Pão Sueco

(Ciclo Amassar)

1 lata de cerveja clara em temperatura ambiente
1 xícara de trigo para kibe (fino)
1 xícara de farinha de centeio (ou integral)
1 xícara de linhaça (1/2 xícara sementes inteiras e ½ xícara triturada ou em pó)
1 xícara de gergelim
1 xícara de aveia em flocos
1 xícara de farelo de arroz, se não tiver dobre a quantidade de aveia
1 colher de sopa rasa de sal
½ xícara de óleo (ou azeite ou manteiga derretida)
½ xícara de suco de limão
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
Entre 3 e 4 xícaras de farinha de trigo ou semolina de trigo.

Pelo menos 2 horas antes de começar a fazer o pão, coloque o trigo para kibe num recipiente junto com a cerveja e deixe hidratar. Junte com os demais ingredientes líquidos (óleo, suco de limão) na forma da máquina, adicione em seguida o sal, bicarbonato, em seguida a linhaça, o gergelim, a aveia, o farelo de arroz, o centeio e programe o ciclo amassar. Aos poucos (1 xícara por vez!) vá colocando a farinha de trigo ou semolina, até que dê o ponto em que não grude mais na forma da máquina e nos dedos, faça o teste, e possa ser esticado com rolo na bancada polvilhada com farinha de trigo. O segredo é abrir a massa numa espessura bem fininha, se quiser numa espessura maior também pode. Polvilhe sempre farinha. (Por esta razão pode ser que use as 4 xícaras de farinha, e na massa propriamente dita apenas umas 2 a 3). Corte em tiras com 3,5cm de largura por uns 10cm de comprimento mais ou menos, coloque numa assadeira, não precisa ser untada, leve para assar em forno bem quente, se quiser vire na metade do tempo, assim que assar deixe esfriar bem e gurde em potes ou em sacos plasticos bem fechados.

Dicas:
- Use uma espátula para poder tirar a massa da bancada.
- Abra entre dois plásticos.
- Pode-se acrescentar especiarias ou ervas de seu gosto na massa.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

2 comentários:

  1. Ola, Eu sou ariela, dona do blog RECEITAS DA VOVO.. acabei de te add na minha lista de blogueiros..
    gostei do seu blog e vou passar aqui sempre..

    grta!!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!