Pão Italiano Especial

(Ciclo Amassar/Assar)

Tamanho: 900gr

3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 e 1/2 colher de chá de sal
1 e 1/8 xícaras de água morna
1 e 1/2 colheres de azeite
1 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco granulado

Para polvilhar:
1 gema de ovo
1 colher de sopa de água fria
1 colher de sopa de sementes de gergelim
1 colher de sopa de fubá de milho fininho
1/2 colher de sopa de farinha de trigo

Junte todos os ingredientes da massa na forma da máquina e programe o ciclo Amassar/Massa, ao fim do ciclo pincele água fria sobre a massa e deixe crescer, após uma hora aproximadamente o pão estará crescido, pincele com a gema, levemente batida e polvilhe por cima com o fubá de milho, a farinah de trigo e o gergelim, programe o ciclo assar.

Dicas: Se quiser um resultado mais parecido com os pães que compramos em mercados e padarias faça o mesmo processo, porém ao invés de assar na máquina, retire a massa da forma da máquina antes do crescimento e coloque em uma assadeira, pincele com a água e deixe crescer, depois pincele a gema e polvilhe com o fubá e a farinha, quando levar o pão para assar coloque no fundo do forno uma forma ou vasilha de metal com agua quente dentro, posicione-a abaixo da forma onde estará o pão, assim o pão ficará mais macio e terá um aspecto mais rústico.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tcham tcham tcham, mais um que deu certo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maurício, gostaria de saber por que não adquirir uma britania,
    Tenho uma prime e é otima!! A receita que postou é muito boa sei que fazendo ela na
    Minha panificadora ia ficar maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  4. Ana isso fica à gosto de cada um, quando me perguntam dou minha opinião baseada em minhas experiências e dos próprios leitores e 90% das vezes que alguém fala que a sua máquina de pão parou ou deu problemas é da Britânia, e quando ocorre qualquer coisinha como quebra da correia não tem conserto na assistência acredita. a da Arno poucos acertam nos pães. Agora infelizmente a qualidade das MFPs não são mais como antigamente, estão fazendo cada vez mais fracas, e as importadas além de não valerem a pena, perdem a garantia, vem em outro idioma e adequada às receitas de cada país e mesmo assim não tem qualidade melhor. Nem recomendo uma marca específica, só falo que tenho uma Mondial e uma Cadence e com elas nunca tive problema.

    ResponderExcluir
  5. Meu primeiro pão e deu certo (com Fermix)!

    ResponderExcluir
  6. Oi Maurício, td bem? Vc tem alguma receita de geleia de maracujá que dê para fazer na máquina de pão? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Não me recordo, já pesquisou aqui no blog :) ?

    ResponderExcluir
  8. Maurício, ele fica crocante? Quero rechear com molho Gorgonzola.

    ResponderExcluir
  9. Fica sim. Molho? Molho acho que não, vai vazar e deixar a massa molhada.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!