Pão de Alfarroba - Carobs Bread

(Ciclo Básico)

Tamanho: 900gr
370ml de água
4 colheres de sopa de açucar
1 colher de chá de sal fino
400gr de farinha de trigo
200gr de farinha de alfarroba
2 colheres de fermento biológico granulado seco

Tamanho: 600gr
200ml de água
2 colheres de sopa de açucar
1 colher de chá de sal fino
250gr de farinha de trigo
100gr de farinha de alfarroba
2 colheres de fermento biológico granulado seco

Coloque os ingredientes na forma da máquina e programe o ciclo.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

9 comentários:

  1. Experimente uma fatia com requeijão por cima que fica uma delícia...foi a primeira receita que postei no meu blogue.

    Parabéns pelo seu é super completo. Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  2. Olá, antes de nada parabéns pelo blog, gostei muito. Só uma questão, fiz ontem o pão de Alfarroba mas surgiu uma dúvida, quando diz duas colheres de fermento, eu usei o granulado, são colheres de que? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ola. Estou a h ostar d o seu blog que conheci hoje. Na receita nao diz o ciclo da maquina recomendado para o pao de alfarroba. Tendo em conta que nao sao farinhas preparadas para máquinas de fazer pao qual ciclo recomenda? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Diz sim, é a primeira informação em todas as receitas aqui no blog, olhe alí. Não entendi essa última parte... não existe nenhuma farinha que não possa ser utilizada ou restrição para maquina de pão nesse sentido.

      Excluir
    2. Ola Mauricio.
      Pois eu sempre pensei que para fazer pao ou bolos na maquina de fazer pão tinha que ser com farinhas preparadas para o efeito.

      Mas acho que ja entendi que podemos usar qualquer tipo de farinha.
      Mas hoje trago outra questão. Eu fiz hoje a sua receita de pão de alfarroba. As coisas não correram bem. Tenho uma maquina de pão Clatronic.
      No inicio , quando coloquei os ingredientes vi que a maquina não batia a massa como e costume. Ficavam os ingredientes numa papa seca de um dos lados da cuba e a pa ia girando sem alcançar massa nenhuma. Resolvi colocar mais 100ml de agua. Estav a fazer a receita para 600gr. Ficou mais mole mas nunca consegui que a pa fizesse a massa. O unico ingrediente diferente que utilizei foi farinha de soja em vez da de trigo pois preciso fazer pão sem glutem. Nunca consegui que fizesse a massa. Dei um jeito com uma colher e deixei assar 3 horas para ver o que acontecia. Bem. Não ficou nada que se aproveitasse. Fiquei na duvida. Se teria que amassar primeiro e depois colocar na cuba. Desculpe os detalhes mas achei que era melhor explicar o´que fiz. Pode ajudar? Grata. Como ṕosso comprar ośeu ebook?

      Excluir
    3. Vc pode fazer pão com qualquer farinha, mas a receita tem que ser desenvolvida com ela, não vai funcionar nunca trocar um tipo de farinha por outra, não é assim, cada farinha tem suas características, se vc muda 1 ingredientes em uma receita muda tudo, ainda mais uma farinha que não é um cereal, fica ainda mais complexo e será praticamente impossível usar como principal, sempre terá que ser uma parcela apenas, um incremento. Se vc quer receitas sem glúten faças as receitas dessa categoria aqui mesmo no blog, veja alí no menu, já são elaboradas pensando nisso. Os meus livros de receitas para a maquina de pão não tem versão ebook, apenas livro papel, clique no banner no topo do blog ou no menu em LIVROS que tem os links para adquirir. Abraços.

      Excluir
    4. Ola Mauricio. Grata pela explicação clara. É que quero fazer pao de alfarroba e também pao com farinha de soja.e bolo rei sem gluten.
      De farrinha de arroz tambem me agrada a ideia. Fui ver nas receitas sem gluten. Mas como fazer pao de alfarroba sem gluten? Nao encontrei ainda uma receita dessas. Tem alguma sugestão? Sobre o livro. Estou em Portugal.Por isso era melhor em digital.
      O meu foco sao receitas de pao sem gluten. Ja fui ver
      as suas receitas.. ajudam a comecar certamente. Muito grata. Um abraço também.

      Excluir
    5. Entendi, mas entenda que não é assim, não basta subtituir, a receita tem que ser elaborada do zero, e não quer dizer que seja possível. Aliás pão só com farinha de soja ou com ela como principal será horrível e nem parecerá um pão, nem cereal é como falei, não é porque está em pó que é como uma farinha comum. Você nunca conseguirá fazer um pão ou bolo sem gluten igual à um tradicional, o glúten é a alma do pão, vc vai conseguir algumas coisas que pode até chamar de pão, mas pão não será. Que pena, então só se vc pedir para alguém te enviar aí. Abraços.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!