Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Panetone Salgado

*Esta receita deve ser preparada em máquinas de maior capacidade, de 1,2kg, ou pode ser amassada em uma máquina menor, porém assada em forno convencional.
**Se assado em forno, rende 5 panetones de 400g aproximadamente.

(Ciclo Básico / Normal ou Sanduíche)

2 xícaras de leite morno
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de manteiga ou margarina
1/4 de xícara de óleo ou azeite
1 colher de chá de sal
2 ovos
1 gema
6 xícaras de farinha de trigo
50 gramas de fermento biológico fresco ou 25 do seco

Recheio (Corte em cubos e frite rapidamente, sem óleo):

2 linguiças tipo calabresa defumadas sem a pele
1 linguiça paio
1 pedaço pequeno de bacon sem pele
1/2 cebola ralada
1 dente de alho

Massa: Acrescente todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos e finalizando com os secos e o fermento por ultimo. Após o BIP ou quando a massa já estiver homogênea, acrescente o recheio. A massa fica um pouco mole e grudenta, mas aos poucos vai soltando do fundo da forma e tomando forma, é normal.
Quando a massa já estiver crescida pincele com a gema e se desejar salpique queijo parmesão ou provolone ralado grosso por cima. Se for assar no forno a temperatura deve ser média/baixa, uns 160 à 170º, para que não fique crú no centro.

Dicas:
- Se desejar preparar a receita completa e sua máquina for de até 1kg você pode reduzir as quantidades pela metade que dará certo.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

10 comentários:

  1. muito boa as receitas mas gostaria de pedir um favor, se alguem tiver o livro de receita da maquina de pão home leader por favor mandem pra mim por email ficaria muito grata agradeço desde ja ,meu email é Kris-80@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maurício, comecei a seguir o twitter do blog depois que preparei a receita de pão de cebola e ficou DIVINO!
    Agora quero me aventurar no panetone salgado, mas gostaria de assá-lo em forma própria para panetone, então pintou a dúvida:

    posso usar o ciclo massa? em caso positivo, retiro da máquina, coloco na forma e deixo crescer ou levo direto ao forno?

    se puder me dar esse help, agradeço...os ingredientes estão aguardando sua resposta ;)

    abraço e obrigada por compartilhar essas maravilhas!

    Val

    ResponderExcluir
  3. Olá Valéria, que bom que está gostando do blog, o pão de cebola que falou realmente é divino. Sobre o panetone, se deseja assá-lo no forno basta seguir a receita porém programar o ciclo Amassar ou Massa, depois do ciclo finalizado retire da forma da máquina e coloque na forma que deseja, ou em várias formas menores, pois essa receita rende bastante, só dá para assar direto na máquina se for de dois batedores. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Maurício!

    Vou seguir a dica de reduzir a massa pela metade, seguir o procedimento que você mencionou e rezar para dar certo. Depois conto o resultado [talvez faça hoje ou amanhã].

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Maurício, deu certo, mesmo com tudo para dar errado [já explico].

    Fiz meia receita e rendeu 2 panetones de 500gr e 2 daqueles mini panetones.

    Tive que fazer uma alteração: gordura hidrogenada por óleo composto, sabor alho e cebola [mesma medida da gordura, no caso, como fiz metade, coloquei 50ml]. Na hora do preparo é que reparei nesse ingrediente, aí resolvi arriscar e deu certo. Também adicionei à massa uma colherinha de café de alho triturado...faço isso em massa de pizza e achei que no panetone salgado cairia bem. De resto, segui o passo-a-passo direitinho.

    Outro detalhe que poderia por tudo a perder: assei no forno, como era o previsto e eis que....acabou o gás antes de estarem assados! :/
    Foi aquela correria e mil promessas, mas deu tudo certo, cresceram bonitinhos e ficaram saborosos. Receita aprovadíssima!

    Só sugiro a quem for assar no forno, adicionar o recheio após retirar a massa da máquina, senão ele dá uma esfareladinha [usei presunto e provolone em cubinhos, azeitonas fatiadas, cebola desidratada, salsa e um pouco de ervas finas], gosto mais quando fica meio 'pedaçudo' :)

    Desculpe o texto longo, me empolguei com o resultado da receita. Obrigadão!

    ResponderExcluir
  6. Uau \0/...rs. Desculpe, mas ri muito aqui pela história toda, tem dias que as coisas conspiram para dar errado, mas pelo jeito esta receita é melhor do que eu pensava rs, nem lembrava que esta receita rendia tanto, mas fico bem feliz que deu tudo certo, e as adaptações do recheio que fez são ótimas, aprovei, deve ter ficado delicioso mesmo. Abraços! PS: Imagina texto longo, pode comentar por aqui sempre que quiser e quanto quiser!

    ResponderExcluir
  7. Maurício: acabei de comprar minha máquina de pão e empolguei na padaria doméstica...
    Achei seu blog e como adoro pão de cebola resolvi experimentar e ficou maravilhoso, cresceu bem, cheirou muito e super macio!!!! Só que no lugar do sal coloquei um tablete de caldo de galinha esfarelado.
    Vou ficar como anonimo pois não fiz login...´/erika

    ResponderExcluir
  8. ADQUIRI UMA MAQUINA DA CADENC HA TRES SEMANAS E AO FAZER UMA RECEITA DE PANETONE DO LIVRINHO AS GOTAS DE CHOCOLATE TORNARAM O PAO MAIS ESCURINHO DEIXANDO UM ASPECTO ESTRANHO....EU QUERIA SABER COMO USAR A MISTURA DA MIX POIS ADORA PANETONE E UTILIZAVA A MISTURA DA MIX OU O PAMIX MAIS NA MAQUINA NAO SEI USAR A QUANTIDADE CERTA ME AJUDE POR FAVOR.....

    ResponderExcluir
  9. Olá ANONIMO, vc deve verificar se as gotas que usou são apropriadas para este tipo de receita, na embalagem vem falando, e quanto ao MIX para panetone na embalagem também vem falando a quantidade em kl de massa que rende e daí é só vc calcular de acordo com a quantidade de farinha da receita.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: