 6xic. = 1,5kg, lembrando que este tamanho/peso se refere ao peso total da massa final e não só das farinhas.

5º) Coloque os ingredientes na forma / cuba da máquina sempre iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, caso o tempo esteja frio você pode colocar o fermento logo após os líquidos para acelerar o crescimento, e quando for acrescentar frutas ou recheios procure adicioná-los após o BIP. Para evitar que o batedor fique preso e / ou solte mais fácil unte-o bem com óleo ou azeite antes de colocar os ingredientes.

6º) O ciclo é importante também, deve ser selecionado de acordo com o tipo de pão que irá fazer, mas nem todos os pães precisarão de um ciclo próprio, em geral os que levam mais farinha branca, já a cor fica a seu critério. Para usar os ciclos Rápido acrescente mais uma medida de fermento e para o Ultra-Rápido dobre a quantidade de fermento solicitada na receita, mas lembre-se que nestes ciclos a textura e o crescimento do pão ficam um pouco comprometidas, além do paladar, pois não dão tempo da massa se desenvolver por completo.

7º) Para usar o timer você deve calcular exatamente depois de quanto tempo deseja que o pão esteja pronto, e não quando deverá começar a ser preparado, pois a máquina se encarregará deste cálculo. Os líquidos não podem ter contato algum com o fermento neste caso, por isso faça uma pequena cova no centro dos ingredientes secos, que estarão boiando sobre os líquidos, e adicione alí o fermento. No caso de receitas que levam ovos, leite...ingredientes que estragam mais fácil, deve-se tomar certos cuidados se o dia estiver extremamente quente, troque o leite normal por água e leite em pó, tente não estourar a gema dos ovos, não use frutas, verduras ou legumes frescos, mas em geral é bem difícil estragar ovos e leite de um dia para o outro, nunca tive este problema e uso bastante o timer.

8º) Para começar eu indico que aprenda com os Pães Básicos como Pão FrancêsPão Branco e Pão de Leite, depois passe para os Pães IntegraisDoces e por fim os Recheados e Mais elaborados.

9º) Toda receita pode ser adaptada ou modificada, depois que você pegar a prática claro, basta substituír os secos por secos, doces por doces, frutas por frutas, etc...

10º) Não abra ou retire o pão da máquina de pão assim que ficar pronto ou soar o BIP, aguarde de 5 à 10 minutos, depois retire-o da forma e deixe esfriar por mais uns 5 à 10 minutos ao menos antes de cortar, pois assim quando for cortar, com uma faca de serra comprida, não correrá o risco de amassar ou estragar seu pão, principalmente se o mesmo for recheado, muito fofo ou mais molhadinho.

***Lembrando que todas as opiniões acima são baseadas em receitas, testes e experiências as quais participei, se você tem mais dicas ou opiniões mande e-mail para blog.maquinadepao@yahoo.com.br.


Maurício L. R. - maquinadepao.blogspot.com
(Como fazer pão na máquina de pão com 10 dicas simples)

Quer mais dicas? Clique aqui!

151 Comentários até agora:

Anônimo disse...

Simplesmente maravilhoso!Estou iniciando as receitas na minha recente máquina de pão e já fiquei encantada com o blog! Parabéns e obrigada!

Maurício de L. R. disse...

Agradeço os elogios e sinta-se à vontade para navegar pelo blog! Abraços!

leandroemonique disse...

Mauricio, comprei minha maquina de fazer pão a dois meses atraz, tentei fazer dois pães, porem os mesmos ficam duros e crus por dentro, o que sera que eu fiz de errado ? Pois os ingredientes que eu ultilizo são os melhores...

Maurício Rodrigues disse...

Oi Leandro, assim só fica difícil dizer, é normal errar nos primeiros pães, mas depois que pega o jeito fica mega fácil, aconselho que leia as dicas básicas aqui no blog, irão te ajudar muito. Abraços!

Anônimo disse...

Tentei duas vezes fazer pão, e nas duas os ingredientes não misturaram... Coloquei na ordem que pede a receita (líquidos, sólidos, fermento), porém, não mistura.
Adriana.

Maurício Rodrigues disse...

Adriana, primeiro veja se encaixou a forma corretamente, depois se colocou o batedor bem encaixado e se ele não está de cabeça para baixo, depois ligue a máquina e veja se ele gira, se estiver tudo certo, desligue, mude sua receita, coloque tudo na máquina, programe o ciclo certinho e acompanhe do início ao fim, assim vc poderá identificar o que está acontecendo, se eu puder ajudar mais me fale. Abraços!

Anônimo disse...

Obrigada Maurício, vou tentar novamente!!
Adriana.

nicolas soares disse...

OI GOSTARIA DE SABER SE TODAS AS RECEITAS DO LIVRO QUE VEM COM A MAQUINA DE PÃO BRITANIA ESTÃO CORRETAS PRINCIPALMENTE A QUANTIDADE DE FERMENTO OKABRAÇO

Maurício Rodrigues disse...

Oi Nicola, não tenho como saber, não tenho máquina da britânia, nunca ví o livro. Abraços!

liliane disse...

oi sou liliane to com dificuldades fazia pao que uma beleza de uns tempo começo grudar na forna o que devo fazer pra nao grudar na lateral o pao nao consigo tirela da forna

Maurício Rodrigues disse...

Oi Liliane, será que seu antiaderente está ruim? Tente untar com azeite antes de usar. Abraços!

Anônimo disse...

Olá Maurício td bem com vc? primeiro parabéns pelo blog, achei ótimo, tenho uma maquina britania e gostaria de saber o seguinte, como faço pra casca do fundo do ~~ao ficar mais macia, a minha esta ficando grossa e dura, e tb gostaria de uma receita caseira ok obrigada pela atenção
Silvana

Anônimo disse...

gostaria de saber pq meu pao fica muito cascudo mesmo na cor clara?
obrigda
silvana

Maurício Rodrigues disse...

Olá Silvana, pode ser pela marca/modelo de sua máquina, provavelmente. QUanto a receita caseira tem várias aqui no blog, dê uma olhada. Abraços!

Mara Inacio disse...

A minha maquina é da Britania e o pão fica meio cascudo sim. Mas é só fazer a dica do Mauricio e o pão fica otimo.

Simone disse...

A minha MFP é arno e mesmo na cor clara fica meio preto, mas por dentro maravilhoso, ainda mais usando o limão e fecula p amaciar a massa.

Anônimo disse...

Bom dia Mauricio, pela atenção, sucesso sempre e que DEUS te abençoe sempre...
obrigada
silvana

Anônimo disse...

Olá Mauricio td bem? estou amando seu blog, curtindo muiiiiiiiiiiiiiiiiito, comprei a MFP tem poucos dias, então tenho várias duvidas, gostaria de fazer aqueles cortes(riscos) em cima da massa, tipo pão italiano, minha britania, que horas que faço isso?
obrigada
Silvana

Maurício Rodrigues disse...

Oi Silvana, obrigado, que Deus lhe abênçoe também. Faça na hora que a massa já estiver crescida, faltando pouco mais de 1 hora para terminar o ciclo, use uma lâmina ou faca afiada, Abraços!

Anônimo disse...

Você é maravilhoso merece td o sucesso do mundo, a gente faz a pergunta e fica esperando a resposta anciosa, e vc responde rapidinho, isso é mto bom, obrigda
Silvana

Maurício Rodrigues disse...

Oi Silvana, obrigado pelo carinho! Abraços!

Anônimo disse...

Bom dia Maurício, eu de novo com minhas dúvidas, a minha panificadora é britania, e omeu pão esta ficando muito cascudo, ontem fiz um pão de leite receita dua, até coloquei a fécula de batata e o limão, e mesmo assim ficou com a casca grossa, será que estou errando em alguma coisa? os ingredientes tem que ser em temperatura ambiente (ovos,leite,margarina) ou pode ser gelados? ou será que esta casca mais grossa e dura é característica da panificadora? pq nun ca comi nenhum pão de panificadora antes. obrigada
grande abraço
silvana

Maurício Rodrigues disse...

Oi Silvana, pode ser pela marca ou modelo sim, mas alguns pães assim que ficam prontos ficam com uma casca mais dura, mais seca e crocante até, mas assim que esfriam ficam macios. O ideal se vc quer uma casca mais clara e fina é usar sempre a coloração mais clara, e assim que vc tiar o pão envolva em guardanapos ou um pano de prato e coloque em um saquinho fechado e deixe esfriar lá, depois retire e pronto, terá uma casca bem macia e miolo bem úmido. Abraços!

Anônimo disse...

ok muito obrigada, vc pode me indicar uma marca de panificadora que vc conheça que é ótima, e tb qdo a receita tem ovos não há necessidade de colocar a fécula de batata e o limão? ou nda a verabraços
silvana

Maurício Rodrigues disse...

Oi Silvana, eu tenho da Mondail e da Cadence, são ótimas. Limão não sei, nunca usei, mas amido ou fécula eu indico como opcional para melhorar, pois na verdade nenhum tipo de melhorador é necessário se vc usar uma boa farinha, são apenas dicas e truques para quando a farinha não é boa. Abraços!

Samantha Artte disse...

Olá Maurício. Adquiri a máquina da marca Arno, só que as minhas receitas ainda não foram um sucesso . já fiz três receitas: duas do pão rápido e uma do ultra rápido e meus pães ficam massudos, não cozinham direito e não crescem. A farinha que estou utilizando é a Renata especialíssima e fermento Fleischmann em cubos frescos e também Saf-instant granulado. O que será que estou fazendo de errado. Desde já agradeço sua resposta.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Samantha, primeiramente evite fazer pães rápido ou ultra-rapidos pois eles levam menos tempo e consequentemente não deixam a massa do pão chegar aos melhores resultados. Segundo leia as dicas básicas aqui do blog, tem a 1 e a 2 ok. Abraços!

Anônimo disse...

Boa tarde, Mauricio td bem com vc? estou frustada, os meus pães na MPF, não fica bonito, fica reto em cima, dai eu comprei um pacote de mistura pronta de pão da fleschimann e ficou lindo , fcou redondinho em cima, por acaso sabe me dizer o que posso estar fazendo de errado,? parece que eles não estão crescendo , eu uso farinha branca renata, farinha integral jasmine e o fermento fleschimann, obrigda s
Silvana

Anônimo disse...

Oi Mauricio sabe o estou percebendo que meu pão não fica liso em cima, fica aspecto de grumos, sabe qdo a massa não esta lisinha, sera que falta liquido na massa?
obgda
Silvana

Maurício Rodrigues disse...

Oi Silvana, só acompanhando o preparo do início ao fim para ver o que ocorre, se está muito mole, muito dura, ou se não está misturando bem... faça um pão e acompanhe do início ao fim para ver, pois pode ser até fermento de mais. Abraços!

pri disse...

mauricio vc descongela o fermento antes de usar?? qto tempo?? obrigada

Maurício Rodrigues disse...

Oi Pri, não já coloco direto, não é preciso. Abraços!

Anônimo disse...

Bom dia Mauricio, td bem com vc? me diz uma coisa os ingredientes tem que estar em tremperatura ambiente? ovo e leite e margarina, ou não faz diferença?
obrigada
silvana

Maurício Rodrigues disse...

Oi Silvana, o melhor é sempre em temperatura ambiente, mas se estiverem um pouco frios não tem problema. Abraços!

Anônimo disse...

boa tarde Maurício td bem? preciso de sua ajuda já tenho uma panificadora britania e vou comprar outra, vc me aconselha a comprar cadence ou mondial? vou deixar uma na minha casa e vou comprar outra pra casa da minha mãe,obrigda
silvana

Maurício Rodrigues disse...

Oi Silvana, as duas são ótimas, veja os modelos de cada marca e qual lhe agrada mais em requisitos e design. Abraços!

Anônimo disse...

boa tarde Maurício!! td bem com vc? graças as suas dicas o meu pão ficou maravilhoso, eu fiz exatamente como vc me disse, fiquei do começo ao fim perto da mpf e descobri que eu estava deixando a massa ficar muito dura, eu colocava o trigo até bem pra cima da borda, ai faltava liquido, agora coloco trigo até a borda do copo sem passar, e deu certo, obgda, eu fiz um pão que ficou divino, de batata, do manual da britania, eu gostaria de fazer o mesmo pão só que de trigo integral, como que eu faço, é só eu substituir as 3 3/4 de trigo branco por trigo integral, ou misturo as duas? obgda
silvana

Maurício Rodrigues disse...

Oi Silvana, obrigado, que bom que conseguiu, agora é só alegria rs! Vá com calma, substituições não são tão fáceis as vezes, primeiro vc nunca deve simplesmente substituir a farinha branca por integral, não dará certo, comece substituindo apenas uma xícara e almentando um pouco os líquidos ou gorduras, se não seu pão ficará duro como pedra. O idela é ao invés de adaptar pegar outra receita, pega aqui no blog mesmo, tem umas 500 aqui rs. Abraços!

Maurício Rodrigues disse...

Silvana, leia o post "Enriqueça seu Pão" aqui no blog, abraços!

Anônimo disse...

Demais esse blog!
Me indica uma marca legal de máquina de pão para uso doméstico?
Obrigada!
Izadora

Maurício Rodrigues disse...

Oi Izadora, obrigado, recomendo Cadence ou Mondial, tenhos das duas e são ótimas! Abraços!

Anônimo disse...

Oi bom dia tenho uma maquina da tefal a xxl e gostava de fazer aquela receita de frango, é para tirar as pas e ja agora qual é o programa que ponho, na minha não tem nenhuma a dizer assar, obrigada

Edma disse...

Adoro minha máquia e faço pão praticamente todo dia. Estou adorando suas receitas e aproveitando para fazer pães diferentes. Como minha família é grande e comilona, gostaria muito se vc pudesse me dizer qual a proporção de aumento dos pães de 600grs para 900 grs.
Desde já agradeço. Edma

Maurício Rodrigues disse...

O frango tem que retirar a pá sim, e deve ter algum ciclo como assar, cozer... ou veja no manual qual faz isso. Abraços!

Maurício Rodrigues disse...

Oi Edma, que bom que está gostanto, obrigado! Não se deve aumentar simplesmente a receita, pois alguns pães crescem mais e outros menos e todos os outros ingredientes irão variar. Abraços!

Roberto disse...

Uso muito a maquina de fazer pães, porem algumas vezes fica difícil tirar o pão da mesma, gruda no fundo, existe algum segredo para o pão não grudar?

Maurício Rodrigues disse...

Oi Roberto, se está grudando mesmo o problema é o antiaderente de sua forma, agora se só fica preso no batedor, basta vc pincelar o batedor com óleo ou manteiga nates de preparar o pão e na hora que retirar a forma de dentro da máquina com o pão pronto vc dá uma giradinha para um lado e paro o outro no batedor por baixo e depoi é só virar a forma que o pão já sai sozinho. Abraços!

Anônimo disse...

Oi Maurício tenho uma máquina da Britania, tentei fazer algumas vezes mas não deu certo, a casca ficou mto dura e a massa embatumada, pesada, me ajude por favor.... Aline

Maurício Rodrigues disse...

Aline, leia as Dicas Básicas aqui no blog, abraços!

Nubia disse...

Minha máquina da Philco chegou há uma semana e fiz dois pães até agora. Não está me agradando o fato de o pão crescer muito e grudar na tampa. Será que tem como resolver isso? É um problema da máquina ou toda máquina faz isso? Obrigada!

Maurício Rodrigues disse...

Olá Nubia, diminua a quantidade de fermento. Abraços!

Taomara Langenbach disse...

Olá,tenho uma Mondial Premium e ela está encostada, pq simplesmente os pães não saem gostosos, saem secos e com a casca grossa, já tentei várias vezes e nada, acho que vou aposenta-la definitivamente, Detalhe todos os ingredientes são medidos a risca, não entendo... decepcionada.

Simone disse...

Acho importante acrescentar amido ou fécula e limão pq ajudam a dar suavidade à massa. O meu integral também fica com a casca dura, mas como eu incremento a massa com várias sementes , essa casca durinha fica uma delícia.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Taomara, eu tenho a Mondial Premium também e meus pães saem perfeitos, veja se não está errando em algo, vc pode ver aqui mesmo nas dicas básicas 1 e 2. Abraços!

Maurício Rodrigues disse...

Quem não gosta de pão cascudinho basta programar sempre cor clara e assim que a maquina apitar avisando que o pão está pronto deve-se retirar da máquina a forma, pois se contiar dentro continuará assando e ressecando. E se quiser mais molinha ainda a casca, já dei a dica aqui antes, tira o pão da forma, enrola em um pano de prato ou guardanapo e deixa esfriar dentro de um saquinho bem fechado, depois tira e guarda.

Mara Inacio disse...

Eu ja fiz varios pães e da sempre certo. Ficam ótimos, desde que segui a dica do Mauricio de por o pão num saquinho, todos os pães que faço até os integrais não ficam cascudo. Aqui em casa todos adoram.

Nubia disse...

Segui a receita do pão rápido do livro de receitas da máquina e me dei mal. Manda colocar 2 copos de água para 4 1/5 copos de farinha. A massa ficou muito mole. Está assando. Espero que fique comível. Um errinho no caderno de receitas arruina um café da tarde.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Mara, obrigado pelo carinho!

Maurício Rodrigues disse...

Nubia, algumas receitas dos livros que vem com as máquina não são boas.

Anônimo disse...

Tenho maquina a pouco tempo, o pao esta ficando ate gostoso, mas ele nao fica bonito, cresce mas qdo ta assando ele afunda, desce. O que pode ser. Obrigado

Maurício Rodrigues disse...

Pode ser fermento de mais, ou o tempo muito quente, qualidade da farinha... veja como resolver aqui mesmo nas dicas básicas 1 e 2.

Anônimo disse...

Obrigado!!! Vou fazer isso

Nubia disse...

Olá, Maurício.
Você diz que a farinha Sol é boa. Mas atualmente a farinha Sol não é especial. Está escrito no pacote "tradicional tipo 1". Fiz um teste com ela, e percebi que quando a farinha não é especial, a massa fica mais dura. Deve ser porque na mesma medida o peso da farinha não especial é maior, ou seja, tem mais farinha do que deveria... Nos supermercaodos da minha cidade, eu só encontro Renata e D. Benta, ambas "reserva especial", por R$ 5,00 e R$ 3,40 o kg., respectivamente.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Nubia, eu uso muito a Sol e é muito boa, todas minhas receitas faço com ela. A renata também é ótima, e a dona benta só se for a que vem escrito "reserva especial" pois as normais e especiais deles só servem para bolo. A umidade do ar, temperatura e tempo que está armazenada a farinha também influenciam, as vezes é até bom peneirar a farinha antes de usar, dá mais leveza!

Nubia disse...

Vc usa a Sol tradicional, tipo 1? Esse pão que fiz com ela ficou tão estranho. Cresceu e ficou bem assado, mas ao mesmo tempo ficou meio pesado e com gosto de farinha crua. Eu tinha a sensação de estar comendo a farinha na colher. rsrs Segui a receita normalmente, mas a massa ficou super-dura e tive que acrescentar mais leite. Qualquer dia vou testar novamente, mas vou peneirar a farinha antes de medir, acho... Eu só encontro farinha "tradicional, de várias marcas, e "reserva especial" Renata e D. Benta. Ah, uma coisa que eu ia te falar: uso o fermento da D. Benta, pois custa cerca de 0,69 e é muito bom. Obrigada!

Maurício Rodrigues disse...

Oi Nubia, então deve ter sido o fermento, não gosto do da D.Benta, meus pães não ficam bons com ele. As farinahs reserva especial são ótimas também, pode usar!

DJ Alexandre Alcino disse...

Comprei o Fleischmann fermento biológico seco instantâneo, é esse?

Maurício Rodrigues disse...

Oi Alexandre, é esse mesmo!

Anônimo disse...

Olá Maurico boa tarde!!
Ja acompanho seu blog faz um mês, quando encontrei ele no google em pesquisas sobre máquinas de fazer pão. Parabéns muito bom seu trabalho. Ganhei semana passada minha panificadora do maridão, ele decidiu que devemos fabricar nossos pães em casa, por ser mais barato e mais saudável. Adquirimos uma Multi Pane da Britânia, uma graça ela. Bem, como eu já vinha lendo sobre suas dicas aqui no blog, fui em busca dos ingredientes perfeitos para fazer o primeiro pão na máquina co mo manda o manual ( Pão Branco Tradicional). E me peguei na farinha pq aqui onde eu moro - Lauro de Freitas não acho nenhuma das marcas que vc colocou das farinhas brancas só tem lá ( Fina, Boa Sorte, Sarandi e D. Benta) ai como vc disse lá "quanto mais branca melhor a farinha" comprei a Boa Sorte. Serve?? Abraços Mariana Athayde - Lauro de Freitas Ba.

Anônimo disse...

Oi Mauricio meu nome é Adria, sonhei por dois anos com minha maquina de pao, passava nas lojas e ficava namorando sempre q pedia a opiniao de alguem era a pior possivel, sempre a mesma o pao nao presta, esse ano contrariando a todos comprei e confesso q graças a vc ainda nao perdi um pao uma MARAVILHAAA estou adorando faço pao quase todos os dias e sempre com as suas receitas estou amando queria te agradecer pelo blogs e pedir q Deus de abençoe sempre muita paz e saude.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Lauro, muito obrigado, seja bem-vindo! Olha, não conheço estas farinhas que mencionou, mas também um pacote acaba logo, então compre uma, experimente, veja bem, sinta a farinha, se for boa continue, se não for mude a marca e vá tentando, abraços!

Maurício Rodrigues disse...

Oi Adria, é que tem gente que não conhece ou não faz direito, ou na primeira vez já desiste rs... seja bem-vinda e obrigado, desejo tudo de bom igualmente, amém!

Nubia disse...

Olá, Maurício.
Bem, eu achei o fermento da D. Benta bom. Cresce normalmente. Minha dificuldade tem sido acertar o ponto da massa. Fiz uns 10 pães e acho que apenas 2 ficaram com a massa bem lisa, do jeito que eu gosto, pois assim o pão fica mais bonito e fofo. Sigo rigorosamente as receitas, com os devidos cuidados nas medidas, mas normalmente a massa tem ficado um pouco dura. Será que é porque não estou usando leite, ovos e margarina na temperatura ambiente? Não tem se formado a bola homogênea e, consequentemente, o pão não fica liso e bonito. De qualquer forma, queria saber se você acerta o ponto da massa como diz o manual (após alguns minutos acrescentar aos poucos colheres de farinha ou água/leite) até que se forme a bola homogênea). Dá certo? Pois tentei fazer isso, mas o leite não se misturava mais. Hoje tirei a massa e amassei na mão para misturar um pouquinho mais de leite. Obrigada!

Maurício Rodrigues disse...

Oi Nubia, nem todo pão precisa formar uma bola bem lisa e elástica, depende da receita, cada pão tem um ponto, e as medidas são extatas, agora o clima seco ou muito úmido influencia nas farinhas, pois elas secam ou absorvem de acordo com o tempo a umidade e claro, se estiver mais frio o fermento demora mais e assim por diante, explico isso nas dicas básicas 1 e 2, dê uma lida. Abraços!

Nubia disse...

Obrigada, Maurício! Eu já tinha lido as dicas 1 e 2 e sempre dou uma olhadinha quando tenho dúvidas!

Elcyana VIANA disse...

Maurício, comprei uma máquina da Britânia recentemente porque meu filho é alérgico à proteína do leite de vaca e à soja. Já tentei fazer pão nela por duas vezes sem sucesso. O pão fica com a massa mal batida e pesada, nas laterais ficam grumos de trigo mal batido e esbranquiçado, como se nem tivesse assado em algumas partes. A impressão que tenho é que o batedor não consegue alcançar a massa que fica nas laterais da forma. É necessário untar a forma com óleo antes de começar a colocar os ingredientes na máquina?

Nubia disse...

Elcyana,
Peço licença para responder antes do Maurício sobre a minha experiência com a Britânia, que não é muito animadora. Eu tinha comprado a máquina da Britânia e acontecia o mesmo que vc diz. A massa não ficava bem misturada. Mas minha máquina parou de bater no 3o pão que fiz. Então eu devolvi à loja (7 dias para devolver em compras pela internet, telefone etc.). Estou com a da Philco e é muito melhor. Bate muito bem. Se o ponto da massa estiver bom, a bola que vai se formando é jogada para os lados e vai pegando a farinha das laterais. A massa fica linda e o pão cresce muito. Todo mundo que tem Britânia fala que é ótima, mas eu não dei sorte. Fiquei muito contente por ter conseguido devolver e comprar outra.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Elcyra, não quero falar mal, mas ultimamamamente tenho recebido muitas reclamações de leitores sobre as panificadoras da britânia, que não batem direito, que param logo novas de funconar, que deixam os pães muito cascudos mesmo nas cores clara e seguindo minhas dicas, então eu não recomendo por isso, eu seguiria o conselho da amiga Nubia e devolveria tb enquanto é tempo e compraria uma outra. O pessoal fala bem da Philco, Mondial e Cadence, eu tenho duas, uma Mondial e uma Cadence e nunca tive problema algum. Também não recomendo da Arno, pois muita gente reclama e eles parecem até estar retirando do mercado. Abraços!

Fábio Praes de Oliveira disse...

Elcyana, eu e minha esposa também tivemos o desprazer de comprar esta péssima máquina da Britânia (não importa o modelo, todas elas são ruins por igual), mas troquei a tempo por uma Arno Uno Muno (excelente máquina, porém as receitas que vem no livrinho dela são péssimas de fazer, pois achamos muito complicadas). Mas isso não é problema, pois temos este excelente blog do Maurício como meio de obtermos excelentes e diversas receitas. Caso você disponha de tempo ou tenha curiosidade, por favor veja a minha reclamação no ReclameAqui sobre a máquina da Britânia e tire suas próprias conclusões (o link é este aqui: http://www.reclameaqui.com.br/6540983/britania-eletrodomesticos/maquina-sem-potencia-para-sovar/)... A propósito, minha amiga tem uma Britânia de "mil, novecentos e Cabral" e usa e abusa da "bichinha", que tem aguentado até os dias de hoje, com uso intenso!!! Minha mãe também teve um moedor de carne da mesma marca e adquirido também há muito tempo atrás, e por muito tempo fez uso constante dela, sem ao menos mostrar desgaste das peças. A marca Britânia, pelo que andei pesquisando, teve uma queda vertiginosa de qualidade com o passar do tempo. Portanto, se puder, troque-a, bote a boca no trombone, reclame mesmo, entre com ação no Procon, pois elementos pra provar que ela é ruim você terá de sobra... Abraços e boa sorte!!!

Nubia disse...

Várias amigas têm a Britânia e gostam muito, mas deve ser porque elas têm a máquina faz algum tempo. Eu gostei muito da máquina da Philco. É eficiente e um pouco mais leve e compacta que os modelos da Britânia, Mondial e Cadence. Conheço duas pessoas que têm máquinas da Arno e gostam bastante.

Maurício Rodrigues disse...

É verdade, tenho uma miaga que tem uma Britânia mais antiga, um modelo que nem vende mais e nunca deu problema, parece que as mais recentes é que são inferiores.

Anônimo disse...

Oi pessoal, até já escrevi isso na página do face, mas resolvi escrever aqui também. Eu comprei uma Britania há mais ou menos 2 meses e estou muito satisfeita. Não tive nenhuma problema... Faço meus pães, estou aprendendo a melhorar e se, alguma vez deu errado, não foi por culpa da máquina, mas pela minha inexperiência em lidar com ela. De repente pode ter sio sorte com o aparelho, sei lá-rsrs.
Abs. Sara.

Julio Cesar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tatiane barros disse...

Olá Mauricio, acabei de descobrir o seu blog e fiquei encantada, adoro fazer pães e já tenha a maquina a uns 2 anos (meu modelo é a da Britânia Prime 2), adoro inventar e inovar nas receitas. Você deu dicas de farinha eu moro no interior de Minas e aqui uma farinha que gosto bastante pois ela é bem enxuta é a SN.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Tatiane, seja bem-vinda! Abraços!

Anônimo disse...

Maurício, que bom que te achei. Estou para comprar uma máquina e gostaria de saber qual vc recomenda. A minha antiga era Westbend, mas cansou de trabalhar.
Grata, Márcia

Maurício Rodrigues disse...

Oi Márcia, eu tenho uma da Cadence e uma da Mondial, adoro as duas!

Sarah Moya disse...

Olá Maurício. Acabei de conhecer seu blog e adorei!
Tenho a máquina britania que nao possui a opção Integral. Você sabe qual opção posso usar para fazer pães deste tipo?
Outra coisa, eu perdi o copo de medida, você sabe o que posso usar em substituição?
Obrigada.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Sarah, obrigado, seha bem-vinda! Use o ciclo normal/básico ou doce então. A medida é de 240ml.

Anônimo disse...

Olá, Maurício! Tudo bem?
Por favor, eu gostaria que você me ajudasse. Vamos lá.
Fiquei de dar de presente, para um casal amigo, uma máquina de pão. Pois é.
Eu gostaria que você me dissesse qual a melhor marca, pode ser?
Abs
Glória

Maurício Rodrigues disse...

Oi Glória, eu tenho duas, uam da Cadence e outra da Mondial, adoro as duas.

Anônimo disse...

Obrigada, Maurício!

Maria Iara Gonçalves Silva disse...

Olá Maurício!

Tenho uma máquina Cadence, e coloco no ciclo CLARO e meu pão ainda fica escuro no fundo principalmente, como vc tem uma desta marca é assim mesmo ou tem algo errado? Abraço, Iara

Maurício Rodrigues disse...

A minha não fica Maria, nas dicas básicas falo o que pode ser e como resolver, dê uma olhada, abraços!

Anônimo disse...

No pacotinho do fermento biologico seco vem escrito q depois de aberto nao se pode guardar mais a quantidade q restou,so q vem 10 g e nao uso tudo na receita, o que faço para nao precisar jogar fora e nao perder as propriedades do fermento??

Anônimo disse...

Boa tarde. Tenho uma panificadora Philco e já fiz tudo o que vc sugeriu, comprei todas as marcas de farinha e fermento, inclusive tentei o fermento em tabuletas, mas NUNCA fiz um pão que prestasse!
Eles não crescem!
Vc tem alguma sugestão?
Obrigada
Patty

Anônimo disse...

Poxa, comprei pro meu irmao a maquina da Philco tambem e parece que ele esta tendo o mesmo problema, o pao nao cresce. O que sera?

Maurício Rodrigues disse...

Feche bem o pacotinho e congele, nas dicas básicas eu até aconselho sobre o fermento, veja lá.

Maurício Rodrigues disse...

Geralmente quando o pão não cresce não é a máquina, mas faça assim, acompanhe olhando pelo visor, o preparo de 1 pão do começo ao fim para ver se identifica algo anormal, caso não encontre nada de errado e a massa fique certinha e tudo mais como explico nas dicas básicas 1 e 2 entre em contato com a assistência.

Anônimo disse...

Olá, existe algo que eu possa acrescentar no pão para que ele dure mais tempo depois de feito?
Outra pergunta, onde é melhor guardar o pão ensacado, na geladeira ou numa portinha do armário da coxinha? Obrigada

Maurício Rodrigues disse...

Sim, existe, mas são químicos e conservantes, não aconselho, um pão básico guardado em saquinho fechado dura uma semana facilmente. Guarde apenas em um saquinho, tire bem o ar, pode colocar dentro de um pote mesmo. Na geladeira ficará seco e duro.

Maurício Rodrigues disse...

...pode passar papel filme em todo o pão também se quiser, aqueles de rolo de pvc, conserva ainda mais.

Anônimo disse...

Guardar um pão já fatiado ou guardá-lo inteiro (e fatiar conforme a demanda). Qual é melhor? Interfere na durabilidade e na textura?
Obrigada

Maurício Rodrigues disse...

Eu partilarmente prefiro guardar ineteiro, mas vai de gosto.

Anônimo disse...

to aprendendo a usar a maquina Arno, e tenho melhorado bastante! mas eu acho que o certo è misturar o fermento com a farinha antes de colocar na cesta, o que você acha? e nas receitas de bolo, quando que usa o bicarbonato? pode ser acrescentado ao fermento químico? qual a diferença?

Maurício Rodrigues disse...

Não, isso é indiferente, pois o fermento irá se misturar e agir de qualquer forma. Bicarbonato só use quando a receita de bolo pedir se não seu bolo pode não dar certo. O bicarbonato dá uma leveza a mais em receitas que necessitam mas pode estragar sua receita se usar sem necessidade.

Simone disse...

Maurício, sei que vc não é técnico de MFP kkk, mas gostaria de uma luz, sua ou de alguém q tenha a Arno Uno. Ontem, não sei se apertei o botão errado acabando por apertar o timer sem querer. A maq não funcionou, cancelei, saí apertando a botãozada e nada. Tirei da tomada, apertei, desapertei e nada, mas ouvia um barulhinho no fundo. Será que o botão travou? Vc já ouviu essa maluquice? Luz pfv. grata
Hj peguei as contatos das assistências, mas está difícil contato de uma que tenha experiência nessa em conserto dessa MFP. Arno Uno nunca mais.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Simone, as minhas são Cadence e Mondial, mas já recebi várias reclamações dos modelos da Arno, pode ser que só tenha travado e ficou na memória, deixe desligada da tomada 24 horas e veja novamente, senão leve na assistência. Abraços e boa sorte!

Simone disse...

Ainda assim, vc percebe diferença ou tem preferência entre Cadence e Mondial? abço e grata

Maurício Rodrigues disse...

Não, nada.

Herbene disse...

Estou muito triste com minha maquina de pão, que era o sucesso daqui de casa, de repente começou a fazer pão "tijolão", não mudei nada , sempre respeitei medidas e procedimentos. Para resolver, tentei até mudar a farinha e o fermento mas o resultado é o mesmo, de lindos pães, agora faço pedaços de concreto!

Nadiane Bessa disse...

Isso tb acontece comigo Herbene desde o primeiro pao e nao sei exatamente o que acontece..fica lindo, mas no outro dia muito duro :(

Maurício Rodrigues disse...

Herbene, pode ser problema na sua máquina ou algum ingrediente que está velho, como o fermento, tente mudar o fermento e acompanhar o preparo de ao menos um pão do início ao fim para ver se tem algo errado!

Maurício Rodrigues disse...

Nadiane, seu caso é outro, é armazenamento, pois se no dia que faz está bom e depois só fica duro é fácil de resolver, leia as dicas básicas 1 e 2 alí no topo do blog. Abraços!

Anônimo disse...

Seguindo as dicas do Mauricio fiz algumas adaptações que deram muito certo,, consegui comprar um deposito plastico quase do mesmo tamanho da forma de maquina, quando o pão fica pronto retiro da maquina enrolo num pano de prato e coloco no deposito, como o pão esta quente e
m pouco tempo o deposito fica molhada só enxugo deixo o pão lá mesmo, dura de quatro a cinco dias perfeito e com certeza não fica duro a menos q ele já tenha saído da maquina duro rsrsr brincadeira, espero que essa dica ajude pq pão duro ninguém merece. Adria

Sandra Baraldo disse...

Maurício, SOCORRO!!!!

Tenho uma máquina de pão há vários anos, e já faz uns 2 anos (no mínimo) q não usava. Acontece q hoje resolvi fazer pão. Coloquei todos os ingredientes e a máquina começou a funcionar- misturar a massa, normalmente. Depois, começou a fazer um barulho estranho. Fui olhar e a élice não estava mais girando. Mexi, remexi, tirei a élice e nada. O q eu faço?????
Obrigada.

Paula disse...

Sandra, isso tb aconteceu comigo. Coloquei os ingredientes para ter pão quentinho de manhã... mas o q tive foi uma massaroca com cheiro de pão... Qual a sua máquina??

Gisele disse...

Provavelmente a correia arrebrntou aconteceu com a minha, só mandar trocar. No mercado livre tem a correia e no YouTube tem um vídeo mostrando como trocar.

Sandra Baraldo disse...

Ola meninas. A marca da minha é Britânia, qual a de vcs?? Eu nunca tive problemas com ela, Estou pensando em levá-la na assistencia tecnica amanhã. Se for a correia, é fácil trocá-la?? Vou dar uma olhadinha no vídeo. E por fazer anos q não uso, pode ser a correia sim, deve ter ressecado.
Como disse, faz anos q não uso. Vcs fazem pão sempre?? Tem alguma receita fácil e gostosa para indicar?? Obrigada.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Adria, Obrigado!

Maurício Rodrigues disse...

Sandra, Gisele e Paula, Britânia é muito ruim, 90% das reclamações do pessoas e comentários aqui e no face que deram problemas é da Britânia, sei que tem gente que tem e não teve nenhum problema, claro, mas só estou passando os fatos para vcs. Quanto ao defeito, tem que levar na assistência, é melhor, se for a correia é barato. Mas não indico nem Britânia nem Arno, Abraços à todos e boa sorte!

Anônimo disse...

bom dia mauricio amo suas rceitas todas que fiz ate agora deram certo queria saber como usar o timer so co isto que estou tendo problema daria para vc postar eou me responder mai s uma vez obrigada um bom dia

Maurício Rodrigues disse...

Olá, obrigado! Você leu este post onde comentou? Nele explico rs

emerson pescador disse...

Querida, já fiz algumas receitas e deu certo, porem hoje resolvi fazer o pao rapido e a massa transbordou pra fora da forma e começou sair fumaça e cheirar queimado o que faço agora? socorroooooooooooooo..........

Maurício Rodrigues disse...

Emerson, vc deve ter colocado muito fermento, e está calor rs... a fumaça e cheiro de queimado é porque deve ter pingado na resistência, depois para, é só limpar. Abraços!

Monica Pilon disse...

Ola Maurício, quero comprar uma maq de pão. ...acabei encontrando seu blog, por sinal muito bom. Parabéns. Ainda não sei qual marca comprar, procure por um link mais especifivo mas nã o encontrei....porem aqui vc cita varias vezes que a Arno e a Britania não sao boas......tem mais alguma sugestão para fechar minha compra? Obrigada

Maurício Rodrigues disse...

Oi Monica, não gosto muito de indicar, o que lhe digo é que tenho uma da Cadence e uma da Mondial e ambas são ótimas, nunca tive problemas, fora isso é o que vc mesma disse, Britânia e Arno não são boas, dão muito problema, abraços!

Anônimo disse...

obrigada maurcio agora ja entendi a respeito do timer obrigada outra coisa vc fala que nao indicaa dona benta queria saber a respeito da dona benta reserva especial purissima se e boa vc indica mais uma vez obrigada suas receitas sao otimas sem contar da air fryer que sao otimas obgd aguardo resposta

solange disse...

parabens pel seu blog e sua atençao

Maurício Rodrigues disse...

Eu nunca usei a donna benta reserva especial, mas deve ser boa rs

Maurício Rodrigues disse...

Obrigado Solange, precisando é só falar.

Anônimo disse...

Eu ganhei e amei a maquina na primeira vez não deu certo porque não coloquei a passinho que bate dentro da forma mas lo vi que tinha alguma coisa errada má depois fiz o pao muito gostoso as vezes acrescento um pouco de farinha quando está batendo para soltar das laterais bem pouco tem uma dúvida como aumentar o tempo pára 10 horas a frente tenho medo de fazer e estraga o pão obrigado. Bjs

solange disse...

mauricio queria e parabenizar pelo seu blog e suas receitas maravilhosas fiz o pao do m dourado rsrs e ficou maravilhoso parabens obrigada pela sua paciencia em responder todas nossas perguntas continue nos ajudando e postando novas receitas obgd fica com deus

karina cavalcante disse...

Moro no interior da bahia e só acho farinha de trigo dona benta ou boa sorte (essa vc só consegue fazer um bom pão se tiver sorte)... o que fazer? optar por 100% de farinha integral, uma vez que temos todas essas marcas aqui?
concordo 100% com a questão do fermento.
Parabéns pelo texto.
Karina

Maurício Rodrigues disse...

Olá, aqui mesmo explico como utilizar o timer e programar a máquina. Abraços!

Maurício Rodrigues disse...

Obrigado Solange, abraços!

Maurício Rodrigues disse...

Oi Karina, então tente melhorar a farinha com melhoradores ou como ensino aqui nas dicas básicas 1 e 2. Substituir por farinha integral não é assim querida, se vc pedras ao invés de pães rs... Abraços!

Rosane disse...

Olá Maurício,
Tenho minha máquina de pão da Arno a La Baguete já há alguns anos e usei pouco, pois os sucessos foram mínimos. Seu blog me motivou a tentar novamente!
Agradecida!!!!

Maurício Rodrigues disse...

Seja bem-vinda Rosane, abraços!

Anônimo disse...

Boa tarde Mauricio, td bem com vc? eu gostaria de saber como faço pra amassar o pao na maquina e assar no forno, na verdade preciso saber se depois que a maquina terminar de assar, eu modelo o pão e espero crescer? essa eh minha duvida espero ou não crescer?
obrigada

Maurício Rodrigues disse...

Leia nas dicas básicas 2 que lá eu explico!

Bett Farias disse...

Olá Mauricio achei seu blog sem querer no google procurando por dicas sobre maquinas de fazer pão...to vendo muita gente reclamando ai da Britania...eu comprei uma britania Multipane Touch e a maquina é perfeita...só o primeiro pão que não ficou esteticamente bonito por q eu errei a quantidade de fermento e ele cresceu demais e grudou na tampa de resto uma deliciaaaaaaaaaaaaa e o seu blog me ajudou muito valeu mesmo!

Maurício Rodrigues disse...

Oi Bett, seja bem-vinda! Abraços!

Raul disse...

Que pena que eu só achei este teu blog depois que arrisquei fazer o meu primeiro pão, urrgg. Eu não tinha leite em pó em casa e estava com preguiça de sair para comprar e todas as receitas do livrinho da máquina precisava do leite em pó, conclusão, fui pra net garimpar umas receitas sem leite em pó e acho que não me dei bem, a começar pela massa que depois de bater um pouco começou a virar um grude dentro da cuba e dá-lhe farinha até virar uma bola como estava escrito no site. A massa depois de sovada ficou crescendo, crescENDO, CRESCENDO, grudou tudo no vidro, olhei e pensei: - vai explodir !. Não explodiu, ao invés disso a massa derramou na resistência e a cozinha ficou com um cheiro horrível de queimado, mais de 2 horas de apreensão e enfim apitou, finalmente a "coisa" ficou pronta, parecia uma travessa de sopa com o meio do "pão" todo afundado. Resumindo, uma massa pesada, de aspecto meio crua, nem doce nem salgada, uma DROGA !!! Mas sou brasileiro e não desisto nunca e agora que achei o seu blog com todas as dicas fundamentais eu vou levantar a cabeça, limpar toda a bagunça da cozinha e amanhã farei o meu primeiro "pão básico" sem a farinha Dona Benta!!! rs
Valew Mauricio, obrigado e desculpe pelo comentário tão longo.

Maurício Rodrigues disse...

Kkkkkk morri de rir aqui Raul, mas é isso mesmo, bola pra frente e bons pães pra vc! Seja bem-vindo sempre aqui viu, abraços ;)

Flávia disse...

Na falta do fermento Fleischmann, meu pão continua crescendo e afundando. Quando vc diz" diminua a quantidade de fermento" seria diminiuir quanto? A que temperatura vc acha que está quente e teríamos que diminuir o fermento? Obrigada.

Maurício Rodrigues disse...

Flávia, não necessariamente é o fermento, nas dicas básicas eu falo sobre as possíveis causas e como resolver. Abraços!

Flávia disse...

Mas no meu caso, o único ingrediente diferente que estou colocando no pão é o fermento. A farinha e os outros ingredientes são os mesmos. Os meus primeiros pães ficavam perfeitos, agora todos estão afundando. Gostaria que vc respondesse a minha pergunta anterior. OBS.: já li e reli as dicas básicas um monte de vezes.

Maurício Rodrigues disse...

Assim, se vc faz uma receita que levar 2 colheres de chá de fermento e está transbordando, reduza para 1 e 1/2, se ainda for muito para 1. Nas dicas eu falo sobre coisas que ajudam a evitar isso, por isso te falei, nas dicas 2. Abraços!

Flávia disse...

Meus pães não chegam a transbordar, mas crescem e afundam no meio. As suas dicas (1 e 2) sem dúvida são muito boas mas o seu "feeling" conta muito mais, Maurício. Hoje diminuí 1/2 col chá de fermento para o pão integral e ficou ótimo. Obrigada. :)

Maurício Rodrigues disse...

Mas é assim mesmo Flávia, vc vai pegando o jeito. Abraços!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...